Rodrigo Vieira   |   14/02/2022 10:54
Atualizada em 14/02/2022 11:42

França deixa de exigir teste negativo de covid-19 a vacinados

Basta apresentar comprovante de vacinação completo. Medida já está em vigor.


Divulgação/Air France
Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
A França deixou de exigir teste negativo de covid-19 para viajantes completamente vacinados. A medida já está valendo. A comprovação de um esquema completo de vacinação torna-se suficiente para chegar à França, independentemente do país de origem, além de formulário assinado pelo viajante.

De acordo com o governo francês, a flexibilização é respaldada em estudo técnico sobre o quadro de saúde no país e regras da comunidade europeia. "Diante da nova fase da pandemia, caracterizada na maioria dos países pela predominância da variante ômicron e um elevado nível de vacinação, decidimos avançar este passo no sistema de controle sanitário das fronteiras para viajantes vacinados", comunica o governo da França.

QUAIS SÃO AS VACINAS PERMITIDAS NA FRANÇA?

A França entende como "esquema de vacinação completo" pessoas que chegarem ao país após pelo menos 28 dias da dose única da Janssen ou sete dias após a segunda dose de Pfizer/Comirnaty, Moderna, AstraZeneca/Vaxzevria/Covishield.

Apenas a administração da CoronaVac (Sinovac) não é o suficiente para entrar na França, mas quem tomou a terceira dose (reforço) de algumas das vacinas Pfizer/Comirnaty, Moderna, AstraZeneca/Vaxzevria/Covishield é permitido no país.

PANROTAS / Filip Calixto
Caroline Putnoki, diretora do Atout France para a América do Sul
Caroline Putnoki, diretora do Atout France para a América do Sul

A diretora do Escritório de Turismo da França na América do Sul, Caroline Putnoki, explica ao Portal PANROTAS que, a partir desta semana, o prazo para quem tomou apenas duas doses é de quatro meses. Isto é, pessoas que tomaram a segunda dose das vacinas autorizadas há mais de quatro meses não serão permitidas para entrar no país e visitar suas atrações, de maneira que necessitarão comprovar uma dose de reforço mais recente.

"Para a dose de reforço, seja terceira ou quarta, não há limite definido. Portanto, quem tomou uma terceira dose há mais de quatro meses, estará permitido. O prazo de quatro meses é válido apenas para quem tem a dose única ou as duas doses", afirma Caroline. "A França está se importando mais é com a dose de reforço. Então, brasileiros que tomaram as duas doses de CoronaVac e mais uma da Pfizer, por exemplo, serão aceitos."

CONECTESUS E COMPROVANTE IMPRESSO ACEITOS NA FRANÇA

Caroline Putnoki acrescenta que o comprovante de vacinação brasileiro impresso é aceito na França, tal como o aplicativo ConecteSus tem a aprovação do governo do país europeu.

FRANÇA RUMO À FLEXIBILIZAÇÃO

"A não-exigência do teste negativo é um primeiro sinal que mostra a reabertura e a flexibilização da França. É um sinal muito positivo tanto para o consumidor quanto para o mercado. O melhor está por vir. Temos de ficar de olho, pois a tendência é uma flexibilização gradual das regras sanitárias", comemora a executiva.

A partir de 28 de fevereiro, o uso de máscaras em ambientes fechados deixará de ser obrigatório na França. A nova regra, contudo, valerá apenas para locais exijam vacinação contra a covid-19 na entrada. O utensílio, no entanto, continuará sendo obrigatório no transporte público e em locais fechados não sujeitos ao passaporte vacinal.

ENCONTROS À FRANCESA
A diretora do Atout France aproveita para reforçar a realização do Encontros à Francesa, que começa amanhã (15) com 31 expositores franceses e quase 200 compradores brasileiros confirmados.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.