Karina Cedeño   |   08/11/2024 17:03
Atualizada em 08/11/2024 17:05

Autoridades inauguram oficialmente a temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil

Cerimônia reuniu autoridades do segmento de cruzeiros e do Turismo em geral


PANROTAS / Karina Cedeño
Autoridades presentes no corte da fota que inaugurou oficialmente a temporada de cruzeiros 2024-2025 no Brasil e América do Sul
Autoridades presentes no corte da fota que inaugurou oficialmente a temporada de cruzeiros 2024-2025 no Brasil e América do Sul

SANTOS (SP) - A cerimônia oficial de abertura da temporada de cruzeiros 2024-2025 no Brasil e na América do Sul no Brasil e na América do Sul, a bordo do navio MSC Seaview, foi devidamente realizada nesta sexta-feira (8).

O evento contou com a presença de autoridades do setor de cruzeiros e do trade de Turismo em geral. Entre eles, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz. "São 204 roteiros, nove navios e 37 mil leitos. É uma temporada robusta, muito parecida com a do ano passado", comenta Ferraz.

Ele também destacou a mudança do terminal de passageiros do Concais para o Valongo, prevista para os próximos anos. "Vamos fazer um exercício de visualização: imaginem que o terminal já esteja com toda a tecnologia e o espaço que a gente precisa, com a entrada do eixo novo, que não vai atrapalhar o trânsito. Com combustíveis alternativos e energia elétrica em nossos navios. Pensamos até em um shuttle do aeroporto para o porto, porque podemos trazer muitos aviões aqui para os navios", destaca Ferraz.

PANROTAS / Karina Cedeño
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil

O diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil, Adrian Ursill, enfatizou a força da armadora na temporada. "A MSC Cruzeiros trará a maior frota de navios ao Brasil novamente. Teremos seis navios visitando o País nessa temporada. Serão mais de 200 mil cabines oferecidas na América do Sul para os turistas poderem conhecer as maravilhas do nosso País e do nosso continente a bordo dessa frota".

"Os números da temporada representam um grande impacto econômico para o País, gerando empregos, receita e, sobretudo, difundindo a cultura brasileira, os destinos, promovendo trabalho e emprego em todo o Brasil e gerando renda para toda a cadeia do Turismo e o País em geral. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, queremos continuar investindo e aumentar as nossas temporadas, temos desafios importantes a serem superados no futuro com a melhoria da infraestrutura"

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil
PANROTAS / Karina Cedeño
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil

A secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, Luciane Leite, destacou o novo programa voltado ao Turismo náutico no Estado. "Os cruzeiros representam o que há de melhor em uma experiência de viagem e o Turismo náutico é uma prioridade para o governo do Estado de São Paulo. Há dois dias, o governador Tarcísio de Freitas lançou o Programa Estadual de Turismo Náutico para São Paulo e anunciou investimentos de 45 milhões em novas estruturas náuticas para o nosso Estado. O inédito programa Náutico Paulista contempla uma série de ações estratégicas, como a reforma de portos e até a criação de distritos turísticos náuticos. Também prevê a ampliação de passageiros de cruzeiros marítimos em mais de 80% até 2034", conta Luciane.

PANROTAS / Karina Cedeño
Luciane Leite, secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo
Luciane Leite, secretária executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo

"Com a aplicação do programa a economia do Turismo náutico avança de R$ 6,3 bilhões de reais para R$ 21 em dez anos, aumentando os postos de trabalho de 67 mil para 180 mil nesse período.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, falou sobre a expectativa de mais de 800 mil passageiros na temporada. "Isso é um ganho significativo para o Brasil. Eu tenho muita confiança que nesses próximos dois anos nós possamos chegar a mais de 1 milhão de passageiros, e esse é um desafio a ser perseguido".

PANROTAS / Karina Cedeño
Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

"Quero também me colocar à disposição, por meio Embratur, para que a gente possa apoiar campanhas promocionais. Vemos um crescimento do Tuismo internacional na ordem de 22% no Brasil e neste ano, pela primeira vez na história do Brasil, vamos chegar a mais de sete milhões de turistas estrangeiros que estão vindo visitar o Brasil. A cada quatro turistas que chegam a cidade é um emprego que é gerado para a população e então é uma indústria limpa, é uma indústria sustentável, é uma indústria que dialoga com combustível do futuro, com a transição energética, que é muito importante a gente poder estar estimulando essa indústria no Brasil"

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos

Veja mais fotos no álbum abaixo.

O Portal PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados