Costa Smeralda realiza primeiro reabastecimento de GNL para navio em Dubai
Este foi o primeiro reabastecimento de um navio de cruzeiro a GNL no porto de Dubai
O Costa Smeralda, navio da frota Costa Cruzeiros, realizou no último sábado (4) o primeiro reabastecimento de gás natural liquefeito (GNL) para um navio de cruzeiro no porto de Dubai. A operação foi conduzida pela Monjasa, fornecedora logística, em parceria com a Autoridade Portuária de Dubai.
O reabastecimento foi feito pelo navio-tanque Green Zeebrugge, que transferiu cerca de 3 mil metros cúbicos de GNL para os três tanques do Costa Smeralda. Esses tanques, feitos de aço criogênico, mantêm o GNL em estado líquido a uma temperatura de -155 graus. Com o tanque cheio, o navio pode navegar por até duas semanas e meia utilizando o combustível.
O GNL é apontado como uma das alternativas disponíveis para reduzir as emissões no setor marítimo. Ele corta as emissões diretas de carbono em até 20% e reduz praticamente a zero as emissões de óxidos de nitrogênio, enxofre e partículas. A Costa Cruzeiros afirma que a utilização do GNL representa um passo no caminho para operações com emissões zero até 2050, preparando a transição para combustíveis renováveis, como bio-GNL, no futuro.
Giuseppe Carino, vice-presidente sênior de Operações e Experiências da Costa Cruzeiros, destacou o compromisso da companhia.
"Depois de sermos os primeiros a introduzir o GNL em cruzeiros, agora somos também a primeira companhia a utilizar essa tecnologia em Dubai. Estamos desenvolvendo tecnologias adicionais, como energia em terra e biocombustíveis, para avançar em direção a cruzeiros sustentáveis"
Giuseppe Carino, VP sênior de Operações e Experiências da Costa Cruzeiros
Além do uso de GNL, o Costa Smeralda adota outras práticas sustentáveis, como a produção de água potável a partir da dessalinização da água do mar, coleta seletiva de resíduos e sistemas de eficiência energética que geram economia de combustível.
O navio chegou a Dubai em 21 de dezembro de 2024 para sua temporada nos Emirados Árabes Unidos, que seguirá até o final de fevereiro de 2025. Durante esse período, oferece cruzeiros de uma semana com escalas em Mascate (Omã), Doha (Catar) e Abu Dhabi.
No dia 1º de março, o Costa Smeralda deixa Dubai para um cruzeiro de 37 dias de volta ao Mediterrâneo, com escalas em destinos como África do Sul, Namíbia, Marrocos, Espanha e França, encerrando a viagem em Gênova, no dia 7 de abril.