Victor Fernandes   |   13/05/2022 14:56
Atualizada em 13/05/2022 15:15

NCL registra US$ 521,9 milhões de receita no 1T22 e espera 2023 histórico

Empresa retornou com toda a frota ao serviço com o Norwegian Spirit de volta ao mar

Divulgação
Empresa retornou com toda a frota ao serviço com o Norwegian Spirit de volta ao mar
Empresa retornou com toda a frota ao serviço com o Norwegian Spirit de volta ao mar
A Norwegian Cruise Line Holdings informou seus resultados financeiros para o trimestre encerrado em 31 de março de 2022 e forneceu atualização de negócios.

“Na semana passada, alcançamos o maior marco até agora em nosso Grande Retorno à Navegação com o Norwegian Spirit, o último navio da nossa frota a retomar a navegação, dando as boas-vindas aos hóspedes a bordo em Papeete, Tahiti. O esforço para reiniciar nossa frota não teria sido possível sem a incrível coragem de toda a equipe Norwegian e o apoio inabalável de nossos principais parceiros e partes interessadas em todo o mundo”, disse Frank Del Rio, presidente e diretor executivo da Norwegian Cruise Line Holdings.

“Olhando para o futuro, nossa estratégia é aumentar a ocupação de maneira disciplinada com o objetivo de superar os níveis históricos de rendimento líquido para todo o ano de 2023, mantendo os altos índices de satisfação dos hóspedes e a forte geração de receita a bordo que estamos experimentando atualmente. Estamos encorajados que a demanda do consumidor permaneça robusta com os volumes líquidos de reservas não apenas voltando aos níveis pré-Omicron, mas agora se aproximando dos níveis históricos, apesar de um recuo temporário devido ao conflito Rússia-Ucrânia. Os preços permanecem muito fortes para todos os períodos futuros e nossa estratégia de agregação de valor está funcionando melhor do que nunca”, completou Del Rio.

RETORNO DA FROTA

A companhia concluiu em 7 de maio de 2022 o relançamento da frota em fases e toda a sua frota de 28 navios está novamente em operação. Essa conquista significativa marca a conclusão de um processo de quase 10 meses para retornar os navios ao serviço, iniciado com o Norwegian Jade em julho de 2021.

Ao final do primeiro trimestre de 2022, a companhia tinha 85% de sua capacidade operacional. A ocupação no primeiro trimestre de 2022 foi de 48%, refletindo principalmente o impacto da Omicron, que causou desafios e interrupções operacionais, incluindo restrições adicionais de viagens, aumento de protocolos relacionados à saúde e certos fechamentos portuários.

Durante o aumento, a companhia continuou a seguir sua estratégia principal de go-to-market e não deu descontos para aumentar as taxas de ocupação de curto prazo. À medida que os impactos das reservas da Omicron e do conflito na Ucrânia diminuíram, os volumes líquidos de reservas e os níveis de ocupação aumentaram sequencialmente a cada mês. Apesar desses desafios, o forte preço das passagens e a receita a bordo geraram uma contribuição positiva em dinheiro na frota que operou no trimestre.

O conflito Rússia-Ucrânia resultou no cancelamento ou modificação de aproximadamente 60 cruzeiros em 2022, o que incluiu todas as viagens com escalas para portos na Rússia. Três navios foram redistribuídos como resultado do conflito, incluindo o Norwegian Getaway para Port Canaveral, o Marina, da Oceania Cruises' para as Ilhas Britânicas e o Seven Seas Splendor da Regent para o norte da Europa. Além disso, a NCL também removeu todas as escalas para portos na Rússia de seus itinerários em 2023.

A companhia atingiu um importante ponto de inflexão financeira em março, com o Fluxo de Caixa Operacional ligeiramente positivo. A Norwegian também espera que o Fluxo de Caixa Operacional seja positivo para o segundo trimestre de 2022.

RESERVAS E PERSPECTIVAS

O trimestre começou com reservas negativas, principalmente para viagens próximas, impactadas negativamente pelo aumento do Omicron, que começou a melhorar em meados de janeiro. Esse momento foi temporariamente interrompido, pois a companhia experimentou cancelamentos elevados, principalmente para itinerários na região do Báltico, nas semanas imediatamente após o início do conflito Rússia-Ucrânia. No entanto, esse impacto foi de curta duração e os volumes líquidos de reservas desde então mostraram uma melhoria sequencial, não apenas voltando aos níveis pré-Omicron, mas também se aproximando do ritmo de reservas necessário para navegar consistentemente em níveis históricos de ocupação.

