Cruzeiros de luxo em alta: marcas destacam seus diferenciais na ILTM
Explora Journeys, Oceania, Regent, Seabourn, SeaDream, Silversea e Swan Hellenic participam do evento
Novo queridinho entre os viajantes de luxo, o setor de cruzeiros de luxo vive seu momento de maior atenção e demanda atualmente. Apontado como tendência por players do setor, e inclusive sendo tema de evento da operadora TTW recentemente, o segmento vem crescendo exponencialmente, ganhando novas embarcações, assim como novas marcas.
Confira a seguir os destaques de nove marcas de cruzeiros de luxo, que são expositoras na ILTM Latin America 2023: Explora Journeys, The Haven by Norwegian, Oceania Cruises, Regent Seven Seas Cruises, Seabourn, SeaDream Yacht Club, Silversea Cruises e Swan Hellenic.
"A Explora Journeys representa a visão da família dona, tornando paixão e sonhos em realidade. Somos uma empresa familiar com um produto familiar. Temos tanto kids club, quanto piscina exclusiva para adultos. E teremos 461 suítes espaçosas. Quando perguntamos aos hóspedes, espaço era a principal solicitação", explicou o diretor de Vendas da Explora Journeys, Chris Austin.
O Explora I fará sua viagem inaugural a partir de Southampton em 17 de julho para navegar pelo norte da Europa. No final do ano, para o período de festas, o navio fará viagens no Caribe.
No Brasil, o ex-ILTM Flávio Corrêa representa a empresa.
The Haven é o conceito de área executiva e exclusiva dentro dos navios Norwegian. Com cerca de 150 suítes exclusivas por navio, a área oferece aos seus hóspedes serviço de mordomo e espaços exclusivos, como restaurante piscina, spa e mais áreas comuns.
Oceania Cruises é a marca upper premium da NCLH. Com dois grupos de navios de médio porte, sendo que um comporta 1,2 mil passageiros e outro 680 passageiros, a marca conta com grande foco em gastronomia, incluindo a oferta de aulas de culinária para os hóspedes. Estela afirma que a Oceania também é especialista em destinos, com roteiros mais longos compostos por pequenos portos com pernoites e mais tempo no destino. Nesta semana, foi inaugurado o mais novo navio da marca, o Vista, o primeiro da classe Allura.
Regent Seven Seas Cruises, por fim, é a marca "seis estrelas". Com navios menores, que comportam entre 490 e 750 passageiros, a marca foca em serviço com um tripulantes para cada 1,3 passageiro. Alimentação, serviço e leque de opções de passeios em terra já inclusos na tarifa foram destacados por Estela, assim como o espaço dentro dos navios. "Considerando o tamanho do navio, a Regent poderia acomodar o dobro de pessoas, mas espaço em alto mar é o verdadeiro luxo", afirmou. A marca ganhará um novo navio, o Seven Seas Grandeur, em novembro deste ano.
"O nosso diferencial nos cruzeiros de expedição é que somos 50% luxo e 50% expedição. Enquanto outras marcas podem focar mais na expedição, promovemos conforto aos nossos hóspedes com suítes maiores, todas com varanda, mais opções de restaurantes e mais áreas públicas. São 2,8 mil metros quadrados de área externa para os hóspedes apreciarem o destino", explicou van Breda.
"Em matéria de tamanho e exclusividade, somos únicos. Visitamos portos que barcos maiores não entram. Além disso, nossos dois barcos passaram por renovação de US$ 10 milhões na pandemia, e estão completamente renovados após troca da madeira e dos tecidos, por exemplo", explicou Angela.
O SeaDream está sempre em busca do sol. Na temporada de final de ano, os iates fazem roteiros no Caribe, e então partem para o Mediterrâneo para fazer roteiros dirante o verão europeu. Em 2025, a SeaDream oferecerá novo itinerário nos fiordes noruegueses.
"Conseguimos deslocar navios para regiões além da Europa. Japão, por exemplo, é uma grande aposta. Outro destino que promovemos é a Islândia. Viagens de expedição também cresceram muito, especialmente Antártica. Com os itinerários tomando uma relevância grande dentro da marca, estamos concentrando nossos esforços em trazer clientes que não são, necessariamente, clientes recorrentes de cruzeiros", explicou Saraiva.
