Leonardo Ramos   |   26/11/2018 22:15

Celebrity Edge: saiba tudo sobre o novo navio de luxo da RCL

Navio é exemplo de disrupção no mercado de cruzeiros, e tem tudo para marcar a entrada do segmento em uma nova era; veja a análise do Portal PANROTAS

Leonardo Ramos
Principal diferencial do Celebrity Edge, o Magic Carpet, plataforma suspensa que funciona como bar e restaurante
Principal diferencial do Celebrity Edge, o Magic Carpet, plataforma suspensa que funciona como bar e restaurante
FORT LAUDERDALE - A palavra disruptivo tem cada vez mais se tornado a tendência da atualidade. Sinônimo de inovador, chama a atenção pela quebra de métodos tradicionais. Modelos de negócio que funcionaram por décadas e eram vistos como infalíveis, hoje são superados - muito por conta de uma ajudinha da tecnologia.

E no ramo dos cruzeiros, não é nada exagerado dizer que a palavra que mais combina com o Celebrity Edge, novo navio da Celebrity Cruises, é a disrupção. O que se encontra neste navio não se encontra em nenhuma embarcação de cruzeiros do mundo.

LEIA MAIS:
Celebrity Edge é apresentado oficialmente em Fort Lauderdale
Conheça o navio Celebrity Edge em 60 fotos exclusivas

Os exemplos disso são muitos. As varandas infinitas; as Edge Villas (com dois andares); o Eden, um salão que mistura um restaurante-bar de três andares com espetáculos de iluminação e performances teatrais interativas com o público… E encabeçando tudo isso, o Magic Carpet, plataforma com um restaurante-bar acoplada ao navio que desce até o nível do mar, e se consagra como maior diferencial da embarcação, podendo ser visto de longe - literalmente falando. Algo único no mercado de cruzeiros global.

O Portal PANROTAS faz parte da viagem pré-inaugural do navio da Celebrity Cruises, marca de modern luxury do grupo Royal Caribbean, e traz tudo que você precisa saber sobre o primeiro modelo da marca Edge.

EXCLUSIVIDADE, MAS COM GRANDIOSIDADE

Leonardo Ramos
Navio conta com estrutura grande como a dos navios maiores, mas limita capacidade para no máximo 2,9 mil para preservar exclusividade; na foto, o Solarium
Navio conta com estrutura grande como a dos navios maiores, mas limita capacidade para no máximo 2,9 mil para preservar exclusividade; na foto, o Solarium

Começamos pela identidade do Celebrity Edge. Ao contrário dos navios Oasis abertos nos últimos anos pela Royal Caribbean - Harmony of the Seas e Symphony of the Seas -, onde a magnitude de suas atrações e pluralidade de opções de diversão e esportes para jovens faz com que as famílias sejam o alvo certeiro, no Celebrity Edge o que se enxerga é algo muito mais íntimo, reservado.

O foco na embarcação é a experiência particular. É ter um serviço personalizado. É aproveitar ambientes requintados, e conseguir desfrutar de todas as opções de entretenimento (para adultos quase que em todos os casos) com a exclusividade que pede o luxo moderno, segundo as palavras da presidente da Celebrity Cruises, Lisa Lutoff-Perlo.

“Não é uma family brand. Elas terão todo o conforto do mundo por aqui, claro, temos os espaços para crianças, mas o que queremos focar é em casais. Queremos crescer finalmente em um público difícil no mundo de cruzeiros, os millennials, alvo principal das quando pensamos nas inovações do nosso novo navio. E, é claro, atrair os mais maduros, clientes de longa data, tanto aqueles de 40 a 50 anos que querem curtir um pouco deste prazer com a esposa, quanto aqueles de terceira idade, que apreciam o luxo e comodidade que oferecemos desde sempre nos navios Celebrity”, resume Lisa.

E se a Celebrity Cruises carrega consigo o apelo de exclusividade de atendimento e experiências do mais alto requinte, no Edge o que se tentou fazer, com admirável sucesso, foi prover de tal exclusividade, mas mantendo a grandiosidade dos maiores navios de cruzeiros.

