MSC e Explora Journeys aderem programa de certificação ambiental
Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC é a primeira grande empresa de cruzeiros a fazer parte da iniciativa
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC aderiu ao Green Marine Europe Label, programa voluntário de certificação ambiental para a indústria marítima, tornando-se a primeira grande empresa global de cruzeiros a fazê-lo. A iniciativa europeia foi lançada em 2020 com o objetivo de criar um mecanismo que apoie as armadoras na demonstração de seu desempenho ambiental na Europa. Esta ação contempla a meta da Divisão de Cruzeiros do grupo de atingir zero emissões líquidas até 2050.
Segundo comunicado, a MSC Cruzeiros e a marca de luxo Explora Journeys comprometeram-se a apresentar os seus resultados anuais de desempenho ambiental a uma entidade externa de verificação credenciada e a publicá-los. Destacaram também o comprometimento em mensurar seu desempenho ambiental de acordo com as diretrizes do programa, acompanhando o progresso em oito indicadores-chave de performance: espécies aquáticas invasoras, emissões de poluentes atmosféricos (SOx e PM), emissões de poluentes atmosféricos (NOx), emissões de gases de efeito estufa, descarte de óleo, gestão de resíduos, ruído subaquático e reciclagem responsável.
“Mesmo enquanto enfrentamos os desafios dos últimos dois anos, nunca perdemos de vista nossas responsabilidades a longo prazo. Em linha com o nosso compromisso com a sustentabilidade e o nosso objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050, o Green Marine Europe Label nos ajudará a demonstrar nosso progresso e compartilhá-lo com nossos hóspedes, as comunidades que visitamos e nossos stakeholders. Tudo isso, enquanto continuamos nosso trabalho em vários projetos que estudam o desenvolvimento de combustíveis verdes e soluções tecnológicas e esperamos trazê-los à vida o mais rápido possível”, disse o presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do empresa, Pierfrancesco Vago.
Nos últimos anos, o grupo fez avanços em todas as áreas de suas operações de cruzeiros, devido à implantação de tecnologias ambientais, combustíveis e soluções de última geração. Estas incluem sistemas avançados de controle de emissões, sistemas de tratamento de água de lastro, sistemas de tratamento de águas residuais, entre outros. Os dois primeiros navios da Explora Journeys, atualmente em construção, contarão com essas e outras soluções ambientais.