Diretor do MTur critica planejamento dos destinos; entenda
Ele citou a forma de planejamento, na qual normalmente se contrata uma empresa, que traça o plano levando em conta todos os aspectos considerados ideais

O executivo citou sobretudo a forma de planejamento, na qual se contrata uma empresa, que traça o plano levando em conta todos os aspectos considerados ideais. “Não é assim. Esse tipo de planejamento nunca sai do papel. Primeiro, é preciso saber quem se quer atrair e só depois se traça as estratégias. É igual a lançar um carro novo no mercado”, comparou.
Mendes participou na tarde de segunda-feira (12), na sede do Sebrae-RN, em Natal, do Turistech, evento cuja intenção é mostrar a importância do uso da tecnologia e internet, sempre aliada a uma estratégia digital, para desenvolvimento e competitividade do negócio ligado ao setor do Turismo. As palestras e os debates do evento giraram em torno dos destinos e negócios inteligentes, sobretudo do turista conectado e o uso do celular antes, durante e depois da viagem.
REPENSAR ESTRATÉGIA
Mendes alertou que o planejamento do Turismo precisa levar em conta as vantagens competitivas do destino, analisar o comportamento do consumidor (turista), verificar a concorrência, definir as estratégias de posicionamento atentando para os nichos, além de elaborar a visão de longo prazo e planos de ação de curto prazo, capazes de serem implementados com facilidade.
Por fim, disse, é fundamental traçar o design de experiências. “É melhor criar um planejamento de curto prazo e ir avaliando, implementando por etapas em um período curto”, recomenda.
Além da palestra do diretor do MTur e da consultora Marta Poggi, os participantes do Turistech também tiveram a oportunidade de saber mais sobre quatro startups que emplacaram seus projetos no Brasil: Booking.com, Omnibees, Paytour e Decolar.com.
O gestor do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Sebrae-RN, Yves Guerra, comentou que a iniciativa do evento é proporcionar um momento para se compartilhar ideias e informações sobre o uso da tecnologia, sustentabilidade, valorização da experiência e a governança no turismo do Rio Grande do Norte.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.