Os números são a prova mais clara disso. Com 306 metros de comprimento, o Celebrity Edge não fica muito atrás do Symphony of the Seas, com 360 metros. Mas enquanto o navio da marca Oasis comporta até 8970 pessoas, no Edge, o limite é 2.918 - menos de um terço. A personalização e qualidade do atendimento do mais alto nível é perceptível. São 1,320 mil tripulantes para 1,467 cabines - ou seja, quase uma pessoa para cada acomodação do navio.

Divulgação
Navio comporta pouco mais de 2,9 mil hóspedes em seus 306 metros de comprimento
Navio comporta pouco mais de 2,9 mil hóspedes em seus 306 metros de comprimento

Vale o destaque de que 81% das cabines tem varanda, enquanto 10% tem vista para o mar e apenas 9% são internas.

FATOR GASTRONÔMICO
Na gastronomia isso também se aplica - tanto a grandiosidade quanto as experiências com exclusividade. Se geralmente os navios costumam contar com um restaurante principal para o jantar, onde a refeição é garantia para todos os cruzeiristas, no Edge a Celebrity decidiu dividi-lo em quatro opções, possibilitando aos passageiros quatro jantares com especialidades diferentes durante o roteiro no navio - tudo dentro do pacote do cruzeiro.

São eles o Cyprus, com cardápio inspirado na culinária mediterrânea; o Cosmopolitan, de culinária Internacional; o Normandie, restaurante francês, e ainda o Tuscan, uma combinação de italiano com uma casa de carnes nobres. O Oceanview Café se junta aos quatro como restaurante garantido para todos os hóspedes - lá o serviço é de buffet livre, com funcionamento 24 horas.

Completam as opções gastronômicas sete restaurantes de especialidades - entre eles o Fine Cut Steakhouse, casa de carnes nobres; o Raw 5, com frutos do mar; o Le Petit Chef, bistrô francês, e o Rooftop Garden Grill, casa com hamburgueres e lanches do navio.


Leonardo Ramos
O Fine Cut Steakhouse, especializado em carnes nobres
O Fine Cut Steakhouse, especializado em carnes nobres

DISRUPÇÃO: ESPETÁCULOS SENSORIAIS, LOUNGES INOVADORES, TEATRO IMERSIVO...
Sendo o navio que marca a criação da nova bandeira, o Celebrity Edge carrega consigo um peso extra: estrear os diversos novos conceitos criados pela Celebrity Cruises, que passarão a ser a cara de sua nova família. E com isso chega-se nos diferenciais que tem tudo para serem marca registrada da família Edge.

Confira abaixo todos os espaços que fazem do novo navio um exemplo de inovação nos mares:

- Magic Carpet
Citado anteriormente, encabeça a inovação do cruzeiro o Magic Carpet. Exclusividade da marca no mundo até o momento, trata-se de uma plataforma acoplada ao navio, que fica suspensa, durante boa parte do tempo, no quinto andar, junto ao restaurante Raw 5.
Leonardo Ramos
Magic Carpet funciona como restaurante-bar, e fica acoplado ao navio no deque cinco, junto ao restaurante Raw 5, de frutos do mar
Magic Carpet funciona como restaurante-bar, e fica acoplado ao navio no deque cinco, junto ao restaurante Raw 5, de frutos do mar

Funciona neste momento como bar e restaurante, mas é, de fato, um lugar para apreciar a vista sabendo que se está suspenso a poucos metros de distância sobre o mar em um navio em sua velocidade de cruzeiro.

Móvel, o Magic Carpet tem outros dois usos principais. Um é como a plataforma de embarque para destinos que não tem estrutura para um navio da dimensão do Celebrity Edge aportar - no Caribe são muitos os casos disso, como em Nassau, Bahamas. O outro é como um restaurante na beira da piscina, no deque 16. Duas vezes em cada roteiro do navio ele será elevado até esse ponto: uma para funcionar como um brunch, e outra como uma experiência chamada Dinner at the Edge, com um cardápio adaptado do restaurante Raw 5, de frutos do mar.

