Filip Calixto   |   28/09/2021 12:51
Atualizada em 28/09/2021 12:53

Ocean Cay, da MSC, comemora nascimento de tartarugas marinhas

A Ocean Cay MSC Marine Reserve tem como um de seus objetivos a preservação do fauna e da flora local


Divulgação
A Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privativa da empresa, celebra centenas de filhotes de tartarugas-marinhas fazendo seu caminho para o mar
A Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privativa da empresa, celebra centenas de filhotes de tartarugas-marinhas fazendo seu caminho para o mar
Desde agosto, a MSC Cruzeiros testemunha centenas de filhotes de tartarugas-marinhas fazendo seu caminho para o mar, a partir de vários ninhos que surgiram na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privativa da empresa. Esse momento histórico é consequência do projeto bem-sucedido da MSC Cruzeiros de devolver à ilha e às águas ao redor seu antigo status de ambiente próspero para a flora e fauna nativas. Mais de seis ninhos foram identificados até agora e todos eles estão sendo monitorados na ilha.

Com a realização dessas ações de preservação ambiental, a MSC reitera que um dos objetivos do Ocean Cay é fazer com que o antigo local industrial de extração de areia resgate a sua beleza primitiva e atraia espécies locais da fauna e da flora em terra e no oceano. Desde a sua abertura, no final de 2019, a ilha tem recuperado suas características nativas e a prova do progresso, segundo representantes da empresa, do programa de conservação pode ser vista pelo fato de que filhotes de tartarugas-marinhas foram observados fazendo seu caminho para o mar, partindo de ninhos na ilha.

A diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, Linden Coppell, comenta que as ações no destino são benéficas para a empresa e para a natureza local. “Estamos absolutamente emocionados ao ver as tartarugas-marinhas chegarem às praias da Ocean Cay para botar ovos tão cedo. Isso pode levar muitos anos para acontecer dentro de um ecossistema recém-restaurado e não tínhamos certeza se elas viriam ou quando. Esperamos ver muitos mais filhotes nas futuras temporadas de nidificação, e que essas recém-chegadas voltem a Ocean Cay quando chegar a hora de fazerem seus ninhos”, diz.

Neste ano, assim que foram identificadas evidências de ninhos na ilha, todos os locais de nidificação foram marcados e monitorados regularmente, a fim de proteger essas espécies vulneráveis e garantir sua melhor chance de sobrevivência. Os procedimentos estão em vigor em toda a ilha, por meio do Plano de Gestão da Biodiversidade, para dar suporte às tartarugas e garantir sua proteção, especialmente durante a temporada de postura de ovos.

Uma das prioridades na Ocean Cay é a restauração dos corais, que como parte essencial do ecossistema marinho, precisam ser protegidos, pois garantem a biodiversidade e protegem os litorais. A vida marinha ao redor da ilha está prosperando, e as águas se tornaram populares entre as tartarugas-verdes, tartarugas-de-pente e as tartarugas-marinhas, vistas frequentemente nas águas ao redor da ilha. A Ocean Cay é um importante local de forrageamento para jovens tartarugas-marinhas e filhotes, quando frequentam habitats litorâneos, como os tapetes de ervas marinhas e recifes de coral.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados