Marcos Martins   |   28/01/2019 10:20

Conheça 5 destinos europeus que apostam na sustentabilidade

A rede global de luxo Virtuoso reuniu destinos que apostam no Turismo sustentável na Noruega, Irlanda, Eslovênia, França e Holanda


Antonio R. Rocha
Oslo, na Noruega, é um dos destaques
Oslo, na Noruega, é um dos destaques
A rede global de viagens de luxo Virtuoso destacou cinco destinos da Europa que, entre os seus maiores atrativos, se destacam pelas práticas sustentáveis. A lista inclui destinos da Noruega, Irlanda, Eslovênia, França e Holanda, que beneficiam o Turismo e o meio ambiente por meio da sustentabilidade.

Confira abaixo:

OSLO, NORUEGA

Considerada a Capital Verde da Europa para 2019, o destino ganhou prêmio ecológico da Comissão Europeia que destacou o alívio das mudanças climáticas, transporte local e biodiversidade. Há uma floresta protegida de 70 quilômetros quadrados, localizada a menos de oito quilômetros do centro da cidade. Além de ser um ponto de partida para cruzeiros de fiordes, a cidade tornou-se um lugar mais atrativo com restaurantes Michelin, bairros tranquilos e atividades de natureza.

BURREN, IRLANDA

Divulgação/ Burren National Park
Parque Nacional de Burren
Parque Nacional de Burren
Parte de uma rede dedicada à preservação do patrimônio geológico mundial, o local inclui o Parque Nacional Burren, que reúne túmulos neolíticos e os Penhascos de Moher, por mais de 17 quilômetros ao longo da costa do Atlântico. Empresas locais passam por treinamento de dez pontos em Turismo sustentável. Em 2017, o geoparque tornou-se parte da Rota Atlântica Europeia do Geoturismo, que liga paisagens geridas de forma sustentável.

BLED-VALE BOHINJ, ESLOVÊNIA

Divulgação/ Turismo de Bled
Destino esloveno de Bled
Destino esloveno de Bled
O país oferece vales verdejantes, lagos e nascentes termais com destaque para dois lugares chamados de Pérolas Alpinas. O primeiro deles é Bled, retiro histórico à beira de lago coberto pelos Alpes Julianos cobertos de neve e o outro fica no vizinho Vale Bohinj, uma série de regiões montanhosas dentro do Parque Nacional de Triglav. Além disso, o país tem tradições culinárias tradicionais, incluindo os vinhos produzidos a partir da uva teran eslovena.

BRETANHA, FRANÇA

Brittany Tourism/ Yannick Le Gal
Arquitetura da região francesa
Arquitetura da região francesa
A região oferece aldeias medievais construídas em pedra e imponentes castelos. Desde 2006, o Comitê Regional de Turismo da Bretanha tem investido pesado em desenvolvimento sustentável, incluindo a construção de quase 1,3 mil milhas de caminhos para ciclistas e pedestres. O destino também trabalhou recentemente com 20 restaurantes para reduzir o desperdício de alimentos.

NIJMEGEN, HOLANDA

Divulgação/ Nijmegen Tourism
Kronenburger Park, em Nijmegen
Kronenburger Park, em Nijmegen
Capital Verde de 2018 da Europa, a cidade mais antiga da Holanda foi pioneira na adoção de energia sustentável, usando turbinas eólicas para gerar energia para 10% dos moradores com o objetivo de se tornar neutra em energia até 2045. As rotas verdes da região incentivam o ciclismo e a caminhada, e está em andamento um projeto para criar cadeiras e bancos públicos a partir de lixo eletrônico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.