- Eden
O segundo ponto que mais se destaca pelo fator disruptivo é o Eden. Inspirado no próprio Jardim do Éden – onde se dá o gênesis da bíblia -, o grande salão ocupa três deques da popa do navio (do quarto ao sexto). À primeira vista apenas um restaurante-bar, o espaço prova ser muito mais que isso ao longo do dia, mudando de faceta a cada período.

Pela manhã, serve como um simples espaço de relaxamento, com o bar funcionando e a decoração bem iluminada pelos três andares de vidro, deixando claro que de fato o espaço foi pensado para imitar um grande jardim.

Durante a tarde, o local se transmuta para um espaço de degustações e coquetéis, mas passa a ser acompanhado por atores fantasiados de plantas realizando performances ao redor do ambiente. Eles rodam por todos os cantos do Eden, interagindo com o público, ainda que de forma leve.

E a noite, enfim, começa o verdadeiro show do local. Um grande espetáculo coreografado, onde a iluminação faz parte do ambiente tanto quanto os diversos atores que dançam e circulam pelo público, trazendo desde apresentações circenses num pequeno palco até interações entre as mesas dos espectadores. A experiência é totalmente sensorial, com fumaça e feixes de luzes verdes e roxas roubando a visão do ambiente. O cenário psicodélico é acompanhado pela bela atuação dos atores, que dançam ao lado das mesas das dezenas de presentes no espaço.

Confira abaixo a mudança do Eden ao passar do dia para a noite:

Leonardo Ramos
De dia, Eden funciona com um bar inocente para relaxamento...
De dia, Eden funciona com um bar inocente para relaxamento...
Leonardo Ramos
... mas anoite se transforma em um local de shows de luz e performances de atores que interagem com o público
... mas anoite se transforma em um local de shows de luz e performances de atores que interagem com o público

O navio assume o risco de não agradar a todos os gostos nisso. De fato é ousado, uma “experiência diferente de qualquer coisa”, segundo a presidente da Celebrity Cruises, Lisa Lutoff-Perlo. Mas são tentativas como essa que tem tudo para fazer a marca Edge crescer como a marca da inovação em um segmento que tem seguido há tantos anos o mesmo modelo - efetivo, mas que hora ou outra tende a se desgastar.

- Teatro panorâmico
Espetáculo a parte do Celebrity Edge, o teatro do navio tem dois pontos que merecem ser destacados - novamente, exclusividade da marca em navios de cruzeiros. Os dois pensados para conseguir um maior nível de imersão dos espetáculos.

Um deles é uma tela curva, que permite aos espectadores sentirem-se “dentro” do show, já que ela ocupa boa parte da visão panorâmica - algo próximo do que acontece em alguns simuladores do parques temáticos de Orlando. Isso porque as próprias telas fazem parte da apresentação: 18 projetores fazem os shows serem um mix de performances (teatrais, musicais ou circenses, dependendo do espetáculo) e das imagens de fundo, que colocam o hóspede dentro do cenário.

Leonardo Ramos
Tela curva faz parte do show
Tela curva faz parte do show

O segundo ponto de destaque é a acústica do espaço. Isso graças a um sistema chamado Constellation System, ou, no nome técnico, Eletric Acustic Enhancement System - mais uma vez, exclusividade da marca Edge. Ele engloba uma série de microfones acoplados nas paredes no entorno da arena redonda que captam o som do show, e criam um tipo de “reflexo artificial” - o som volta para o público, dando a impressão de a música do show estar vindo literalmente de todos os lados.

- Varanda Infinita
Também novidade da marca, trata-se de uma varanda que é na verdade uma continuação do quarto: o espaço externo não conta com divisórias para o interior do apartamento, e apenas um vidro do chão ao teto separa o hóspede do oceano, permitindo uma vista completa do exterior.