Como resultado dos reveses temporários da Omicron e do conflito Rússia-Ucrânia, a atual posição acumulada da empresa para o segundo semestre de 2022 está abaixo do período comparável de 2019, mas com preços significativamente mais altos, mesmo quando inclui o impacto diluidor de futuros créditos de cruzeiro (“FCC”). A posição registrada melhora ao longo do ano com o quarto trimestre de 2022 em linha com o período comparável de 2019 e a preços significativamente mais altos. As tendências de reservas para 2023 continuam positivas, com a posição reservada e os preços significativamente mais altos e em níveis recordes quando comparados às reservas para 2019 e pré-pandemia 2020 em um ponto comparável na curva de reservas. O saldo de vendas antecipadas de passagens da empresa, incluindo a parte de longo prazo, aumentou US$ 418 milhões no trimestre para US$ 2,2 bilhões em 31 de março de 2022. Isso inclui aproximadamente US$ 0,6 bilhão em FCCs ou 27% do saldo total do depósito. O total bruto de vendas antecipadas de passagens foi de aproximadamente US$ 1,1 bilhão durante o trimestre, o nível mais alto desde o início da pandemia.

LIQUIDEZ E RECUPERAÇÃO FINANCEIRA

A companhia continua a tomar medidas proativas para aumentar a liquidez e flexibilidade financeira no ambiente atual e otimizar seu balanço. Em 31 de março de 2022, a posição total da dívida da empresa era de US$ 13,6 bilhões e a liquidez da empresa era de US$ 3,1 bilhões, consistindo em caixa e equivalentes de caixa e um compromisso de US$ 1 bilhão disponível até 15 de agosto de 2022

Como parte de seu plano de recuperação financeira, a empresa levantou aproximadamente US$ 2,1 bilhões por meio de uma série de transações de dívida em fevereiro de 2022 para otimizar ainda mais seu balanço. Os recursos dessas transações foram usados para resgatar todas as notas com garantia sênior de 12,25% com vencimento em 2024 e notas com garantia sênior de 10,25% com vencimento em 2026, com o saldo dos recursos previsto para ser usado para fazer pagamentos programados do principal da dívida com vencimento em 2022, incluindo quaisquer juros acumulados e não pagos sobre eles, bem como prêmios, taxas e despesas relacionadas, em cada caso. Além disso, em relação a essas transações, os vencimentos das dívidas foram estendidos e algumas garantias foram liberadas.

A queima de caixa média mensal da empresa para o primeiro trimestre de 2022 foi de aproximadamente US$ 375 milhões, abaixo da estimativa anterior de aproximadamente US$ 390 milhões. Esta taxa de queima de caixa não inclui entradas de caixa de reservas ou contribuições de navios que voltaram ao serviço. A partir de abril de 2022, a Companhia retomou os pagamentos de amortização de dívidas que estavam diferidos durante a pandemia.

“Estou incrivelmente orgulhoso do progresso significativo que fizemos até o momento em nossa recuperação operacional e financeira, demonstrando a resiliência de nossa empresa à medida que navegamos no ambiente de saúde pública em evolução e nos conflitos geopolíticos”, disse Mark A. Kempa, vice-presidente executivo e chefe diretor financeiro da Norwegian Cruise Line Holdings. “Com toda a nossa frota agora de volta ao serviço de receita, atingimos um marco crítico, que acreditamos resultará em fluxo de caixa operacional positivo para o segundo trimestre. Estamos focados em aproveitar esse momento de recuperação e nos preparar para cumprir nosso perfil de crescimento líder do setor até 2027, representando um crescimento de capacidade de 50% em relação a 2019, começando com o incrível e primeiro em sua classe, o Norwegian Prima neste verão setentrional”, completou.

RESULTADOS 1T22

O prejuízo líquido GAAP (“Princípios Contábeis Geralmente Aceitos”) foi de US$ 1 bilhão ou EPS (Lucro por Ação) de US$ 2,35 comparado ao prejuízo líquido de US$ 1,4 bilhão ou EPS de US$ 4,16 no ano anterior. A empresa reportou prejuízo líquido ajustado de US$ 760,5 milhões ou EPS ajustado de US$ 1,82 em 2022. Isso se compara ao prejuízo líquido ajustado e EPS ajustado de US$ 668,6 milhões e US$ 2,03, respectivamente, em 2021.

A receita aumentou para US$ 521,9 milhões em comparação com US$ 3,1 milhões em 2021 devido à retomada das viagens de cruzeiro.

As despesas operacionais totais de cruzeiros aumentaram 266,1% em 2022 em comparação com 2021, principalmente devido à retomada das viagens de cruzeiro. O aumento em 2022 reflete maior folha de pagamento, combustível e custos variáveis diretos de navios totalmente operacionais. O custo de alguns itens como alimentos, combustível e logística também aumentou devido à inflação. Adicionalmente, em 2022, houve um aumento nos custos de reparo e manutenção, incluindo as docas secas planejadas

O preço do combustível por tonelada métrica, líquido de hedges, aumentou para US$ 724, de US$ 590 em 2021. A empresa informou despesas com combustível de US$ 135,5 milhões no período.

