Presidente da Abav levanta urgências ao ministro durante crise
Magda Nassar foi uma das participantes da live Check Point, feita pela PANROTAS com o ministro do Turismo
Alguns dos momentos de maior destaque da live Check Point - Caminhos e Soluções para o Turismo, realizada hoje pela PANROTAS em parceria com Imaginadora, e R1, foram protagonizados pela presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. Isso porque muito foi falado em auxílio do governo federal em termos macro, destinados às empresas em geral. E Magda trouxe à conversa com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os anseios dos agentes de viagens, principalmente os de pequeno porte.
"Os agentes de viagens ainda não estão sendo atendidos como deveriam neste momento. Os agentes são linha de frente, os maiores heróis dessa crise toda, levando consumidores com carinho dedicação em um trabalho sem fim", disse Magda ao ministro. "Todas as iniciativas do ministério são espetaculares. Agradeço por elas e pela transparência na comunicação, mas o agente precisa de mais apoio."
O ministro sugeriu à presidente da Abav Nacional e às outras entidades congêneres que estão na mesma luta que esse trabalho comece ser feito junto aos fornecedores. "Trabalhem previamente com isso. Como é uma questão privada, a sugestão é que vocês se reúnam com os fornecedores para sincronizar a retomada da pandemia para que a coisa possa se deslanchar mais fácil", indicou Álvaro Antonio. "De qualquer maneira os números apresentados por vocês são positivamente assustadores. São 75% de remarcações bem sucedidas."
Magda concordou e expôs o lado positivo da história. "O agente vai sair dessa crise extremamente fortalecido, mas nosso fluxo de trabalho não está tranquilo hoje. O human to human se tornou indispensável no momento e as pessoas estão vendo isso. O Edu [Bernardes, VP da Gol] se colocou à disposição para dialogar e eu realmente quero. O agente está sofrendo. A categoria precisa ser atendida. Não adianta ter campanha de retomada se os profissionais não estiverem tranquilos e preparados para vender. E hoje os produtos não estão na prateleira. O agente não consegue informação sobre crédito, não consegue remarcar bilhetes... Quando vão remarcar o consumidor briga com ele, pois existe o entendimento anterior da responsabilidade solidária. A Abav e todas as associações do agenciamento estão prontas para a campanha da retomada, mas precisamos estabilizar o mercado e precisamos de todos conosco, pois essa é a maior cadeia de distribuição do País", pondera Magda Nassar.
RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA NO TURISMO
A respeito da lei de responsabilidade solidária, Magda Nassar voltou a pedir olhar de atenção do ministério às agências. "Essa é uma questão absurdamente fora da realidade. O consumidor não consegue compreender que nós somos distribuidores e não dono do produto vendido. Isso segue nos afetando", afirmou.Segundo Marcelo Álvaro Antônio, já existe uma Medida Provisória já assinada pelos ministérios do Turismo e da Justiça a respeito do tema, que deve na próxima semana entrar em pauta no congresso, devendo ser assinada pelo presidente. "A MP resguarda o consumidor a respeito da responsabilidade solidária. Também existe texto no Procon pra que o empresário eventos possa fazer ressarcimento em até 12 meses após a pandemia. Queremos que quando a pandemia passar o Turismo esteja o mais forte possível. O governo está trabalhando sobre a relação com o consumidor, relação de trabalho, linha de crédito. Tudo isso vai sendo construído e anunciado. Na semana que vem, entre terça e quarta, teremos novas informações."