Beatriz Contelli   |   24/07/2023 10:52
Atualizada em 24/07/2023 10:53

Royal Caribbean desenvolve ações de gestão de resíduos em alto mar

Companhia de cruzeiros vem atuando na redução do desperdício de alimentos


Divulgação
Icon of the Seas
Icon of the Seas

O Grupo Royal Caribbean garante estar avançando em suas práticas de gestão de resíduos, incluindo sistemas de conversão de resíduos em energia e aplicativos para redução de desperdício de alimentos. O que a companhia assegura ser "os primeiros sistemas da indústria de cruzeiros que transformam diretamente resíduos sólidos em energia a bordo" têm estreia marcada para este ano.

"Ao ser o pioneiro na implementação do primeiro sistema de conversão de resíduos em energia em um navio de cruzeiro, o Grupo Royal Caribbean reforça seu histórico de gestão de resíduos e o compromisso de retirá-los dos aterros locais, além de proporcionar experiências de férias excepcionais de forma responsável", ressalta o CEO da R11 Travel, Ricardo Amaral.

Os sistemas Pirlólise Assistida por Micro-ondas (MAP) e Gaseificação Automática por Micro-ondas (MAG), estreiam respectivamente no Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, e no Silver Nova, da Silversea Cruises. Eles irão receber os resíduos a bordo e convertê-los em gás de síntese (syngas), que o navio poderá utilizar diretamente como energia. Assim como as instalações de conversão de resíduos em energia em terra, o resultado é o reaproveitamento eficiente e sustentável desses resíduos. Um subproduto adicional do sistema, o biochar, também pode ser utilizado como nutriente do solo.

O Grupo Royal Caribbean também está buscando a gestão de resíduos desde o início até o fim e há planos para reduzir em 50% o desperdício de alimentos em toda a frota até 2025. Para isso, a empresa de cruzeiros está implementando iniciativas em todas as suas marcas:

  • Desenvolvimento de uma plataforma exclusiva para monitorar o fornecimento de alimentos e estimar com precisão a quantidade necessária de alimentos a serem produzidos, preparados e encomendados em um determinado dia;
  • Utilização de inteligência artificial (IA) para ajustar a produção de alimentos em tempo real;
  • Introdução de uma função dedicada ao desperdício de alimentos a bordo para monitorar e treinar os membros da tripulação;
  • Acompanhamento da demanda dos hóspedes por itens de menu específicos e ajuste da preparação e encomenda do menu de acordo;
  • Parceria com o World Wildlife Fund (WWF) para introduzir uma campanha de conscientização sobre o desperdício de alimentos nas áreas de refeições da tripulação em toda a frota.

Até o momento, o Grupo Royal Caribbean aponta uma redução de 24% no desperdício de alimentos, concentrando-se na frente do sistema de alimentos, o que previne e aborda muitas das principais causas do desperdício, incluindo gestão de inventário e preparo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados