Especialistas apontam caminho da retomada dos cruzeiros
Mercado de cruzeiros foi o tema da semana na live Check Point.

"Quem já viajou de navio, por conhecer a rotina que existe lá dentro, deve voltar mais rápido. Agora, para conquistar um novo cruzeirista, precisamos mostrar o bom custo-benefício e ótima experiência que é estar numa viagem de cruzeiro", aponta Ricardo Amaral, da R11 Travel - empresa representante da Royal Caribbean Cruises, que tem as marcas Royal Caribbean, Azamara, Celebrity Cruises e Silversea Cruises.
Para o executivo, os viajantes que já frequentemente viajam em cruzeiros são mais facilmente estimulados a voltar e é neles que o agente de viagens pode voltar a suas atenções no momento de retomada.

O diretor executivo da Pier 1 Cruise Experts concorda coma tendência de atrair os viajantes experientes e ressalta mais dois pontos importantes: a criação de protocolos para gerar confiança e a maior divulgação de políticas de flexibilização nos cancelamentos e reagendamento. "Apenas 17% dos clientes que nos procuraram para reagendar suas viagens decidiram cancelá-las. Isso mostra a resiliência e o prestígio que o produto tem", afirma.


A base citada por Estela está calcada em seis pilares. São eles: Embarque e desembarque; Distanciamento social responsável; Maior rotina de higienização; Melhora no sistema de filtragem de ar; Segurança estendida; e Recursos médicos reforçados. A executiva lembra que essas melhorias estão no site da empresa, em um projeto detalhado em português.
Já para João Filho, diretor de Vendas da Crystal Cruises na América Latina, o processo de conquista de novos cruzeiristas passa pela reeducação do viajante. "A gente precisa desmistificar qualquer imagem que diga o contrário da rotina de limpeza, que é muito rigorosa nos navios". Para ele, transmitir esse ambiente para fora é o necessário para gerar confiança.