Filip Calixto   |   11/05/2021 13:20
Atualizada em 12/05/2021 11:53

MSC detalha seu projeto de navegação sustentável

Linden Coppell, diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, detalhe os planos da empresa

Linden Coppell, diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, esclarece em entrevista como estão estruturados os planos da empresa no que diz respeito à preservação do meio ambiente e cuidados com a sustentabilidade. Em 12 perguntas, a executiva esclarece que ações estão em vigor nesse momento, e como a companhia planeja um futuro de preservação para os cruzeiros.

Divulgação
Linden Coppell, diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros
Linden Coppell, diretora de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros
Confira abaixo a entrevista

Fale sobre sua função na MSC Cruzeiros

Trabalho na área de Sustentabilidade há mais de 25 anos. Comecei como consultora e depois entrei para a Cathay Pacific Airways, em Hong Kong, antes de me mudar para a Etihad Airways, onde trabalhei por 10 anos em Abu Dhabi.

Como diretora de Sustentabilidade, minha função é garantir que a MSC Cruzeiros cresça de forma sustentável e tenho que, é claro, trabalhar em estreita colaboração com uma série de parceiros externos, como a Organização Marítima Internacional, a Clia, o World Travel and Tourism Council e com os muitos parceiros da indústria com os quais colaboramos em projetos e iniciativas. Faço parte do Conselho Consultivo de Sustentabilidade da empresa, liderado pelo nosso presidente executivo, Pierfrancesco Vago, que é responsável por aprovar ações para atingir as metas de sustentabilidade do negócio e garantir que a sustentabilidade esteja incorporada em toda a organização.

Qual a visão do grupo MSC sobre questões sustentáveis e o que a empresa espera alcançar?

Nosso objetivo é ser considerado um negócio responsável e viável no futuro, em todos os aspectos das operações e atividades, seja garantindo o bem-estar de nossos funcionários, promovendo conformidade e responsabilidade por meio de nossa cadeia de suprimentos ou garantindo benefícios econômicos e sociais tangíveis às comunidades que visitamos ou com as quais nos relacionamos.

Dada a natureza do nosso setor, quando as pessoas falam sobre sustentabilidade, o foco tende a ser nas questões e preocupações ambientais. E, dentro disso, nossa atual dependência de combustíveis fósseis para alimentar nossos navios faz com que a descarbonização seja um foco importante. Na MSC Cruzeiros, nossa meta é atingir zero emissão em todas as nossas operações, tanto no mar quanto em terra. Naturalmente, não podemos atingir nossos objetivos sem a colaboração de outros participantes inovadores do setor e estamos totalmente comprometidos em possibilitar e utilizar novas soluções de tecnologia ambiental para atingir o nosso objetivo.

Como o programa de construção de navios demonstra esse compromisso com o meio ambiente?

Basicamente, só podemos utilizar a tecnologia que está disponível comercialmente. É muito importante para nós levarmos a bordo a tecnologia mais recente, porque nossos navios provavelmente estarão em operação por muitas décadas. Nossos mais novos navios estarão operando após 2050 e projetar navios agora que sejam adequados para o propósito nos próximos 40 anos é essencial. Nós nos esforçamos para melhorar continuamente o desempenho ambiental de nossa frota e, para cada novo navio que construímos, buscamos tecnologias futuras que ajudarão a minimizar nosso impacto ambiental.

Quais tecnologias ambientais serão introduzidas a bordo dos novos navios MSC Virtuosa e MSC Seashore para reduzir as emissões?

Os Sistemas de Limpeza de Gases de Escape - EGCS - garantem a remoção do enxofre dos gases de escape antes de serem emitidos para a atmosfera. Os sistemas híbridos instalados pela MSC Cruzeiros permitem que a água de lavagem do EGCS seja coletada em áreas sensíveis, como em portos, e descarregada em vez de descartada diretamente no mar.

Divulgação
O MSC Seashore, um dos novos navios da frota MSC
O MSC Seashore, um dos novos navios da frota MSC
O que faz o sistema de redução catalítica seletiva?


Um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) remove óxidos de nitrogênio dos gases de exaustão, passando-os por um catalisador metálico. As moléculas de óxido de nitrogênio reagem com o metal e são convertidas em nitrogênio e água, ambos compostos inofensivos.

Como a MSC planeja alcançar os padrões da indústria de cruzeiros em termos de tratamento de águas residuais?

Nossos dois novos navios em 2021 - MSC Virtuosa e MSC Seashore - ambos têm Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais que foram projetados de acordo com a Resolução MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional, com padrões de purificação superiores à maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra.

Os sistemas de tratamento de água de lastro garantem que qualquer água de lastro descarregada esteja livre de espécies potencialmente invasoras.

Explique melhor o processo de gerenciamento de resíduos no navio

Todos os nossos navios são equipados com instalações completas de gerenciamento e reciclagem de resíduos sólidos. Todos os resíduos orgânicos, bem como itens descartáveis recicláveis, incluindo plásticos, metais, papel e vidro, são coletados e separados por membros da equipe de manuseio de resíduos da tripulação, especialmente treinados. Os resíduos são compactados, separados ou incinerados e o lixo residual é cuidadosamente entregue em instalações dedicadas nos portos.

Treinar nossa equipe, não apenas para manusear os resíduos, mas para entender a importância da gestão de resíduos, é fundamental para o que fazemos. Nossos membros da tripulação recebem treinamentos contínuos para garantir que permaneçam atualizados com os mais altos padrões e possam informar nossos hóspedes sobre a necessidade de separação e reciclagem.