E o espaço se transforma em uma varanda ao apertar um interruptor do quarto: a metade de cima do vidro desce, fazendo o que antes aparentava ser uma janela a ser apenas uma divisória de vidro entre a agora de fato varanda e o mar.

- Rooftop Bar
Leonardo Ramos
Rooftop Garde, lounge ao ar livre do Celebrity Edge, com telão para transmissões esportivas
Rooftop Garde, lounge ao ar livre do Celebrity Edge, com telão para transmissões esportivas

Uma espécie de lounge com bar e restaurante em pleno deque superior do navio, aberto ao ar livre, e equipado com um imenso telão para assistir partidas de diversos esportes - no caso da viagem inaugural, um jogo da NFL, campeonato de futebol americano dos Estados Unidos.

Ambiente aconchegante, com assentos e design com imitações de árvores, além de mesas com sofás em volta para curtir os drinques do Rooftop Bar Grill - lanches são servidos no espaço.

- Aplicativo e Quarto Inteligente
A sofisticação da Celebrity Cruises chegou também no mundo on-line. O aplicativo da empresa, nomeado Celebrity, permite que o viajante controle quase que 100% de sua viagem na palma de sua mão. A iniciar pelo check-in, realizado no celular do mesmo modo que companhias aéreas fazem - basta na chegada ao navio mostrar o código a um funcionário, que irá escaneá-lo e liberar a entrada.

Mas o app da armadora faz muito mais que isso. Ele controla o ‘quarto inteligente’ do Celebrity Edge - iluminação, ar condicionado, televisão, e em alguns casos até janelas e cortinas podem ser controladas pela ferramenta.

E no dia a dia o recurso também prova sua utilidade. Toda a programação do navio está disponibilizada no aplicativo, onde você pode organizar sua agenda, fazer reserva de restaurantes, conferir o mapa dos deques do navio…

MAIS ENTRETENIMENTO
Leonardo Ramos
The Club, clube noturno do Celebrity Edge
The Club, clube noturno do Celebrity Edge

Completam as opções de entretenimento o The Club, clube noturno de dois andares do navio; o Solarium, piscina interna aquecida com uma cúpula de vidro e com uma jacuzzi junto; um spa com barbeiro, cabeleireiro e acupuntura; a piscina geral do navio, com duas jaccuzzis ao lado; o Grand Plaza, lounge central do Celebrity Edge, que conta com bar e apresentações de músicas; e ainda um espaço para crianças, chamado Camp at Sea - confira todos os detalhes do navio em imagens neste link.

ACOMODAÇÕES
São quatro divisões principais nas acomodações do Celebrity Edge. No sentido do maior para o menor nível da embarcação, são eles: Suítes, Aquaclass, Concierge e os demais quartos, alguns com varanda, outros com janela e ainda alguns internos.

São 176 suítes. Delas, a mais luxuosa é a Iconic Suite, com 167 metros quadrados, dois quartos, uma sala, banheiras, varanda e uma jacuzzi - comporta até seis pessoas, e sai por volta de US$ 100 mil por cruzeiro. Em sequência aparecem as seis Edge Villas, com dois andares - o de cima com um quarto com cama de casal e janela do teto ao chão de vidro para o mar, além de um banheiro, e o de baixo, uma sala com cozinha, uma varanda e uma jacuzzi.


Leonardo Ramos
Segundo andar do Edge Village, onde cama de casal fica de cara para o mar
Segundo andar do Edge Village, onde cama de casal fica de cara para o mar

A Aquaclass, segundo nível entre as categorias, conta com 106 quartos, enquanto a Concierge Class possui 284 acomodações - ambas as classes contam com 74 metros quadrados juntando quarto e varanda, com a diferença de que a Aquaclass conta com algumas amenidades a mais no navio, como acesso ao restaurante Blu.

Por fim, os demais quartos do navio são dos níveis mais básicos, principalmente as Edge Staterooms com varandas infinitas - são 512 delas.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Royal Caribbean

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados