Clia trabalha para lançar plataforma para agentes de viagens em 2025
Este é o foco da entidade no ano, que já trabalha com capacitação através do Cruise360

SANTOS (SP) - Clia Brasil trabalha para lançar uma plataforma que visa capacitar agentes de viagens de forma online. Este é o foco da entidade no ano, que procura que agências se tornem associadas, assim como acontece no exterior.
“A gente quer lançar um sistema para agente de viagens se capacitar online, com muitas ferramentas para que ele conheçam mais sobre o turismo de cruzeiros. E a gente vai ter o associado Clia, como é associado lá fora. Temos 15 mil agências e 80 mil agentes embaixo dessas empresas, por isso acho que o Brasil tem um grande potencial"
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
O treinamento de agentes está alinhado com o projeto da Clia desde o ano passado, quando trouxe o evento Cruise360 para o Brasil pela primeira vez. Em 2025, o encontro destinado à capacitação de agentes de viagens chegou à sua 2ª edição, quase triplicando o número de participantes, para 800. Não à toa, o balanço, segundo Marco Ferraz, é positivo.
"Acho que o objetivo está sendo alcançado. A gente quer ampliar a base. Hoje, temos em torno de 5, 6 mil agentes vendendo cruzeiros no Brasil, acho que a gente pode aumentar muito esse número e trazer mais conhecimento e todos os tipos de navios", explicou Ferraz.
Atualmente, os agentes de viagens correspondem, globalmente, a 73% das vendas de cruzeiros. No Brasil, no entanto, a Clia estima algo em torno de 80%. "O agente é importante também para a satisfação do cliente, sabemos que a satisfação do cliente é maior quando se compra através de um agente de viagens. Isso acontece porque ele conhece mais, evita problemas, e realiza um match do perfil do cruzeirista com o tipo de navio, itinerário, época, destino e por aí vai. Então é muito importante ter o agente de viagem conhecendo o produto para saber vender", apontou Marco.
Avanços e desafios da indústria de cruzeiros
Apesar dos números crescendo ano a ano, a situação da indústria de cruzeiros no Brasil segue delicada. Segundo Marco, ainda há problemas de custos e falta de infraestrutura, dois problemas praticamente crônicos no Brasil "Estamos perdendo navios para o fim do ano e esse é um ponto de atenção para que a gente leve a conhecimento das autoridades e de parceiros para que a agente melhore. Melhore como país, como cidade, como estado, mas também como região", apontou.
Um outro ponto é a melhora da experiência do hóspede no embarque do navio. No Concais, o novo terminal de passageiros em frente ao Parque Valongo está sendo desenvolvido.
Por isso, o Cruise360 aconteceu no espaço, para que os agentes de viagens pudessem também conhecer o que será o novo terminal no futuro. "O Valongo é muito simbólico, porque é um local histórico de Santos, e é aqui que o novo terminal vai ficar. A gente queria trazer o agente de viagens para sentir a experiência do terminal, dos navios e ver o Valongo, onde a gente vai estar no futuro", finalizou Marco.
A PANROTAS viaja a convite da Clia Brasil