As despesas com juros, líquidas, foram de US$ 327,7 milhões em 2022 em comparação com US$ 824,4 milhões em 2021. A diminuição nas despesas com juros reflete perdas menores com a extinção de dívidas e custos de modificação da dívida, que foram de US$ 188 milhões em 2022 em comparação com US$ 674 milhões em 2021. A diminuição nos juros a despesa também reflete a menor despesa com juros em relação aos refinanciamentos recentes, parcialmente compensada por saldos de dívida mais altos e taxas LIBOR mais altas.

Outras receitas (despesas), líquidas, foram receitas de US$ 38,1 milhões em 2022 em comparação com US$ 27,2 milhões em 2021. Em 2022 e 2021, a receita estava relacionada principalmente a ganhos em certos swaps de combustível e câmbio de moeda estrangeira.

PERSPECTIVAS

Como resultado da pandemia de covid-19, mais recentemente alimentada pela variante Omicron e os efeitos do conflito Rússia-Ucrânia, enquanto a Companhia não pode estimar com certeza o impacto em seus negócios, condição financeira ou resultados operacional de curto ou longo prazo, ela reportará um prejuízo líquido para o segundo trimestre de 2022. A Empresa não fornece resultados futuros estimados com base em GAAP porque a Empresa não pode prever, com certeza razoável, o movimento futuro das taxas de câmbio ou o impacto futuro de certos ganhos e encargos. Esses itens são incertos e dependerão de vários fatores, incluindo condições do setor, e podem ser relevantes para os resultados da Empresa calculados de acordo com o GAAP

Espera-se que as despesas de capital previstas para construções não novas para todo o ano de 2022 sejam de aproximadamente US$ 500 milhões. As despesas previstas da empresa relacionadas a contratos de construção de navios foram de US$ 1,6 bilhão para o restante de 2022 e US$ 2,5 bilhões e US$ 1,4 bilhão para os anos encerrados em 31 de dezembro de 2023 e 2024, respectivamente. A Empresa possui financiamento de crédito à exportação para as despesas previstas relacionadas a contratos de construção de navios de US$ 0,9 bilhão para o restante de 2022 e US$ 2,0 bilhões e US$ 0,7 bilhão para os exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2023 e 2024, respectivamente.

Espera-se que as despesas com juros, líquidas, sejam de aproximadamente US$ 155 milhões para o segundo trimestre de 2022 e US$ 605 milhões para todo o ano de 2022, excluindo perdas na extinção de dívidas. Depreciação e amortização devem ser de aproximadamente US$ 180 milhões para o segundo trimestre de 2022 e US$ 750 milhões para todo o ano de 2022.

ATUALIZAÇÕES E OUTROS DESTAQUES

Ambiental, Social e de Governança (“ESG”)
• Comprometida a buscar emissões líquidas zero até 2050 em todas as operações e cadeia de valor da Empresa. Para apoiar seu caminho para o zero, a Empresa também se comprometeu a desenvolver metas de redução de gases de efeito estufa de curto prazo.
• Publicou o primeiro Relatório da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (“TCFD”) que fornece transparência crítica às partes interessadas.
• O presidente e CEO Frank Del Rio assinou o compromisso de Ação do CEO para Diversidade e Inclusão em março de 2022, demonstrando ainda mais o compromisso com o avanço da diversidade, equidade e inclusão no local de trabalho.

Atualizações de frota e marca
• A estrela pop mundialmente famosa e jurada do "American Idol" Katy Perry será a madrinha do mais novo navio da Norwegian Cruise Line, o Norwegian Prima, e será a principal artista da cerimônia de batismo do navio.
• A Norwegian Cruise Line lançou a primeira coleção NFT da indústria de cruzeiros, aberta para leilão e venda, e vendeu uma coleção de seis NFTs para comemorar o lançamento da classe Norwegian Prima. Os NFTs foram criados por Manuel Di Rita, amplamente conhecido como "Peeta", o artista italiano que projetou a arte do casco do Norwegian Prima e seu navio irmão Norwegian Viva. Todos os rendimentos do leilão e das vendas da NFT serão doados para a Teach For America.
• A Oceania Cruises estabeleceu um novo recorde de reservas de um dia em 2 de março de 2022 com o lançamento de sua viagem 2024 Volta ao Mundo em 180 Dias e suas Grand Voyages na região Ásia-Pacífico, superando o recorde anterior estabelecido em setembro de 2021 em quase 12%.
• Comemorou a flutuação do mais novo navio Vista, da Oceania Cruises, de 67.000 toneladas com 1.200 convidados no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, Itália. O Vista será lançado em abril de 2023.
• Anunciou que a Riviera e Marina da Oceania Cruises passarão por uma nova inspiração de ponta a ponta em 2022 e 2023 como parte do programa OceaniaNEXT.
• A Regent Seven Seas Cruises marcou o retorno de toda a sua frota ao serviço em 26 de março de 2022.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados