Setor de seguro viagem abre 2022 com crescimento de 141%
Durante o mês de janeiro foram contratados R$ 50 milhões em prêmios
Dados divulgados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) mostram que o mercado brasileiro de seguro viagem começou 2022 com bons índices. Durante o mês de janeiro foram contratados R$ 50 milhões em prêmios, o que representa crescimento real de 141% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 19 milhões).
Outros números apontados pela mesma associação mostram que o resultado de janeiro reforça uma tendência de alta que começou ainda em 2021, quando, já com a retomada das viagens, houve um total de contratações de R$ 338 milhões em prêmios. Esse índice significa crescimento real de 27,3% em relação a 2020, quando os prêmios somaram R$ 242 milhões.
Em 2021, no resultado acumulado do ano, os valores desembolsados pelas seguradoras (R$ 176 milhões) também voltaram a cair e ficar abaixo dos prêmios contratados, depois da alta de sinistros em 2020 (R$ 373 milhões), que superaram os prêmios naquele ano.
Apesar disso, os prêmios contratados em 2021 ainda ficaram abaixo dos níveis pré-pandemia, já que, em 2019, esses valores chegaram a R$ 592 milhões.
OPINIÃO
Para Marilberto França, CEO da Affinity, no entanto, se a tendência de janeiro se mantiver ao longo de 2022, neste ano o setor pode se aproximar dos patamares pré-pandemia ou até superá-los.
"Temos registrado uma alta procura pela contratação do seguro viagem. O brasileiro, mais do que nunca, entende a importância de viajar protegido. A pandemia mudou a forma como grande parte das pessoas entendem o seguro. Se antes muitos consideravam item extra, hoje ele é essencial. Nossos planos com cobertura para o coronavírus são os mais buscados desde o seu lançamento", revela.
A empresa liderada por França registrou, em 2021, crescimento de 857% em comparação com 2020. Somente nos dois primeiros meses de 2022 as vendas já chegam perto de todo o resultado de 2020.
Outros números apontados pela mesma associação mostram que o resultado de janeiro reforça uma tendência de alta que começou ainda em 2021, quando, já com a retomada das viagens, houve um total de contratações de R$ 338 milhões em prêmios. Esse índice significa crescimento real de 27,3% em relação a 2020, quando os prêmios somaram R$ 242 milhões.
Em 2021, no resultado acumulado do ano, os valores desembolsados pelas seguradoras (R$ 176 milhões) também voltaram a cair e ficar abaixo dos prêmios contratados, depois da alta de sinistros em 2020 (R$ 373 milhões), que superaram os prêmios naquele ano.
Apesar disso, os prêmios contratados em 2021 ainda ficaram abaixo dos níveis pré-pandemia, já que, em 2019, esses valores chegaram a R$ 592 milhões.
OPINIÃO
Para Marilberto França, CEO da Affinity, no entanto, se a tendência de janeiro se mantiver ao longo de 2022, neste ano o setor pode se aproximar dos patamares pré-pandemia ou até superá-los.
"Temos registrado uma alta procura pela contratação do seguro viagem. O brasileiro, mais do que nunca, entende a importância de viajar protegido. A pandemia mudou a forma como grande parte das pessoas entendem o seguro. Se antes muitos consideravam item extra, hoje ele é essencial. Nossos planos com cobertura para o coronavírus são os mais buscados desde o seu lançamento", revela.
A empresa liderada por França registrou, em 2021, crescimento de 857% em comparação com 2020. Somente nos dois primeiros meses de 2022 as vendas já chegam perto de todo o resultado de 2020.