O Oficial de Conformidade Ambiental de cada navio é responsável por garantir que os protocolos de gestão de resíduos sejam seguidos.


Como melhorar a eficiência energética de navios?

A eficiência energética é um fator crucial no projeto de nossos navios. Todas as nossas novas construções incorporam uma ampla gama de equipamentos com eficiência energética para ajudar a reduzir a resistência e otimizar as operações do navio e de hotelaria.

Trabalhamos em estreita colaboração com os construtores navais para que todos os nossos novos navios sejam equipados com monitoramento remoto de energia e sistemas de análise que permitem suporte em tempo real em terra para otimizar a eficiência operacional a bordo.

A bordo do próprio navio, temos uma série de medidas que melhoram a eficiência energética. Isso inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos automatizados de recuperação de energia, que redistribuem o calor e o frio para reduzir a demanda. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gerenciamento inteligentes que aumentam ainda mais o perfil de economia de energia.

Como os novos navios são entregues? E como eles são projetados para proteger a vida marinha durante a navegação?

O MSC Virtuosa e seu navio irmão MSC Grandiosa estão equipados com sistemas de gerenciamento de ruído subaquático irradiado que minimizam o som acústico e a vibração. Isso garante um alto nível de conforto para os hóspedes e tripulantes e reduz o impacto potencial no comportamento dos mamíferos marinhos.

E o que pode comentar sobre o MSC World Europa?

O MSC World Europa, nosso primeiro navio movido a gás natural liquefeito (GNL), será entregue em 2022 e está sendo construído pelo estaleiro Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, o primeiro navio de cruzeiro movido a GNL a ser construído na França.

O GNL é o combustível mais limpo atualmente disponível no mercado e veremos melhorias ambientais significativas com as emissões de carbono reduzidas em até 20%.

O MSC World Europa será algo especial porque será nosso primeiro navio movido a GNL. Também estamos pesquisando quais outras tecnologias de combustível poderiam ser empregadas no futuro, como a tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC).

Este é um projeto importante com o Chantiers de l’Atlantique.

O combustível em um navio de cruzeiro tem que gerar energia para impulsionar o navio na água e também fornecer o calor e a eletricidade para as operações de hotelaria.

As células de óxido serão testadas para criar e gerar energia - calor e eletricidade - para dar suporte às necessidades da hotelaria inicialmente de forma limitada, com o objetivo de aumentar no futuro.

Estamos muito entusiasmados, não apenas na MSC Cruzeiros, mas para a indústria em geral, porque isso pode aumentar muito a eficiência energética e reduzir a pegada de carbono.

Quais as medidas para reduzir mais as emissões que causam efeito estufa?

A eficiência energética desempenha um papel significativo em nossos esforços determinados para a descarbonização e adotamos uma abordagem em duas frentes para este aspecto crucial do transporte marítimo. Uma é olhar para a frota existente e onde podemos possivelmente buscar melhorias na redução das emissões de carbono e, em segundo lugar, é olhar para os nossos navios do futuro - o que eu gosto de chamar de "preparação para o futuro" - para fazê-los o mais ambientalmente conscientes para juntar-se à nossa frota.
Nossa equipe técnica marítima de especialistas está constantemente buscando maneiras de melhorar a eficiência energética, trabalhando em conjunto com nossos estaleiros, o Chantiers de I’Atlantique, na França, e o Fincantieri, na Itália.

Coletamos uma grande quantidade de dados do desempenho operacional de nossos navios no mar e os levamos para terra para comparar com um navio digital projetado com a ajuda de um computador que tem, é claro, uma capacidade de projeto perfeita.

As informações nos permitem dar feedback em tempo real para a tripulação no mar, com o qual ela pode fazer ajustes nas complexas operações do navio. Os sistemas de aquecimento e ventilação são um bom exemplo de um sistema que necessita de ajustes constantes para garantir o máximo conforto aos nossos hóspedes, da forma mais eficaz.

Essas são geralmente pequenas mudanças incrementais, mas temos uma série de oportunidades, dada a massa de tecnologia a bordo, que podem se agregar em algo substancial quando se considera a frota como um todo.

Para um navio novo como o MSC Virtuosa, as informações de seu navio irmão, o MSC Grandiosa, permitiram diversas pequenas modificações nos sistemas de energia para melhorar a eficiência.

O que esperar para o futuro?

Para atingir zero emissões, nós e o restante da indústria de cruzeiros devemos ter navios movidos a combustíveis que reduzam as emissões substancialmente em comparação com os de combustíveis fósseis tradicionais.

Fizemos parceria com uma série de fornecedores de tecnologia, líderes da indústria, para observar de perto o transporte marítimo de baixo carbono, combinando tecnologias energéticas progressivas e design inovador de navio.

O projeto de pesquisa liderado pela Universidade de Vaasa, na Finlândia, é chamado de ‘The CHEK Consortium’ e trabalharemos juntos nos próximos três anos, buscando uma variedade de tecnologias de redução de carbono, incluindo o uso de hidrogênio como combustível alternativo.

Além disso, continuamos a acompanhar o progresso no avanço e comercialização de outras opções de combustível marítimo de baixo carbono, incluindo bio-GNL, amônia e metanol, e trabalhamos em parceria para testar suas capacidades técnicas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados