Cruzeiros estão autorizados no Brasil a partir de segunda-feira, dia 1/11
Ministério da Saúde define medidas de emergência para tratar casos a bordo
A partir da próxima segunda-feira, 1º de novembro, os cruzeiros marítimos estão autorizados a voltar à costa brasileira para roteiros regulares. É o que diz a portaria 658, assinada em 5 de outubro pelos ministros da Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura. A temporada oficial começa em 5 de novembro, com um cruzeiro do MSC Preziosa, da MSC Cruzeiros.
Hoje, o Ministério da Saúde publicou nova portaria, a 2.928, com data de 26 de outubro, estabelecendo as regras e condições de isolamento caso haja casos de covid-19 a bordo de uma embarcação.
As medidas incluem aviso à tripulação de qualquer sintoma, testagem, isolamento e tratamento a bordo. A quarentena prevista varia de 10 a 20 dias. Os navios serão classificados em quatro níveis, de acordo com o número de casos detectados a bordo.
O setor ainda aguarda a autorização para os cruzeiros para Argentina e Uruguai (por ora somente cruzeiros no Brasil estão permitidos) e a publicação dos protocolos definidos pela Anvisa.
Confira a tabela abaixo, classificando os navios de acordo com os casos a bordo.