MSC Cruzeiros comemora temporada, mas faz alerta sobre gargalos no Brasil
Altos custos podem forçar a companhia a investir mais em mercados externos e mais rentáveis
A MSC Cruzeiros faz um alerta durante o evento Cruise360, da Clia Brasil, em Santos, realizado neste fim de semana. A companhia aponta que pode reduzir sua oferta no País caso “inúmeros gargalos” não sejam desafogados nos próximos anos. Foi o que explicou diretor geral da companhia no Brasil, Adrian Ursilli.
Os altos custos operacionais estão entre as maiores queixas e podem fazer com que companhias de cruzeiros optem por mercados mais competitivos, como os Estados Unidos, por exemplo. Agravam a situação a inflação alta, e repasses de custos altos, o que impacta diretamente no resultado final da empresa. O executivo também fala sobre o impasse sobre o Perse em Brasília, que impacta todo o setor do Turismo.
“Não se trata de deixar o Brasil de lado. Continuaremos investindo, mas com essa preocupação sobre custos. Nós somos líderes do mercado, com mais de 65% de market share, e vamos continuar investindo no País. Mas, eventualmente será necessário realizar uma redução de oferta gradual, a fim de poder atender outros mercados internacionais, que hoje têm um custo mais baixo e uma rentabilidade maior"
Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil
Perder o foco da MSC Cruzeiros definitivamente não seria uma boa notícia para o Brasil. A companhia é a que mais trouxe navios para nossos mares neste verão, em temporada que vai se encerrar com mais um recorde. "A temporada do ponto de vista de vendas é um sucesso, vamos embarcar mais de 500 mil hóspedes, será a maior temporada da MSC Cruzeiros de todos os tempos no Brasil", conclui Ursill.