Cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje, diz MSC
Viagem inaugural do MSC Euribia foi realizada com zero emissões líquidas de GEE
A primeira viagem do mundo com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), realizada pelo MSC Euribia, o mais novo navio movido a GNL da MSC Cruzeiros, mostra que os cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje, muito antes da meta de 2050 planejada para a indústria.
Após a viagem inaugural do MSC Euribia, com zero emissões líquidas de GEE, de Saint Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, entre 3 e 8 de junho deste ano – incluindo um dia em Amesterdã, a MSC Cruzeiros compartilhou os principais dados e percepções coletadas na viagem. Confira alguns destaques:
- Durante o cruzeiro de quatro dias, o MSC Euribia teve um desempenho 11% melhor do que o seu gêmeo digital – um navio virtual que reproduz o fluxo e a utilização de energia ideais a bordo – alcançando uma economia global de 43 toneladas de combustível;
- Perfis de velocidade, rotas, trim e configuração de motor, além da otimização do consumo de energia relacionada às atividades de hospitalidade, incluindo HVAC, cozinhas e iluminação, garantiram que o MSC Euribia nunca precisasse usar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem;
- Além disso, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do navio, o que significa que não houve necessidade de utilizar as caldeiras durante todo o cruzeiro.
Alcançar o desempenho de zero emissões líquidas foi possível graças ao uso de bio-GNL como combustível. O MSC Euribia utilizou bio-GNL beneficiando-se de um sistema de balanço de massa, o método mais econômico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do GNL renovável, reconhecido pela Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (RED II). Cada lote de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).
A conclusão desta viagem envia um sinal claro de que as operações marítimas com zero emissões líquidas de GEE são possíveis de serem alcançadas atualmente se houverem combustíveis alternativos disponíveis. Os dados e as informações coletados durante a viagem serão utilizados para otimizar os navios existentes na frota, reduzindo a intensidade das emissões em toda a frota da MSC Cruzeiros.
“Estamos extremamente orgulhosos desta conquista, que prova que cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje. O MSC Euribia possui o design de navio de cruzeiro mais eficiente em termos energéticos até o momento, mas precisamos de uma maior disponibilidade de combustíveis renováveis para que a indústria marítima em geral repita este feito de forma consistente. Com o apoio dos governos e das instituições internacionais para incentivar a aceleração dos avanços tecnológicos e a disponibilidade de combustíveis renováveis, a indústria pode alcançar zero emissões líquidas até 2050”, destaca o vice-presidente sênior de Otimização da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, Michele Francioni.
A recente assinatura de uma Carta de Intenções (“LOI”) entre a MSC Cruzeiros e a Gasum, fornecedora de combustível, proporcionará à companhia o acesso ao gás sintético liquefeito, também conhecido como e-GNL, um combustível renovável produzido a partir de hidrogênio, criado por hidrólise, com energia renovável e carbono capturado.
Eficiência energética do MSC Euribia
O MSC Euribia é o projeto de navio de cruzeiro com maior eficiência energética. O navio alcançará um IMO Energy Efficiency Design Index (EEDI) 55% melhor do que o exigido atualmente. O MSC Euribia fará até 44% menos emissões de gases de efeito estufa, por hóspede, por dia, do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Zero emissões líquidas de GEE até 2050
A intensidade das emissões das operações da MSC Cruzeiros diminuiu 33,5% desde 2008 e a empresa afirma que alcançará uma redução de 40% antes da meta da IMO de 2030.
"Alcançar zero emissões líquidas exigirá mais do que encontrar mais eficiência operacional: estamos adotando novas tecnologias e mudando para combustíveis renováveis e sem carbono. Estamos trabalhando com fornecedores de combustível e outros na implantação de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados e biogás. Olhando para o futuro, o hidrogênio verde e o metanol verde provavelmente contribuirão para nossa descarbonização, assim como os eletrocombustíveis (e-fuels) sintéticos. Nosso foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser usadas mundialmente", diz a MSC em comunicado.