O navio mais novo da Silversea é o Silver Endeavor, de expedição, inaugurado em novembro de 2022. Em agosto de 2023, a armadora estreia a nova classe Evolution, que contará com dois navios. O Silver Nova estreia este ano e o Silver Ray em 2024. "Evolution porque estes navios tem tecnologia de combustão hibrida, com parte de energia elétrica, promovendo assim viagens mais sustentáveis", concluiu.
“Como o navio é pequeno, conseguimos navegar na Antártica em águas mais remotas. A mesma coisa acontece no Mar Mediterrâneo e no Oceano Índico. A Swan Hellenic pretende continuar pequena e exclusiva, oferecendo expedições únicas em apenas três navios, Minerva e Vega, ambos com capacidade para 152 passageiros, e o novo Diana, para até 192 hóspedes”, explicou.
Com design escandinavo e a filosofia de “ver o que ninguém mais vê”, a Swan Hellenic agora tem um gerente de novos negócios para a América do Sul baseado em São Paulo. É Edi Guerreiro, com muitos anos de experiência na indústria de cruzeiros.
Colaborou Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS.
Confira a seguir os destaques de nove marcas de cruzeiros de luxo, que são expositoras na ILTM Latin America 2023: Explora Journeys, The Haven by Norwegian, Oceania Cruises, Regent Seven Seas Cruises, Seabourn, SeaDream Yacht Club, Silversea Cruises e Swan Hellenic.
EXPLORA JOURNEYS
Nova marca do Grupo MSC, a Explora Journeys estreia este ano com o Explora I. O navio construído em Ficantieri, na Itália, conta com 461 suítes, todas de frente para o mar e com 35 metros quadrados. A marca está promovendo o espaço das cabines como seu diferencial. Além disso, a embarcação conta com seis restaurantes, 12 lounges, academia, spa, quatro piscinas e kids club."A Explora Journeys representa a visão da família dona, tornando paixão e sonhos em realidade. Somos uma empresa familiar com um produto familiar. Temos tanto kids club, quanto piscina exclusiva para adultos. E teremos 461 suítes espaçosas. Quando perguntamos aos hóspedes, espaço era a principal solicitação", explicou o diretor de Vendas da Explora Journeys, Chris Austin.
O Explora I fará sua viagem inaugural a partir de Southampton em 17 de julho para navegar pelo norte da Europa. No final do ano, para o período de festas, o navio fará viagens no Caribe.
No Brasil, o ex-ILTM Flávio Corrêa representa a empresa.
NORWEGIAN CRUISE LINE HOLDINGS
Com três marcas presentes na ILTM Latin America 2023, a Norwegian Cruise Line Holdings está apresentando seu variado portfólio de marcas. São elas: The Haven, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises. A diretora geral da NCLH no Brasil, Estela Farina, destaca os diferenciais:The Haven é o conceito de área executiva e exclusiva dentro dos navios Norwegian. Com cerca de 150 suítes exclusivas por navio, a área oferece aos seus hóspedes serviço de mordomo e espaços exclusivos, como restaurante piscina, spa e mais áreas comuns.
Oceania Cruises é a marca upper premium da NCLH. Com dois grupos de navios de médio porte, sendo que um comporta 1,2 mil passageiros e outro 680 passageiros, a marca conta com grande foco em gastronomia, incluindo a oferta de aulas de culinária para os hóspedes. Estela afirma que a Oceania também é especialista em destinos, com roteiros mais longos compostos por pequenos portos com pernoites e mais tempo no destino. Nesta semana, foi inaugurado o mais novo navio da marca, o Vista, o primeiro da classe Allura.
Regent Seven Seas Cruises, por fim, é a marca "seis estrelas". Com navios menores, que comportam entre 490 e 750 passageiros, a marca foca em serviço com um tripulantes para cada 1,3 passageiro. Alimentação, serviço e leque de opções de passeios em terra já inclusos na tarifa foram destacados por Estela, assim como o espaço dentro dos navios. "Considerando o tamanho do navio, a Regent poderia acomodar o dobro de pessoas, mas espaço em alto mar é o verdadeiro luxo", afirmou. A marca ganhará um novo navio, o Seven Seas Grandeur, em novembro deste ano.
