Argentina recebe 1,47 milhão de brasileiros em 2019; veja planos
Com novo governo que assumiu o país, o Turismo argentino (Inprotur) tem nova equipe e novos planos
Um novo governo assumiu a Argentina em dezembro, e com mudanças como essa sempre fica a expectativa em relação ao Turismo. O país se firmou em rota de crescimento de dois dígitos de brasileiros no ano passado (+11,9% em relação a 2018), com 1,47 milhão dos nossos visitantes lá desembarcando. Pois o secretário de Inteligência de Mercado argentino, Leandro Choi, veio ao Brasil em sua primeira missão, neste Encontro Comercial Braztoa 2020, e garante que proatividade não faltará.
Segundo ele, o novo secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), Ricardo Sosa, tem um perfil prático, de quem gosta de transformar palavras em ação e dessas ações espera resultados. Neste primeiro momento, a nova equipe, em que Natalia Pisoni se mantém como encarregada para o mercado brasileiro, está se aproximando de mercados-chave e a aparição na Braztoa não é mero acaso.
"Os operadores e agentes de viagens são fundamentais em nossa estratégia de atrair mais brasileiros e continuar em rota de crescimento aqui no País", afirma Choi, reforçando a prioridade de investimento do Brasil para a Argentina. "Estaremos constantemente galgando novas oportunidades de negócio. E é isso o que o ministro quer de sua equipe: notícias como o novo voo da Flybondi entre Porto Alegre e Buenos Aires, enfim, mais frequências, maior atração de turistas brasileiros de todos os perfis. Oferta para isso temos", confia o secretário.
Uma das boas notícias mencionadas por Natalia é a volta do Aeroparque como terminal de voos internacionais. Segundo ela, voltar a utilizar o terminal central da capital argentina era uma demanda constante do mercado brasileiro, prontamente atendida pelo governo, e em breve o equipamento receberá novamente voos que decolam do Brasil.
Para diversificar destinos além da maior cidade do país, voos diretos para Cordoba, Rosário, Mendoza e Bariloche (a Azul voa regularmente, uma vez por semana, ao destino patagônico) são boas alternativas, na visão de Choi. "Agentes e operadores brasileiros podem esperar famtur e desenvolvimento contínuo de capacitações ao longo dos próximos anos", ele garante. "No entanto, não vamos ser triviais, não vamos repetir o de sempre. A ideia é realmente expandir nossa oferta."