México planeja fim dos escritórios de promoção internacional
Novo presidente do país assumiu o poder no dia 1º de dezembro e já anunciou algumas de suas medidas para o futuro
O México nunca recebeu tantos turistas como atualmente – 39,3 milhões em 2017 – e já é o sexto país do mundo com mais visitantes estrangeiros, porém, a promoção do destino pode sofrer um revés nos próximos meses. De acordo com recentes declarações de Andrés Manuel López Obrador, presidente empossado no dia 1º de dezembro, e membros de órgãos responsáveis pelo Turismo do país, o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) deve ser extinto. No Brasil, as informações ainda não foram confirmadas.
“Ainda não existe nada oficial. Não recebemos instruções e seguimos trabalhando normalmente. Temos compromissos até o fim do ano, como apresentações e reuniões, que serão mantidos, e já até apresentamos o nosso planejamento de atividades para 2019. Até o momento, são apenas declarações políticas”, comentou a diretora do CPTM no Brasil, Diana Pomar.
Entre 2012 e 2017, o número de turistas internacionais no México cresceu 78,7% e, hoje em dia, a indústria do Turismo representa 8,7% do PIB nacional, gerando US$ 21,3 bilhões em receitas oriundas de visitantes estrangeiros e mais de dez milhões de empregos. Porém, mesmo com seu peso econômico e seus números positivos, o setor deverá sofrer reformulações no futuro próximo, principalmente na questão da promoção internacional, considerada “muito cara e pouco transparente” pelo atual governo federal.
“O CPTM será extinto por determinação do presidente da república, e todos os escritórios no exterior, incluindo os do Proméxico, serão fechados. Os recursos que seriam destinados aos órgãos serão canalizados para outras prioridades nacionais nos próximos seis anos”, afirmou o secretário de Turismo federal do México, Miguel Torruco.
De acordo com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados do México, Luis Alegre Salazar, 70% dos cerca de US$ 400 milhões arrecadados anualmente via taxas impostas a turistas estrangeiros são destinados ao CPTM. Agora, tais receitas deverão ser direcionadas à construção do “Trem Maya”, um grande projeto proposto pelo governo recém-eleito que promete interligar sítios arqueológicos e raízes culturais nos Estados de Tabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo.
O BRASIL PARA O MÉXICO
Entre janeiro e agosto de 2018, mais de 236 mil brasileiros visitaram o México, constituindo o sexto principal mercado emissor de turistas ao país. Em comparação com o mesmo período de 2014, o aumento de chegadas do Brasil foi de 22,9%, tendo a conectividade aérea como um dos fatores importantes para tal crescimento. Em 2012, 62 voos diretos mensais ligavam os dois países, hoje são mais de 80.
“Ainda não existe nada oficial. Não recebemos instruções e seguimos trabalhando normalmente. Temos compromissos até o fim do ano, como apresentações e reuniões, que serão mantidos, e já até apresentamos o nosso planejamento de atividades para 2019. Até o momento, são apenas declarações políticas”, comentou a diretora do CPTM no Brasil, Diana Pomar.
Entre 2012 e 2017, o número de turistas internacionais no México cresceu 78,7% e, hoje em dia, a indústria do Turismo representa 8,7% do PIB nacional, gerando US$ 21,3 bilhões em receitas oriundas de visitantes estrangeiros e mais de dez milhões de empregos. Porém, mesmo com seu peso econômico e seus números positivos, o setor deverá sofrer reformulações no futuro próximo, principalmente na questão da promoção internacional, considerada “muito cara e pouco transparente” pelo atual governo federal.
“O CPTM será extinto por determinação do presidente da república, e todos os escritórios no exterior, incluindo os do Proméxico, serão fechados. Os recursos que seriam destinados aos órgãos serão canalizados para outras prioridades nacionais nos próximos seis anos”, afirmou o secretário de Turismo federal do México, Miguel Torruco.
De acordo com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados do México, Luis Alegre Salazar, 70% dos cerca de US$ 400 milhões arrecadados anualmente via taxas impostas a turistas estrangeiros são destinados ao CPTM. Agora, tais receitas deverão ser direcionadas à construção do “Trem Maya”, um grande projeto proposto pelo governo recém-eleito que promete interligar sítios arqueológicos e raízes culturais nos Estados de Tabasco, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo.
O BRASIL PARA O MÉXICO
Entre janeiro e agosto de 2018, mais de 236 mil brasileiros visitaram o México, constituindo o sexto principal mercado emissor de turistas ao país. Em comparação com o mesmo período de 2014, o aumento de chegadas do Brasil foi de 22,9%, tendo a conectividade aérea como um dos fatores importantes para tal crescimento. Em 2012, 62 voos diretos mensais ligavam os dois países, hoje são mais de 80.