Agentes de viagens convidados avaliam o MSC Euribia, lançado na Europa
Confira também os números do mais novo navio da MSC Cruzeiros, que também foca em sustentabilidade
Por Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS
Copenhague, Dinamarca - Com capacidade para 6.334 passageiros em 2.241 cabines de dez diferentes categorias, incluindo opções para viajantes solos e pessoas com mobilidade reduzida, e 1.704 tripulantes, o recém-inaugurado MSC Euribia apresenta números que chamam a atenção pela grandiosidade. O navio pesa 184 mil toneladas e tem 331 metros de comprimento, 43 metros de largura e 75,5 metros de altura.
São 19 deques, sendo 15 abertos aos passageiros, e 35 mil metros² de áreas comuns, com um teatro de 975 lugares; uma dezena de restaurantes; 21 bares e lounges, incluindo cinco ao ar livre, e cinco piscinas, uma delas coberta com teto retrátil e outra exclusiva para os hóspedes da categoria de luxo Yatch Club, que ocupa uma área de 2 mil m² nos andares superiores da proa. Há cinco clubes infanto-juvenis divididos por faixas etárias.
A Galleria Euribia, uma espécie de calçadão no centro do navio, é coberta por um domo em LED com 92 m² sobre uma área de 1.250 m². Além de bares, lounges e restaurantes, a Galleria tem 300 m² de lojas. O Euribia vai emitir 44% menos gases de efeito estufa (GEE) por passageiro se comparado a embarcações de dez anos atrás.
A OPINIÃO DO TRADE BRASILEIRO A BORDO DO EURIBIA
Apenas cinco representantes do trade brasileiro foram convidados para a inauguração do novo navio da MSC Cruzeiros. O Portal PANROTAS conversou com todos eles.
Claudio Vila Nova, CVC
“O Euribia é maravilhoso. Meu navio preferido da MSC é o Grandiosa, e olha que também conheço o World Europa. O Euribia é irmão gêmeo do Grandiosa, que estará no Brasil na temporada 2023/2024, saindo do Porto de Santos. São navios encantadores com características marcantes, como a promenade, onde você pode escolher entre um restaurante de cozinha japonesa e outro de cozinha mexicana, ou tomar um café gourmet. São muitas as opções, e isso me impressiona positivamente.
O Euribia ainda tem detalhes a mais, como o motor movido a gás natural liquefeito, a lindíssima pintura no casco, e o nome inspirada na deusa grega dos mares. Ao batizar o navio de Euribia, a MSC deixa clara sua intenção de proteger os oceanos. Tudo é muito bem pensado para transmitir esta mensagem. A riqueza de detalhes cativa o cliente. Para a CVC é mais uma opção de produto com itinerários por uma das paisagens mais lindas do mundo, que são os fiordes noruegueses, no navio mais sustentável do mundo”.
Ines Bellini, Mendes Tour
“Inovação é sempre bem-vinda. Mesmo conhecendo o Grandiosa, o Euribia parece um navio diferente. Você nota a evolução na decoração, nos corredores, em todos os ambientes. Fiquei encantada com o parque aquático. Agora que eu sou avó, passei a prestar mais atenção nas atrações para crianças. Mas também gostei muito de dirigir o simulador de F-1. Espero que a infraestrutura dos portos brasileiros melhore para atender os novos navios e seus hóspedes”.
Joao Pedro Bárbaro, da Qualitours
“O cuidado da MSC com o lançamento do Euribia me chamou a atenção. A empresa sabe que está fazendo algo histórico em termos de ESG. Vai mudar o mercado, e os concorrentes terão que ir atrás. Fiquei muito impressionado com a atenção aos detalhes, principalmente na decoração e nas questões de sustentabilidade. Os brinquedos do kids club, por exemplo, são todos feitos com material reciclado. A MSC também está dando muita atenção ao mercado brasileiro. O Gianni Onorato (CEO da empresa) fez questão de ouvir cada um de nós. A relação custo x benefício do Euribia é muito boa para o brasileiro”.
Luiz Vieira, Viajar Barato
“Vejo muitas evoluções em relação ao Grandiosa, principalmente no design, nas funcionalidades e nos temas sustentáveis. Confesso que não era um entusiasta de sustentabilidade. Mas mudei totalmente de opinião. E estou incorporando novos hábitos. Antes de embarcar no Euribia, por exemplo, fiz uma viagem de carro pela Alemanha e optei por alugar um veículo elétrico em Frankfurt. Não poderia estar mais feliz por participar do primeiro cruzeiro carbono zero da história. O Pierfrancesco Vago (presidente da MSC) só fala sobre sustentabilidade. Aí você vê que a empresa está realmente levando a sério as questões de ESG”.
A PANROTAS viajou a convite da MSC Cruzeiros