Temporada de cruzeiros 22/23 gera R$ 400 milhões para Baixada Santista
Terminal do Porto de Santos (SP), recebeu 16 navios em 143 escalas e 96 dias de operação
No último domingo (16), a temporada de cruzeiros marítimos 2022/2023 chegou ao fim e gerou R$ 400 milhões para a economia da Baixada Santista, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Concais, terminal de cruzeiros do Porto de Santos (SP), recebeu 16 navios em 143 escalas e 96 dias de operação.
Ao todo passaram pelo terminal 884,6 mil passageiros, sendo 12,7 mil passageiros internacionais e 43,5 mil turistas brasileiros vindos de cidades como Rio de Janeiro, Itajaí e Salvador. Destaque também para os 34,5 mil tripulantes que estiveram em trânsito na cidade. O terminal promete um novo salão de embarque para a próxima temporada.
Para a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, esses números reforçam a importância do terminal de Santos para a economia do País.
“Muitos passageiros se hospedam na cidade um ou dois dias antes do embarque, além dos passageiros que estão em trânsito e visitam os nossos pontos turísticos. Importante o número de embarques por Santos, 58% da oferta de leitos dos armadores. Esses turistas visitam os demais destinos do Brasil e Mercosul, como Itajaí, Rio de Janeiro, Búzios, Buenos Aires, Salvador e outros”, aponta Sueli.“O sucesso dessa temporada se deu pela vontade dos cruzeiristas retornar as viagens de navios e, graças ao empenho dos nossos colaboradores, terceirizados, das armadoras que são responsáveis por realizar o embarque e desembarque dos passageiros e proporcionar momentos inesquecíveis a bordo dos navios, os agentes marítimos, as autoridades e todo o trade do segmento de cruzeiros em Santos. Nosso agradecimento à Polícia Federal, Polícia Civil, Receita Federal e Guarda Portuária e Secretaria de Turismo”, diz.
Outro impacto positivo para a cidade foi a alta demanda por estacionamento. “Devido a altíssima demanda, o Concais ampliou sua capacidade de vagas para estacionamento em 70%, com dois novos pátios. Ainda assim, pudemos perceber que os estacionamentos, tanto aqueles próximos ao terminal como um pouco mais distantes, ficaram lotados. Isso só mostra que a temporada é muito importante para movimentar a economia da cidade de forma direta e indireta”.
Expectativa
Segundo Sueli, a expectativa para a temporada 2023/2024 é de que esses números se mantenham com a vinda do MSC Grandiosa, com capacidade para 6,3 mil passageiros, além do retorno dos mini cruzeiros – cruzeiros de até três noites – durante toda a temporada, realizados pelo MSC Armonia, “uma ótima oportunidade para quem quer viajar, mas não pode ficar muitos dias a bordo de um navio”, reforça Sueli. Outro destaque é o retorno do Costa Diadema e MSC Seaview.
Investimentos e manutenção
Para a próxima temporada estão previstos investimentos para ampliação do armazém de bagagens e a construção de um novo salão para embarques.
Fora da temporada são realizadas as manutenções prediais, tanto preventivas como corretivas de grande vulto, segundo a diretora. “Também recebemos as auditorias de ISO e damos início aos preparativos para a próxima temporada”, conta Sueli.
A próxima temporada deve começar no dia 25 de outubro deste ano.