Artur Luiz Andrade   |   12/06/2024 13:39
Atualizada em 12/06/2024 13:40

Editorial: Explore cruzeiros antes que seu passageiro

Não é só entrar no navio e deixar o mar te levar: é preciso explorar cruzeiros antes do cliente

Divulgação/ Pullmantur Cruzeiros

Editorial da Revista PANROTAS 1.580 - Especial Cruzeiros:

"A oferta atual de cruzeiros marítimos e fluviais se caracteriza por uma diversidade que vai além da frota disponível em si. Inclui uma infinidade de atividades a bordo, categorias de cabines, opções de passeios em terra, atrações e eventos dentro do navio, shows e gastronomia para todos os gostos, sem falar da escolha do destino e os pré e pós tours que podem ser desenhados. Não é só entrar no navio e deixar o mar te levar. Nunca foi.

Cada navio tem sua alma, sua assinatura, e ela precisa combinar com as intenções dos viajantes. Um cruzeiro traz características únicas e requer uma entrega do passageiro para vivenciar toda sua unicidade. Com a complexa e fascinante oferta atual, esse mergulho demanda planejamento, escolhas, adequação ao perfil e gosto de cada um. Em um mesmo navio, as experiências podem ser opostas e uma tão prazerosa quanto a outra.

Alguns podem esperar que o cliente antenado, conectado e dependente da internet vá tirar de letra essa pesquisa do que, como, quando e por que fazer tudo o que um cruzeiro oferece. Mas pesquisar é bem diferente de vivenciar. Como dissemos, o cruzeiro tem seu ritmo, sua atmosfera, suas peculiaridades. O passageiro precisa ter as escolhas do que fazer à mão, para decidir conscientemente (e não por ignorância) passar o dia todo na piscina ou participar de algumas atividades a bordo, experimentar novos restaurantes, explorar o mundo de possibilidades que o navio oferece.

Explorar é a palavra a que o agente de viagens precisa se dedicar. Conheça o navio nos detalhes, estude cada opção para cada tipo de passageiro. Dedique-se a ser um especialista: frequente os treinamentos das companhias marítimas e fluviais; assista a vídeos promocionais; estude folhetos, mapas e reportagens sobre cada empresa, navio ou sobre particularidades das embarcações; converse com quem já foi e veja as resenhas nos sites especializados; leia os especialistas; visite o maior número de navios que puder (seja em um almoço a bordo em Santos ou em um famtour de 10 dias rumo à Antártida); e, claro, ouça e conheça bem o seu cliente. São as histórias, desejos, sonhos e características que ele te contar que farão seu cérebro dar o match com o cruzeiro ideal, que talvez ele nem saiba que precise fazer.

Caribe, Mediterrâneo, fluviais na Europa, roteiros de expedição, lugares remotos ou mais distantes, Ásia, Austrália, Cingapura... Brasil. Navios grandes, que são um destino em si. Navios pequenos que transformam a viagem em algo íntimo e exclusivo. Navios que estão apenas te levando para o destino tão desejado. Navios com muita festa. Para famílias. Para adultos. Para todos. Navios de grife ou navios superlativos. Navios que falam a nossa língua ou navios que desafiam nossos conhecimentos. Navios gourmet e navios com a melhor fast food. Navios clássicos, navios com design arrojado. Se para nós especialistas já é difícil decidir, imagine para o ansioso viajante, que se depara com inúmeras informações, comentários, preços, itinerários...

Explore antes que seu cliente e o ajude a se apaixonar pelo ato de navegar. Transfira essa paixão que temos para o melhor roteiro possível. Navegue com ele. Mas não esqueça de estar sempre olhando para a próxima parada. O próximo porto. O novo navio que não demora a chegar".

O conteúdo acima faz parte da Revista PANROTAS Especial Cruzeiros; confira na íntegra abaixo:


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