Reaberto, Reino Unido se aproxima dos níveis de 2019 no Turismo
Evento organizado pela VisitBritain, destacou dados positivos do Turismo internacional rumo ao Reino Unido
O ExploreGB, principal evento do Turismo do Reino Unido, promovido pelo VisitBritain, teve início hoje (21) e acontecerá até quarta-feira (24) em formato virtual. A edição conta com mais de 330 compradores globais e 370 fornecedores e destinos de todo o Reino Unido.
Na abertura do evento, a CEO do VisitBritain, Sally Balcombe, destacou a suspensão de todas as restrições de viagens no Reino Unido, aplicada na última sexta-feira (18). “A Grã-Bretanha está verdadeiramente aberta para negócios e o nosso Turismo está pronto para receber as pessoas de volta com segurança e proporcionar uma experiência fantástica”, afirmou.
Em recado direto para o trade, Sally salientou a importância do trabalho de agentes e operadores de viagens. “É um ótimo momento para reservar uma viagem, por isso estamos muito satisfeitos que as pessoas estão com a confiança renovada em tirar férias internacionais. Estou feliz que estamos trabalhando com parceiros comerciais, que fazem um trabalho tão importante de vender a Grã-Bretanha. Estou confiante de que seremos capazes de reduzir a demanda ao mesmo tempo que incentivamos as pessoas a ficarem mais tempo e viajarem mais nas nossas regiões criando memórias duradouras”.
Já o ministro do Turismo britânico, Nigel Huddleston, falou sobre os dados positivos das chegadas ao Reino Unido. “Estamos nos recuperando bem e os números de chegada ao Reino Unido estão nos mesmos níveis que vimos em setembro de 2021. As reservas, que agora estão em 70% dos níveis de 2019, são os mais altos números desde o início da pandemia”, disse Huddleston.
O ministro ainda apontou que as taxas de ocupação hoteleira também se recuperaram, atingindo níveis próximos aos do período pré-pandemia. “Estamos prontos para mostrar ao resto do mundo que o Reino Unido já está aberto recebendo visitantes de todos os lugares, especialmente para um ano repleto de eventos, no qual estaremos apresentando a amplitude da criatividade e inovação da cultura do Reino Unido por meio do jubileu de platina da rainha, os jogos da comunidade de Birmingham 2022 e o Unboxed - creativity in the UK”, explicou.
Segundo o chefe de pesquisa da VisitBritain, Richard Nicholls, as reservas de passagens aéreas sofreram o impacto da variante ômicron no final do ano passado e começo desse ano, no entanto, após a queda, no mês de fevereiro houve um aumento na procura, atingindo pela primeira vez em dois anos 70% dos níveis de 2019 no mesmo período.
Embora otimista, Nicholls aponta que a recuperação pode ser lenta devido a alguns mercados ainda estarem com restrições mais rígidas, como é o caso da China. “Esperamos que demore um pouco para que os números de visitas retornem aos níveis de 2019. Há alguns mercados de onde não veremos um grande número de visitantes este ano e teremos que esperar um pouco mais. No entanto, estamos prevendo que as visitas tenham recuperado cerca de dois terços dos níveis pré-covid, então, se as reservas de voos continuarem a se recuperar no ritmo em que está, nós podemos ver resultados melhores do que a previsão sugere”, disse.
O evento começa com o “International Business Exchange” do VisitBritain, no qual fornecedores do Reino Unido se reúnem com os especialistas locais do VisitBritain para saber das últimas percepções do mercado. Serão três dias de encontros virtuais individuais para fornecedores e compradores internacionais. Os participantes podem explorar virtualmente estandes de exibição ao vivo com fornecedores do Reino Unido promovendo seus produtos e serviços.
A IMPORTÂNCIA DOS TURISTAS BRASILEIROS
Durante a apresentação do diretor da VisitBritain nas Américas, Gavin Landry, o Brasil foi citado como um importante mercado para a Grã-Bretanha. Por isso, Landry destacou o programa de influenciadores brasileiros com base em Londres que criam conteúdo em tempo real em todas as regiões do Reino Unido com o objetivo de mostrar para os turistas daqui como é estar no destino europeu.“Os potenciais turistas brasileiros poderão ver o que está acontecendo em Bristol, ou Brighton, ou Edimburgo ou em qualquer outro lugar no Reino Unido. Tudo isso feito por brasileiros que estão in loco. Um esforço maravilhoso e uma maneira muito legal de mostrar o quanto o país tem para oferecer aos brasileiros”, finaliza Landry.