Victor Fernandes   |   07/08/2020 16:11

NCLH registra prejuízo líquido de US$ 715 milhões no 2T20

A Norwegian divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre encerrado em 30 de junho de 2020.

Divulgação
Ontem (6), a Norwegian Cruise Line Holdings divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre encerrado em 30 de junho de 2020. A companhia experimentou impactos rápidos e significativos relacionados à pandemia, que resultaram em suspensões de viagens até 31 de outubro de 2020. Embora os volumes de reservas permaneçam abaixo dos níveis históricos, a posição da NCL em reservas e o preço total acumulados para 2021 estão dentro dos limites históricos, incluindo as reservas feitas com futuros créditos de cruzeiro.

“Nas últimas semanas, tomamos medidas adicionais para reforçar nossa posição de liquidez em resposta à pandemia global do covid-19, incluindo nosso bem-sucedido aumento de capital bruto de tripla tranche de US$ 1,5 bilhão em julho, que acreditamos que nos posiciona para suportar um cenário de suspensões de viagens prolongadas”, afirmou o presidente e diretor executivo da NCLH, Frank Del Rio. “Nossos clientes continuam demonstrando seu desejo de férias em cruzeiros no futuro. Olhando adiante, fizemos importantes alterações em nosso roteiro a ser relançado com a instituição do nosso Healthy Sail Panel, composto por especialistas em saúde pública mundialmente reconhecidos, encarregados de fornecer recomendações para avançar nossa resposta de saúde pública ao covid-19 e nos informar sobre o desenvolvimento de um plano apoiado pela ciência para um retorno seguro e saudável à navegação", completou.

BALANÇO

Em 30 de junho de 2020, a posição total da dívida da companhia era de US$ 10,3 bilhões e o caixa e equivalentes de caixa eram de US$ 2,3 bilhões. Em julho de 2020, a NCLH fechou uma série de transações no mercado de capitais para reforçar ainda mais a liquidez e ampliar seu perfil de vencimento da dívida. Como resultado de demanda significativa, excesso de subscrição e exercício completo da opção de compra de ações ordinárias adicionais e exercício parcial da opção de compra de notas sênior permutáveis, o valor total do produto bruto foi de aproximadamente US$ 1,5 bilhão.

A transação de tripla tranche consistiu em (i) oferta pública de aproximadamente US$ 288 milhões em ações ordinárias, (ii) US$ 450 milhões em notas bancárias seniores permutáveis em 5,375% e (iii) US$ 750 milhões em notas garantidas seniores em US$ 750 milhões com 10,25%, cujos recursos foram utilizados em parte para reembolsar a linha de crédito rotativo de US$ 675 milhões existente.

Após as recentes transações no mercado de capitais, o pagamento da linha de crédito rotativo de curto prazo de US$ 675 milhões e os reembolsos de depósitos a pagar, a liquidez pró-forma total é de aproximadamente US$ 2,8 bilhões em 30 de junho de 2020. Total de ações emitidas e em circulação como em 21 de julho de 2020 é de US$ 275,6 milhões.

"Nosso recente aumento de capital nos permitiu estender nosso perfil de vencimento da dívida e garantir liquidez adicional, fornecendo uma base sólida para suportar o impacto do covid-19", afirmou o vice-presidente executivo e diretor financeiro da Norwegian, Mark A. Kempa.

RESULTADOS

O prejuízo líquido GAAP (Princípios Contábeis Geralmente Aceitos) foi de US$ 715,2 milhões ou LPA de US$ 2,99 em comparação com US$ 240,2 milhões ou US$ 1,11 no ano anterior. A companhia reportou perda líquida ajustada de US$ 666,4 milhões ou LPA Ajustado de US$ 2,78, em 2020, que incluiu US$ 48,8 milhões em ajustes que consistem principalmente em despesas relacionadas a compensações que não em dinheiro e perdas com extinção e modificações de dívida. Isso se compara ao lucro líquido ajustado e ao lucro por ação ajustado de US$ 282,1 milhões e US$ 1,30, respectivamente, em 2019.

A receita diminuiu para US$ 16,9 milhões em comparação com US$ 1,7 bilhão em 2019 devido à suspensão total de viagens no trimestre.

A despesa operacional total de cruzeiros diminuiu 68,5% em 2020 em comparação a 2019. Em 2020, nossas despesas operacionais de cruzeiro estiveram relacionadas principalmente ao pagamento contínuo de comissões protegidas, uma vez que as viagens adicionais eram canceladas, custos de tripulação, incluindo salários, alimentação e repatriação e combustível.

As despesas com juros, líquidas, foram de US$ 114,5 milhões em 2020, em comparação com US$ 66 milhões em 2019. A mudança nas despesas de juros reflete dívida adicional pendente, parcialmente compensada pelas taxas mais baixas da LIBOR. Foram incluídas em 2020 perdas na extinção de dívidas e custos de modificação de dívidas de US$ 21,2 milhões, em comparação com US$ 1,2 milhão em 2019.

Outras receitas (despesas) líquidas foram despesas de US$ 14,4 milhões em 2020, em comparação com um ganho de US$ 3,6 milhões em 2019. Em 2020, a despesa relacionada principalmente a perdas na troca de moeda estrangeira e perdas em hedges de combustível liberados no resultado como consequência das transações previstas não são mais prováveis. Uma perda líquida de US$ 8,3 milhões foi registrada no trimestre relacionada a uma redução no consumo de combustível previsto devido a cancelamentos de viagens

PERSPECTIVAS

Como consequência do covid-19, embora a NCL não possa estimar com certeza o impacto em seus negócios, condição financeira ou resultados financeiros ou operacionais de curto ou longo prazo, ela espera reportar uma perda líquida em US GAAP e em uma base ajustada no terceiro trimestre a se encerrar em 30 de setembro de 2020 e no ano encerrado em 31 de dezembro de 2020.

As despesas totais de capital previstas para o restante de 2020 são de aproximadamente US$ 160 milhões, líquido de financiamento, uma vez finalizados os adiamentos dos pagamentos relacionados à nova construção. A companhia não está fornecendo diretrizes de investimentos para os próximos anos, considerando o ambiente atual incerto e em evolução. O impacto nos estaleiros em que os navios da NCL estão em construção ou serão construídos resultaram em alguns atrasos nas entregas dos navios, e o covid-19 pode resultar em atrasos adicionais nas entregas dos navios no futuro, que pode ser prolongado.

A Norwegian continua a tomar medidas proativas e rápidas para mitigar ainda mais os impactos financeiros e operacionais do covid-19. Este plano de ação inclui alavancas de redução de custos e conservação de caixa, a redução de despesas operacionais e de capital, melhorando o perfil de vencimento da dívida e assegurando capital adicional. O gasto de caixa da companhia tem sido em média de aproximadamente US$ 160 milhões por mês durante a suspensão das operações.

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