SEABOURN
Pierre van Breda definiu a Seabourn como uma marca de "navios pequenos, luxuosos e inclusivos". A marca conta com seis navios, com um sétimo chegando em agosto de 2023. A Seabourn conta com cinco equipamentos oceânicos, três com 229 suítes e dois com 300 suítes. Já os outros dois, que inclui o último inaugurado em 2022 e o novo Seabourn Pursuit, são navios de expedição com 132 suítes e dois submarinos de exploração com capacidade para 12 hóspedes em cada navio."O nosso diferencial nos cruzeiros de expedição é que somos 50% luxo e 50% expedição. Enquanto outras marcas podem focar mais na expedição, promovemos conforto aos nossos hóspedes com suítes maiores, todas com varanda, mais opções de restaurantes e mais áreas públicas. São 2,8 mil metros quadrados de área externa para os hóspedes apreciarem o destino", explicou van Breda.
SEADREAM YACHT CLUB
Angela Belluco, diretora de Vendas da SeaDream Yacht Club no Brasil, afirma que estar a bordo de um equipamento da marca "é como estar no iate de seu melhor amigo". Isso porque os dois iates SeaDream estão entre os menores e mais exclusivos, com capacidade para 112 pessoas (56 casais), que são atendidas por 95 tripulantes."Em matéria de tamanho e exclusividade, somos únicos. Visitamos portos que barcos maiores não entram. Além disso, nossos dois barcos passaram por renovação de US$ 10 milhões na pandemia, e estão completamente renovados após troca da madeira e dos tecidos, por exemplo", explicou Angela.
O SeaDream está sempre em busca do sol. Na temporada de final de ano, os iates fazem roteiros no Caribe, e então partem para o Mediterrâneo para fazer roteiros dirante o verão europeu. Em 2025, a SeaDream oferecerá novo itinerário nos fiordes noruegueses.
SILVERSEA CRUISES
Com 12 navios em sua frota, a Silversea Cruises se destaca entre os cruzeiros de luxo pela quantidade de embarcações, defende Jean Saraiva, diretor de Vendas da companhia no Brasil. Segundo ele, a grande frota resulta em uma quantidade grande de itinerários."Conseguimos deslocar navios para regiões além da Europa. Japão, por exemplo, é uma grande aposta. Outro destino que promovemos é a Islândia. Viagens de expedição também cresceram muito, especialmente Antártica. Com os itinerários tomando uma relevância grande dentro da marca, estamos concentrando nossos esforços em trazer clientes que não são, necessariamente, clientes recorrentes de cruzeiros", explicou Saraiva.
O navio mais novo da Silversea é o Silver Endeavor, de expedição, inaugurado em novembro de 2022. Em agosto de 2023, a armadora estreia a nova classe Evolution, que contará com dois navios. O Silver Nova estreia este ano e o Silver Ray em 2024. "Evolution porque estes navios tem tecnologia de combustão hibrida, com parte de energia elétrica, promovendo assim viagens mais sustentáveis", concluiu.
SWAN HELLENIC
Roteiros únicos para menos de 200 passageiros. Assim a Swan Hellenic está apresentando sua marca aos compradores brasileiros na ILTM Latin America. Mas antes mesmo da estreia na feira de viagens de luxo, os brasileiros já eram a maior delegação na última expedição da temporada na Antártica 2023, conta Bruno Dieguez, diretor de comunicação da X-Mart, agência de marketing no Brasil da companhia, que esteve a bordo do cruzeiro no SH Vega.“Como o navio é pequeno, conseguimos navegar na Antártica em águas mais remotas. A mesma coisa acontece no Mar Mediterrâneo e no Oceano Índico. A Swan Hellenic pretende continuar pequena e exclusiva, oferecendo expedições únicas em apenas três navios, Minerva e Vega, ambos com capacidade para 152 passageiros, e o novo Diana, para até 192 hóspedes”, explicou.
Com design escandinavo e a filosofia de “ver o que ninguém mais vê”, a Swan Hellenic agora tem um gerente de novos negócios para a América do Sul baseado em São Paulo. É Edi Guerreiro, com muitos anos de experiência na indústria de cruzeiros.
Colaborou Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS.