Santiago começa a retomar normalidade de transporte e comércio
Com onda de protestos, os serviços que foram afetados começam a voltar à normalidade de funcionamento, segundo comunicado oficial do Chile

Sobre a situação na capital Santiago, o transporte público está gradualmente retomando sua operação habitual, com a abertura da maioria das estações de metrô, enquanto o comércio segue funcionando parcialmente. Já a hospedagem turística funciona normalmente, com exceção de algumas propriedades específicas no centro. Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.
O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, segue com operação regular, e as companhias aéreas que tiveram alterações e cancelamentos durante a semana já estão retomando a programação de seus voos. Transfers e táxis para o aeroporto já estão operando com mais frequência, embora seja mantida a precaução de considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos da capital.
Pelo fato de autoridades restringirem o movimento nas vias públicas, a recomendação é manter sempre passaporte e a cópia do cartão de embarque, de chegada ou de partida, ou o comprovante do bilhete, que serve como uma conduta segura para seus transfers de e para o aeroporto. Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.
Ambas as instituições reiteram a importância de o turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados, além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais.
É recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais e registrados no Sernatur, sugere o comunicado oficial.