Turismo no Pantanal passa por repaginação para atrair turistas
Programa Pró Pantanal atua no trade para fortalecer negócios e atrair turistas brasileiros e estrangeiros
Por meio do Pró Pantanal, programa de apoio à recuperação econômica do bioma Pantanal, 12 empresas de Aquidauana, Miranda e Corumbá estão em projeto piloto para desenvolver ao máximo esses produtos turísticos para públicos do Brasil e do Exterior. Com capacitações divididas em seis encontros, esses negócios estão estruturando uma atuação conjunta para garantir ao visitante a possibilidade de conhecer os pantanais que existem nessa região do extremo oeste de Mato Grosso do Sul e em parte de Mato Grosso.
O Pró Pantanal foi formatado pelo Sebrae nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e está em execução desde julho de 2021 para fomentar e apoiar ações específicas na recuperação econômica de regiões do bioma afetadas pelos incêndios dos últimos dois anos.
O diretor de operações do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro, reforça que o programa busca gerar recuperação econômica e abrir novas janelas de oportunidades no setor turístico. “O Pró Pantanal tem um viés de cooperação econômica e nesse contexto, na vertente do Turismo, temos uma grande oportunidade. O Pantanal é único, não vai ter concorrência de outro país, por exemplo. É preciso usar esse bioma, de forma sustentável, para aproveitar todas essas oportunidades, de uma indústria que é limpa, que gera empregos e que pode reposicionar esse território que pertence em 2/3 a Mato Grosso do Sul”, aponta.
Joana Tatoni Pereira Coelho Murano, da Pousada Aguapé, reconhece que o Pró Pantanal, em execução pelo Sebrae-MS, está gerando a formação de novas ideias para o trade. “Começamos essa capacitação em dezembro de 2021 e vimos vários temas, desde mercado, sustentabilidade, promoção, marketing. São pessoas de fora olhando para o seu empreendimento, te fazendo entender ações, coisas para melhorar e experimentar, situações que, às vezes, você não enxerga. Isso faz você pensar em ideias novas, que ajudam financeiramente e na experiência do hóspede. É uma ebulição de ideias”, detalha a empresária.
Já Carmen Omizolo iniciou o empreendimento do Turismo no período que ocorreu os grandes incêndios e surgiu a pandemia. Com o Pantanal Experiência, na Fazenda Hi Fish, em Miranda, o Pró Pantanal auxiliou a otimizar os processos do negócio recém-criado para almejar um maior potencial. “O Sebrae, com o Pró-Pantanal, que tem a equipe que nos deu a consultoria, nos possibilitou melhorar, ajudar na parte técnica. A gente oferece a experiência da cultura pantaneira, a pessoa vai trabalhar na lida um dia inteiro, vai conhecer sobre o cavalo pantaneiro, que é algo nosso, faz uma trilha e depois tem a minicomitiva, que é algo da culinária local”, destaca sobre alguns dos produtos que foram formatados.
O projeto piloto no trade de Turismo pelo Pró Pantanal completou quatro encontros, de seis que serão realizados no total. Uma nova fase, com outros negócios já instalados no bioma, vão passar também pelo processo de capacitação para contribuir na recuperação econômica do setor.
O Pró Pantanal foi formatado pelo Sebrae nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e está em execução desde julho de 2021 para fomentar e apoiar ações específicas na recuperação econômica de regiões do bioma afetadas pelos incêndios dos últimos dois anos.
O diretor de operações do Sebrae-MS, Tito Estanqueiro, reforça que o programa busca gerar recuperação econômica e abrir novas janelas de oportunidades no setor turístico. “O Pró Pantanal tem um viés de cooperação econômica e nesse contexto, na vertente do Turismo, temos uma grande oportunidade. O Pantanal é único, não vai ter concorrência de outro país, por exemplo. É preciso usar esse bioma, de forma sustentável, para aproveitar todas essas oportunidades, de uma indústria que é limpa, que gera empregos e que pode reposicionar esse território que pertence em 2/3 a Mato Grosso do Sul”, aponta.
Joana Tatoni Pereira Coelho Murano, da Pousada Aguapé, reconhece que o Pró Pantanal, em execução pelo Sebrae-MS, está gerando a formação de novas ideias para o trade. “Começamos essa capacitação em dezembro de 2021 e vimos vários temas, desde mercado, sustentabilidade, promoção, marketing. São pessoas de fora olhando para o seu empreendimento, te fazendo entender ações, coisas para melhorar e experimentar, situações que, às vezes, você não enxerga. Isso faz você pensar em ideias novas, que ajudam financeiramente e na experiência do hóspede. É uma ebulição de ideias”, detalha a empresária.
Já Carmen Omizolo iniciou o empreendimento do Turismo no período que ocorreu os grandes incêndios e surgiu a pandemia. Com o Pantanal Experiência, na Fazenda Hi Fish, em Miranda, o Pró Pantanal auxiliou a otimizar os processos do negócio recém-criado para almejar um maior potencial. “O Sebrae, com o Pró-Pantanal, que tem a equipe que nos deu a consultoria, nos possibilitou melhorar, ajudar na parte técnica. A gente oferece a experiência da cultura pantaneira, a pessoa vai trabalhar na lida um dia inteiro, vai conhecer sobre o cavalo pantaneiro, que é algo nosso, faz uma trilha e depois tem a minicomitiva, que é algo da culinária local”, destaca sobre alguns dos produtos que foram formatados.
O projeto piloto no trade de Turismo pelo Pró Pantanal completou quatro encontros, de seis que serão realizados no total. Uma nova fase, com outros negócios já instalados no bioma, vão passar também pelo processo de capacitação para contribuir na recuperação econômica do setor.