Especialistas apontam caminho da retomada dos cruzeiros
Mercado de cruzeiros foi o tema da semana na live Check Point.
Os viajantes frequentes (cruzeiristas de carteirinha) devem puxar a fila de clientes na retomada do mercado de cruzeiros. A conclusão é baseada na opinião de especialistas que participaram hoje (4) live Check Point, da PANROTAS e Imaginadora, com apoio R1. De acordo com os executivos, os turistas que já conhecem o cotidiano de um navio de cruzeiro tendem a voltar antes às navegações, pois já conhecem o cuidado com higiene e segurança, que sempre foi algo mandatório na atividade.
"Quem já viajou de navio, por conhecer a rotina que existe lá dentro, deve voltar mais rápido. Agora, para conquistar um novo cruzeirista, precisamos mostrar o bom custo-benefício e ótima experiência que é estar numa viagem de cruzeiro", aponta Ricardo Amaral, da R11 Travel - empresa representante da Royal Caribbean Cruises, que tem as marcas Royal Caribbean, Azamara, Celebrity Cruises e Silversea Cruises.
Para o executivo, os viajantes que já frequentemente viajam em cruzeiros são mais facilmente estimulados a voltar e é neles que o agente de viagens pode voltar a suas atenções no momento de retomada.
Além de Amaral, participaram da live também Estela Farina, diretora Norwegian Cruise Line Holdings (que tem as marcas NCL, Oceania e a Regent Seven Seas Cruises), João Filho, diretor de Vendas da Crystal Cruises na América Latina, Caribe e Bermuda, e Thiago Vasconcelos, diretor-executivo da Pier 1 Cruise Experts, especialista em cruzeiros de luxo.
O diretor executivo da Pier 1 Cruise Experts concorda coma tendência de atrair os viajantes experientes e ressalta mais dois pontos importantes: a criação de protocolos para gerar confiança e a maior divulgação de políticas de flexibilização nos cancelamentos e reagendamento. "Apenas 17% dos clientes que nos procuraram para reagendar suas viagens decidiram cancelá-las. Isso mostra a resiliência e o prestígio que o produto tem", afirma.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
Quem também ressalta a importância da clareza nas medidas de segurança e higiene adotadas é Estela Farina. Para a diretora da NCL, o setor deve criar um protocolo base para voltar e, a partir disso, as empresas desenvolvem seu próprio manual. "Nas nossas três marcas criamos um programa, que virou política e filosofia de cuidado com cliente. É uma base, um início de trabalho feito para trazer segurança. Mas não vai parar aí", afirma.
A base citada por Estela está calcada em seis pilares. São eles: Embarque e desembarque; Distanciamento social responsável; Maior rotina de higienização; Melhora no sistema de filtragem de ar; Segurança estendida; e Recursos médicos reforçados. A executiva lembra que essas melhorias estão no site da empresa, em um projeto detalhado em português.
Já para João Filho, diretor de Vendas da Crystal Cruises na América Latina, o processo de conquista de novos cruzeiristas passa pela reeducação do viajante. "A gente precisa desmistificar qualquer imagem que diga o contrário da rotina de limpeza, que é muito rigorosa nos navios". Para ele, transmitir esse ambiente para fora é o necessário para gerar confiança.