Los Cabos tem alta de 13% no fluxo turístico no primeiro trimestre
Nos três primeiros meses do ano, Los Cabos recebeu mais de 800 mil viajantes
Dados do Comitê de Turismo de Los Cabos mostram que o destino começou 2022 com recorde na movimentação turística. O fechamento do primeiro trimestre mostra alta de 13% no fluxo de viajantes se movimentando pela região, sejam eles domésticos ou internacionais. O índice é resultado da comparação dos primeiros três meses na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. O crescimento que já chegou a dois dígitos representa a chegada de mais de 800 mil visitantes nos meses analisados.
Os bons resultados do ano presente são sequência do que já demonstrava a temporada 2021, quando Los Cabos deu as boas-vindas a aproximadamente 2,8 milhões de viajantes, alcançando total recuperação de sua atividade turística.
Voltando para o presente ano, o Comitê lembra que março puxou para cima a média do trimestre com índices não vistos antes. No terceiro mês do ano foram cerca de 325 mil chegadas de turistas, o que representa incremento de 18% em comparação com o mesmo mês em 2019.
O modelo de negócios de Los Cabos, conforme avalia o Comitê, que combina financiamento público e privado, permitiu que o destino focasse na implementação de medidas de segurança em todo o estado, melhorasse os protocolos de saúde e segurança e fortalecesse sua estratégia de comunicação e marketing para manter os visitantes, consumidores, parceiros e a comunidade local informados durante toda a fase de recuperação do destino. "Essa abordagem estratégica levou a aumento significativo na
demanda, especialmente de viajantes com alto poder aquisitivo, o que consolidou a posição de Los Cabos como o principal destino de viagem de luxo do México", afirma o escritório de Turismo, em nota.
Esses números foram divulgados hoje (28) numa apresentação realizada pela representação do destino no Brasil, a DGX Internacional Travel, dirigida por Diana Pomar. A executiva detalhou os números e cravou que eles refletem a consolidação da retomada do Turismo na região.
PRINCIPAIS MERCADOS
Os números expressivos mostrados no relatório são quase que totalmente atrelados ao mercado dos Estados Unidos. Os estadunidenses são 98% de todos os turistas estrangeiros que visitaram Los Cabos em 2021, o que confirma o mesmo desenho de mercado emissor que havia antes da pandemia.
A outra fatia de turistas estrangeiros, que representa 2%, tem representantes de países da Europa e da própria América Central, além do Brasil que, segundo o Comitê, tem muito campo a ser explorado ainda e é hoje o quinto maior emissor de viajantes.
PRIMAVERA
O Comitê de Turismo de Los Cabos prevê que as reservas para o destino permanecerão fortes durante a temporada de primavera, com um aumento esperado de 11% nas reservas para o mês de abril de 2022, 22% em maio, e 10% em junho.
Outros dados adicionais e atualizações que refletem o bom momento do destino. São eles:
- Ocupação hoteleira média de 70% no primeiro trimestre de 2022, com uma diária média e US$ 455, a mais alta do Mexico.
- Aumento de 5,4% no número de visitantes dos Estados Unidos em 2021 em relação a 2019.
- Projeção de 31,6% de aumento no número de assentos para Los Cabos desde os Estados Unidos nos próximos seis meses em comparação a 2019.
- Crescimento de quase 80% na chegada de visitantes internacionais através da aviação privada em 2021 em comparação a 2019.
BRASIL
O destino mexicano trabalha agora para aumentar também o contingente de brasileiros atendidos. De acordo com Diana Pomar, da DGX, a meta estabelecida para 2022 é aumentar a presença de turistas vindos do Brasil em 35%, também levando em consideração o número alcançado em 2019.
Para alcançar tal índice, a executiva informa que a ideia é apostar em quatro nichos: Turismo de luxo, Viagens românticas, MICE (meetings, incentive, congresses and events), e Comunidade LGBTQIA+.
Para chegar a cada um desses públicos, a representação busca parcerias com agências especializadas, apresentando as ofertas do destino, e ainda vai marcar presença em feiras e eventos do setor.