Beatriz Contelli   |   29/04/2021 14:55
Atualizada em 29/04/2021 15:52

Ilhabela terá consultoria da Secretaria de Turismo de SP para pesquisas

O objetivo é que o litoral desenvolva metodologia e tenha treinamento para a coleta de dados


Divulgação
Praia da Fome, uma das opções da ilha para desenvolver o Turismo
Praia da Fome, uma das opções da ilha para desenvolver o Turismo
Ilhabela, no litoral norte do Estado, terá a consultoria do Centro de Inteligência da Economia do Turismo – CIET –, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O objetivo é criar um “observatório de Turismo” na ilha.

Com a formalização do apoio institucional, Ilhabela desenvolverá metodologia e terá treinamento para a coleta de dados, definição dos principais indicadores a serem seguidos e como os mesmos poderão subsidiar as políticas públicas para o setor, além da criação de painel de consultas de dados.

A iniciativa é parte da estratégia da Secretaria de Turismo, iniciada em 2019 com a criação do CIET, para a construção de uma base de informações estatísticas em todo o Estado. Este ano, por exemplo, o CIET começou a treinar equipes locais para a coleta e tratamento de dados –já foram atendidos mais de 40 municípios – e assinou um termo de cooperação com a Fundação da Seade, passo importante para o estabelecimento de uma visão geral sobre o turismo em todo o Estado.

O apoio institucional com a Setur foi formalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela. Segundo plano de trabalho, em maio serão definidas as equipes e início da implantação do Observatório do Turismo, em junho a escolha dos indicadores de acompanhamento e a formação de equipes de pesquisa e em julho o início efetivo com os primeiros resultados.

“A indústria da nossa cidade é o Turismo portanto, uma prioridade do nosso governo, que deve ser tratada com planejamento e ações que possibilitem estruturarmos de forma efetiva e sustentável tudo o que temos a oferecer para os nossos visitantes nas praias, trilhas, cachoeiras, mergulho, aventura e observação de pássaros”, declarou o prefeito Toninho Colucci.

“É muito importante essa parceria com a Secretaria de Turismo do Estado. Abre um grande leque para Ilhabela, que passa contar com indicadores que norteiam as nossas ações para um turismo de qualidade, sustentável e que fomente o comércio, gerando emprego e renda o ano todo”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados