Rodrigo Vieira   |   26/02/2020 13:32

Vale o bom senso, diz ministro sobre viagens ao Exterior

Ministro da Saúde, Luiz Mandetta pede conscientização e paciência e fala em esperar a estabilização


Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde
"Vale a regra do bom senso", alertou repetidamente o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre viagens ao Exterior em época do novo coronavírus. Importantes destinos europeus, principalmente a Itália, de onde inclusive se originou o brasileiro que foi diagnosticado com a doença, estão em estado de alerta por conta da epidemia.

LEIA TAMBÉM: Deixar de viajar não impede propagação do vírus, alerta WTTC

"Se não for necessário, para que você vai programar uma viagem à Europa agora? A tendência é que o quadro se estabilize, portanto, se possível, deixe para viajar quando a situação estiver mais segura", recomendou o brasileiro.

"Existe a necessidade de viajar? Vai fazer negócios, encarar assuntos imprescindíveis? Viaje consciente dos métodos de prevenção, que são como os da gripe e estão sendo informados por todos os lados. Para viajar a lazer, por que não ir a destinos domésticos no momento, se são mais seguros?", completou o ministro.

MAS A VIDA NÃO PODE PARAR

"Por outro lado, não podemos parar a vida porque existe uma síndrome respiratória. O vírus se dissemina e está presente nos cinco continentes. Em breve a Organização Mundial da Saúde vai mostrar que isso é uma pandemia. Estamos entre a transição de modelos."

Contudo, segundo o ministro, as autoridades brasileiras vão continuar se focando nos "países do momento", pois são os que auxiliam a construir seu raciocínio de vínculo epidemiológico. "Se chegar uma pessoa de Angola, da África do Sul, não vamos avaliar, pois não são países de nexo casual para a doença."

Ele reconhece que a situação é nova e todos estão tomando as medidas possíveis. "Não temos resposta para 100% das perguntas. A Itália é muito próxima de países como Áustria, França, Espanha, Portugal... e temos colônia portuguesa grande. São esses países que têm de ser avaliados mais profundamente."

O próprio Conselho Mundial de Viagens e Turismo, o WTTC, alerta oficialmente que deixar de não evitará a propagação do vírus.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.