Seguro viagem: quais países exigem o serviço para os turistas?
Além dos países enquadrados no Acordo de Schengen, muitos outros contam com regulações que pedem a comprovação do seguro

ÁREA DE SCHENGEN
Hoje, 26 países fazem parte do Acordo de Schengen, uma convenção entre nações europeias sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países. Isso também engloba a situação da necessidade do seguro viagem.
Entre as contempladas pelo acordo estão: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lichtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça e Suécia Todos, hoje, exigem um seguro ao passageiro para entrada no país.
ANTÁRTIDA
Os viajantes são obrigados a adquirir um seguro com cobertura para emergências médicas, evacuação de emergência e repatriação em caso de morte.
AUSTRÁLIA
Se você planeja praticar esportes de aventura por lá, não se esqueça de solicitar um seguro que cubra incidentes relacionados a essa atividade. Sem isso, haverá restrições neste tipo de atração.
BAHREIN, OMÃ, CATAR E FILIPINAS
Uma viagem a qualquer um desses países exige a contratação de um seguro viagem para que o indivíduo possa ingressar no país.
CUBA
O curioso de Cuba é que os viajantes que chegam ao país sem cobertura são obrigados a comprar o seguro com algum provedor local. Isso, muitas vezes, resulta em valores mais altos a serem pagos.
RÚSSIA, ARÁBIA SAUDITA E TURQUIA
Ao se candidatar a um visto de turista para território russo, saudita ou turco é necessário comprovar a aquisição de um seguro. O documento precisa mostrar que a cobertura protege o viajante durante toda a estadia.
MALÁSIA, KUWAIT E TAILÂNDIA
Os três países não pedem a comprovação do seguro para entrar em seus territórios. No entanto, já existem projetos em pauta para criar essa exigência em breve, o que pode mudá-los de 'categoria' para alguma das citadas anteriores.
Fora isso, o seguro sempre é recomendável devido aos altos custos de atendimento médico em vários países, para qualquer emergência e para evitar dores de cabeça, no caso de perda de bagagem, por exemplo.