Filip Calixto   |   28/04/2022 11:26
Atualizada em 28/04/2022 11:55

Los Cabos tem alta de 13% no fluxo turístico no primeiro trimestre

Nos três primeiros meses do ano, Los Cabos recebeu mais de 800 mil viajantes


Divulgação
Los Cabos recebeu pouco mais de 800 mil viajantes durante os três primeiros meses do ano
Los Cabos recebeu pouco mais de 800 mil viajantes durante os três primeiros meses do ano
Dados do Comitê de Turismo de Los Cabos mostram que o destino começou 2022 com recorde na movimentação turística. O fechamento do primeiro trimestre mostra alta de 13% no fluxo de viajantes se movimentando pela região, sejam eles domésticos ou internacionais. O índice é resultado da comparação dos primeiros três meses na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. O crescimento que já chegou a dois dígitos representa a chegada de mais de 800 mil visitantes nos meses analisados.

Os bons resultados do ano presente são sequência do que já demonstrava a temporada 2021, quando Los Cabos deu as boas-vindas a aproximadamente 2,8 milhões de viajantes, alcançando total recuperação de sua atividade turística.

Voltando para o presente ano, o Comitê lembra que março puxou para cima a média do trimestre com índices não vistos antes. No terceiro mês do ano foram cerca de 325 mil chegadas de turistas, o que representa incremento de 18% em comparação com o mesmo mês em 2019.

O modelo de negócios de Los Cabos, conforme avalia o Comitê, que combina financiamento público e privado, permitiu que o destino focasse na implementação de medidas de segurança em todo o estado, melhorasse os protocolos de saúde e segurança e fortalecesse sua estratégia de comunicação e marketing para manter os visitantes, consumidores, parceiros e a comunidade local informados durante toda a fase de recuperação do destino. "Essa abordagem estratégica levou a aumento significativo na
demanda, especialmente de viajantes com alto poder aquisitivo, o que consolidou a posição de Los Cabos como o principal destino de viagem de luxo do México", afirma o escritório de Turismo, em nota.

Esses números foram divulgados hoje (28) numa apresentação realizada pela representação do destino no Brasil, a DGX Internacional Travel, dirigida por Diana Pomar. A executiva detalhou os números e cravou que eles refletem a consolidação da retomada do Turismo na região.

PANROTAS / Filip Calixto
Diana Pomar, diretora executiva da DGX International Travel
Diana Pomar, diretora executiva da DGX International Travel
PRINCIPAIS MERCADOS

Os números expressivos mostrados no relatório são quase que totalmente atrelados ao mercado dos Estados Unidos. Os estadunidenses são 98% de todos os turistas estrangeiros que visitaram Los Cabos em 2021, o que confirma o mesmo desenho de mercado emissor que havia antes da pandemia.

A outra fatia de turistas estrangeiros, que representa 2%, tem representantes de países da Europa e da própria América Central, além do Brasil que, segundo o Comitê, tem muito campo a ser explorado ainda e é hoje o quinto maior emissor de viajantes.

PRIMAVERA
O Comitê de Turismo de Los Cabos prevê que as reservas para o destino permanecerão fortes durante a temporada de primavera, com um aumento esperado de 11% nas reservas para o mês de abril de 2022, 22% em maio, e 10% em junho.

Outros dados adicionais e atualizações que refletem o bom momento do destino. São eles:

- Ocupação hoteleira média de 70% no primeiro trimestre de 2022, com uma diária média e US$ 455, a mais alta do Mexico.

- Aumento de 5,4% no número de visitantes dos Estados Unidos em 2021 em relação a 2019.

- Projeção de 31,6% de aumento no número de assentos para Los Cabos desde os Estados Unidos nos próximos seis meses em comparação a 2019.

- Crescimento de quase 80% na chegada de visitantes internacionais através da aviação privada em 2021 em comparação a 2019.

BRASIL
O destino mexicano trabalha agora para aumentar também o contingente de brasileiros atendidos. De acordo com Diana Pomar, da DGX, a meta estabelecida para 2022 é aumentar a presença de turistas vindos do Brasil em 35%, também levando em consideração o número alcançado em 2019.

PANROTAS / Filip Calixto
Diana Pomar e Gabriel López representam Los Cabos no Brasil
Diana Pomar e Gabriel López representam Los Cabos no Brasil
Para alcançar tal índice, a executiva informa que a ideia é apostar em quatro nichos: Turismo de luxo, Viagens românticas, MICE (meetings, incentive, congresses and events), e Comunidade LGBTQIA+.

Para chegar a cada um desses públicos, a representação busca parcerias com agências especializadas, apresentando as ofertas do destino, e ainda vai marcar presença em feiras e eventos do setor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados