Pernambuco concederá selo internacional a municípios seguros
Chancela será concedida aos municípios que tiverem 10% dos seus estabelecimentos com o Selo Turismo Seguro
Desde 2020,
A medida visa elevar a qualidade dos serviços oferecidos por cada destino turístico e habilitá-los como seguros para visitação, por manterem a vigilância às normas sanitárias determinadas pelo Governo do Estado. Como o Estado é embaixador do Safe Travel, ele pode dar a distinção para empresas e equipamentos de Turismo locais. Assim, os municípios também vão poder receber a distinção internacional.
Entre as exigências que os municípios deverão atender, estão:
Todos os detalhes de como proceder para solicitar o Safe Travel, requisitos necessários e a ficha para solicitar o selo estão no site da Setur. Os gestores municipais podem ainda encaminhar e-mail para selope@setur.pe.gov.br e solicitar o formulário. A partir da aprovação, o selo terá um ano de validade para uso por parte do município, ficando pendente a renovação após esse período.
Ao aderirem ao Safe Travels, os destinos devem cumprir o termo de compromisso voluntário que sugere a implantação dos protocolos de segurança do Selo Turismo Seguro, aumentar o número de estabelecimentos locais no Cadastur e no Selo, além de utilizar materiais promocionais da campanha “Pernambuco Seguro” em suas redes sociais e no site dos municípios.
Pernambuco conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC) graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o Turismo local e do Selo Turismo Seguro, criado em 2020 pela Setur-PE e a Empetur. Agora, as entidades citadas concederão o Selo Internacional Safe Travels aos municípios que tiverem pelo menos 10% dos seus estabelecimentos turísticos com o Selo Turismo Seguro, entre outras exigências.A medida visa elevar a qualidade dos serviços oferecidos por cada destino turístico e habilitá-los como seguros para visitação, por manterem a vigilância às normas sanitárias determinadas pelo Governo do Estado. Como o Estado é embaixador do Safe Travel, ele pode dar a distinção para empresas e equipamentos de Turismo locais. Assim, os municípios também vão poder receber a distinção internacional.
Entre as exigências que os municípios deverão atender, estão:
- a participação de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade no Selo Turismo Seguro;
- manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local;
- possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastur, entre outros pontos.
Todos os detalhes de como proceder para solicitar o Safe Travel, requisitos necessários e a ficha para solicitar o selo estão no site da Setur. Os gestores municipais podem ainda encaminhar e-mail para selope@setur.pe.gov.br e solicitar o formulário. A partir da aprovação, o selo terá um ano de validade para uso por parte do município, ficando pendente a renovação após esse período.
Ao aderirem ao Safe Travels, os destinos devem cumprir o termo de compromisso voluntário que sugere a implantação dos protocolos de segurança do Selo Turismo Seguro, aumentar o número de estabelecimentos locais no Cadastur e no Selo, além de utilizar materiais promocionais da campanha “Pernambuco Seguro” em suas redes sociais e no site dos municípios.