Beatriz Contelli   |   02/12/2024 11:16

Costa Diadema parte de Gênova para iniciar travessia do Cruzeiro da Raízes Italianas

Com destino a Santos (SP), navio terá programação voltada para celebrar os 150 anos da imigração italiana


Divulgação
Costa Diadema
Costa Diadema

No último sábado (30), o navio Costa Diadema, com 1862 cabines, zarpou de Gênova, na Itália, dando início ao Cruzeiro das Raízes Italianas, projeto da travessia transatlântica Europa-Brasil.

A viagem, com chegada no Rio de Janeiro no dia 18 de dezembro, em Itajaí no dia 20 de dezembro, e em Santos no dia 21 de dezembro, conta com uma programação especial em celebração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Em 21 noites, o Costa Diadema oferece atividades culturais, gastronômicas e artísticas que conectam os dois países.

Os hóspedes poderão visitar diversas exposições fotográficas que contam a história da imigração italiana e de seus imigrantes no Brasil. Enquanto a Fundação Casa América promove a exposição “Giuseppe Garibaldi e Anita Ribeiro da Silva: tra Brasile e Italia” sobre as figuras históricas de Garibaldi e Anita Ribeiro; o fotógrafo e italiano radicado no Brasil, Oliviero Pluviano traz a Mostra “Nonni di Brasile”, que contam as histórias dos “nonni” (avós) do Brasil.

Divulgação/Costa Cruzeiros
Christian Lugnan, Hotel Director do Costa Diadema, e Ignazio Giardina, comandante do navio Costa Diadema
Christian Lugnan, Hotel Director do Costa Diadema, e Ignazio Giardina, comandante do navio Costa Diadema

Já a exposição "Una Veranda Sul Brasile" reúne fotos do cotidiano e documentos dos imigrantes italianos, com curadoria do Museu da Imigração de São Paulo e do Museu Nacional da Emigração de Gênova (MEI). A bordo do Costa Diadema também é possível ver a exposição histórico-documental "As bibliotecas de bordo", organizada pela Società Dante Alighieri e que retrata as bibliotecas a bordo em navios com destino à América do Sul.

A mostra "Le Partecipazione italiana nel movimento operaio e sindicale brasiliano” retrata o nascimento da primeira organização mútua de ajuda humanitária e do mundo do trabalho no Brasil a partir da chegada dos italianos, com curadoria da UIM Brasil - Associação União dos Italianos no Mundo. Todas as exposições estão disponíveis nas áreas públicas do Costa Diadema, onde poderão ser apreciadas gratuitamente.

Além das exposições, os hóspedes poderão participar de aulas do idioma italiano e de debates sobre as origens da imigração italiana em sessões que acontecem nos dias de navegação oferecidas pela Società Italiana di Santos, e ainda apreciar no teatro uma jornada musical com releituras de clássicos e arranjos originais em concertos de Mafalda Minnozzi e seu guitarrista Paul Ricci.

De Gênova a Santos

Durante a navegação pelo Atlântico, o Cruzeiro das Raízes Italianas faz paradas nos destinos de Barcelona, Cádiz e Las Palmas, na Espanha, e em Praia, capital de Cabo Verde. Já em território brasileiro, o cruzeiro visita as cidades de Maceió, Salvador, Rio de Janeiro e Itajaí no dia 20 de dezembro. É a primeira vez que a Costa Cruzeiros inclui o destino de Itajaí em uma travessia transatlântica que liga a Europa ao Brasil, permitindo aos viajantes provenientes da região Sul do País se conectarem às suas raízes italianas. O Cruzeiro das Raízes Italianas termina no dia 21 de dezembro com a chegada do navio Costa Diadema a Santos.

Divulgação/Costa Cruzeiros
Exposições a bordo
Exposições a bordo

Para celebrar a saída do Cruzeiro das Raízes, o Costa Diadema recebeu a Cônsul Honorária do Brasil em Gênova, Elinalva Henrique da Silva; o deputado ítalo-brasileiro, Fabio Porta; representantes da Prefeitura de Gênova e da região da Ligúria, e de instituições culturais da Itália e do Brasil, como o Museu Nacional da Emigração Italiana; o Museu da Imigração de São Paulo, a Fundação Casa América e a Societá Italiana di Santos, para um momento especial a bordo.

“Chegou o dia tão esperado: a saída do Cruzeiro das Raízes Italianas, projeto que desenvolvemos com muito entusiasmo e que, mais do que tudo, busca fortalecer os laços entre o Brasil e a Itália a partir do resgate de memórias importantes dos imigrantes italianos. Durante as 21 noites, teremos muitas atividades exclusivas ligadas a cultura, música e gastronomia italianas”, destaca o presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas, Dario Rustico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados