Com Costa e MSC, R11 Travel busca protagonismo na América do Sul
Ricardo Amaral afirmou que empresa passa por uma transição significativa rumo a um novo momento no Brasil
A R11 Travel passa por um dos melhores momentos da sua história. Não é para menos. Além de vender as marcas do Grupo Royal Caribbean com exclusividade para o B2B do Turismo brasileiro, quase triplicou o tamanho do seu portfólio no últimos anos, incluindo as chegadas recentes de Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros.
Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS nesta segunda-feira (14), logo após o anúncio de que a R11 Travel passará a comercializar cruzeiros da MSC, o CEO Ricardo Amaral afirmou que a empresa passa por uma transição significativa rumo a um novo momento dentro do Brasil.
"Esta é uma transição significativa para a R11 Travel. Passamos, num período de um ano, de uma empresa que é distribuidora exclusiva da Royal Caribbean, para uma companhia que tem um portfólio ampliado, passando de quatro para 12 marcas no segmento de cruzeiros. Ou seja, triplicamos o tamanho do portfólio, ainda mais com as chegadas recentes de Costa Cruzeiros e agora da MSC"
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, em entrevista ao Portal PANROTAS
Questionado sobre a importância da R11 Travel para o mercado brasileiro, ainda mais agora comercializando as duas companhias marítimas que são a porta de entrada do público para este mercado de cruzeiros, Ricardo disse que a missão é ter protagonismo nas vendas também da América do Sul.
"Queremos ter um protagonismo nas vendas [para América do Sul], assim como já acontece no Caribe e na Europa, por exemplo. É claro que tem um processo de maturação, até as agências de viagens descobrirem o que estamos vendendo, o que agregar no processo, mas estamos buscando este protagonismo. Isto porque temos uma excelente qualidade de serviço e atenção e respeito pelo agente de viagens. Digo que temos uma grande rede de agências que, quando pensam em cruzeiro, compram com a gente"
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Costa Cruzeiros: foco inicial é a temporada brasileira
No caso da Costa Cruzeiros, o foco inicial é a temporada brasileira, que segundo Ricardo Amaral, está tendo um excelente resultado por conta de viagens de grupos e do Turismo de incentivo.
"É um assunto novo para todo mundo, novo para o mercado, mas estamos aprendendo a lidar com as duas marcas novas, sempre com muita atenção, muita ética e muita vontade de que tudo isso dê certo... E está dando!", destacou o CEO da R11 Travel, em entrevista ao Portal PANROTAS.
MSC: foco são os cruzeiros internacionais
Ao contrário da Costa Cruzeiros, na qual a R11 Travel começou a focar primeiramente na temporada brasileira, a MSC Cruzeiros terá, no primeiro momento, seu portfólio internacional disponível para os agentes de viagens.
Segundo Ricardo Amaral, a temporada da América do Sul com a MSC está em stand-by até as empresas terem seus sistemas integrados. De acordo com o CEO da R11, pelo momento já avançado, não será nesta temporada. "É um tema que deve voltar à tona na temporada 2025/26", disse.
"Neste primeiro momento, vamos focar na venda dos cruzeiros internacionais da MSC, uma oportunidade muito boa de expandir do nosso portfólio. Neste período, eu andei viajando com outras companhias que não trabalhávamos antes para entender sobre produtos, preços e itinerários a fim de maximizarmos as oportunidades e contribuirmos para essas empresas. Agora, vamos ter vendas internacionais da MSC para poder gerar um mercado diferente"
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel
Quando falamos de mercado de experiência, é algo totalmente contrário ao mercado de bens materiais. De acordo com Ricardo, tem mercado alvo para cada um destes produtos. Tanto é que ele, quando embarcado, procurou os cruzeiristas para descobrir o foco principal da viagem, os benefícios e muito mais.
"Vamos começar a vender agora. Já temos uma adesão bacana, somos líderes no Caribe, com um market share significativo, e queremos aumentar ainda mais esta fatia. Estamos fazendo bastante coisa já, mapeando todas as oportunidades, conversando com empresas, destacando os bons produtos... Esse é o caminho"
Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel