Fortaleza lança projeto para ser uma cidade pet friendly
Ação da Secretaria de Turismo de Fortaleza busca transformar a capital cearense em um destino pet friendly
Fortaleza já tem um projeto em andamento para ser uma cidade totalmente adaptada para receber turistas com seus animais de estimação. A prefeitura da capital cearense, por meio da Setfor (Secretaria Municipal do Turismo), lança na próxima quarta-feira (8), às 17h, o projeto Fortaleza Pet Friendly. Desenvolvido em parceria com a Coepa (Coordenadoria Especial de Proteção Animal) e o Sebrae-CE, o projeto transformará a cidade na primeira do Brasil a contar com uma política pública de Turismo nesse sentido.
A ideia é que moradores e turistas possam desfrutar de Fortaleza na companhia de seus animais de estimação, sabendo com antecipação os estabelecimentos que permitem a entrada de animais, bem como locais de atendimento veterinário, tanto público quanto privado. “Hoje ter ou não a opção de levar seu pet numa viagem se tornou fator decisivo na escolha do destino, bem como na duração da viagem. Se você vai para um local sem estrutura para levar seu pet acaba encurtando a estada para não ficar tanto tempo longe de seu animal de estimação”, explica o secretário de Turismo da cidade, Alexandre Pereira.
Os primeiros e principais parceiros da iniciativa são ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará). Por meio dessas organizações a Setfor fornecerá um selo do projeto Fortaleza Pet Friendly para os estabelecimentos que atenderem aos critérios previamente estabelecidos pelo projeto. Até agora são dez meios de hospedagem e 100 bares e restaurantes avaliados e signatários do projeto.
Todos esses estabelecimentos serão indicados em uma plataforma única que indica uma rede que facilita o atendimento para turistas acompanhados de seus mascotes. “Queremos criar um ambiente positivo”, reforça Pereira.
O secretário de Turismo ressalta ainda que existem muitas cidades com estabelecimentos pet friendly, mas que Fortaleza é a primeira capital onde a iniciativa é pensada como uma ação estruturada por parte do poder público. “Existem muitas cidades que trabalham essa questão de forma pontual, mas é a primeira vez que um destino conta com uma política pública voltada para torná-la amplamente pet friendly”, observa.
TENDÊNCIA DE MERCADO
O dirigente menciona também que o mercado pet está na lista das indústrias que mais crescem em consumo no País, o que aponta para o potencial de geração de renda que a ação tem.
Nas projeções do secretário, os primeiros beneficiados devem ser os próprios moradores da cidade e na sequência os viajantes que chegam de municípios próximos. Com a consolidação dessa faceta no turismo fortalezense essa característica deve ganhar mais espaço.
NÚMEROS
- Atualmente, os animais de estimação movimentam um mercado global de R$ 130 bilhões por ano, de acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor;
- No Brasil, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) existem mais 140 milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães e quase 25 milhões são gatos;
- De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o segmento cresceu 13,5% em 2020 no país com relação a 2019. O movimento foi 6,8% acima do esperado para o primeiro semestre do ano passado;
- Dados do Euromonitor International apontam que em 2021, o Brasil deve se consolidar como o sexto maior mercado pet do mundo. Hoje já somos o segundo mercado mundial de alimentos para cães e o terceiro de alimentos para pets, atrás apenas de Estados Unidos e China.
A ideia é que moradores e turistas possam desfrutar de Fortaleza na companhia de seus animais de estimação, sabendo com antecipação os estabelecimentos que permitem a entrada de animais, bem como locais de atendimento veterinário, tanto público quanto privado. “Hoje ter ou não a opção de levar seu pet numa viagem se tornou fator decisivo na escolha do destino, bem como na duração da viagem. Se você vai para um local sem estrutura para levar seu pet acaba encurtando a estada para não ficar tanto tempo longe de seu animal de estimação”, explica o secretário de Turismo da cidade, Alexandre Pereira.
Os primeiros e principais parceiros da iniciativa são ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará). Por meio dessas organizações a Setfor fornecerá um selo do projeto Fortaleza Pet Friendly para os estabelecimentos que atenderem aos critérios previamente estabelecidos pelo projeto. Até agora são dez meios de hospedagem e 100 bares e restaurantes avaliados e signatários do projeto.
Todos esses estabelecimentos serão indicados em uma plataforma única que indica uma rede que facilita o atendimento para turistas acompanhados de seus mascotes. “Queremos criar um ambiente positivo”, reforça Pereira.
O secretário de Turismo ressalta ainda que existem muitas cidades com estabelecimentos pet friendly, mas que Fortaleza é a primeira capital onde a iniciativa é pensada como uma ação estruturada por parte do poder público. “Existem muitas cidades que trabalham essa questão de forma pontual, mas é a primeira vez que um destino conta com uma política pública voltada para torná-la amplamente pet friendly”, observa.
TENDÊNCIA DE MERCADO
O dirigente menciona também que o mercado pet está na lista das indústrias que mais crescem em consumo no País, o que aponta para o potencial de geração de renda que a ação tem.
Nas projeções do secretário, os primeiros beneficiados devem ser os próprios moradores da cidade e na sequência os viajantes que chegam de municípios próximos. Com a consolidação dessa faceta no turismo fortalezense essa característica deve ganhar mais espaço.
NÚMEROS
- Atualmente, os animais de estimação movimentam um mercado global de R$ 130 bilhões por ano, de acordo com pesquisa realizada pela Euromonitor;
- No Brasil, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) existem mais 140 milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães e quase 25 milhões são gatos;
- De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o segmento cresceu 13,5% em 2020 no país com relação a 2019. O movimento foi 6,8% acima do esperado para o primeiro semestre do ano passado;
- Dados do Euromonitor International apontam que em 2021, o Brasil deve se consolidar como o sexto maior mercado pet do mundo. Hoje já somos o segundo mercado mundial de alimentos para cães e o terceiro de alimentos para pets, atrás apenas de Estados Unidos e China.