Finanças serão a prioridade da Abav com o novo presidente
Economista, Geraldo Rocha diz que a associação ganha um gestor com tempo para se dedicar
Está na hora de arrumar as contas da Abav Nacional. Atrair mais receitas, olhar atentamente para as despesas e só depois disso colocar em prática todas ações que vinham sendo previstas neste primeiro semestre retido por entraves judiciais. Um novo presidente assumiu a principal associação dos agentes de viagens do País, e como seu discurso mostra, ele é economista.
Geraldo Zaidan Rocha, da GR Turismo, de Curitiba, é aposentado após quase quatro décadas na Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná, mas segue com sua agência de viagens de 22 anos, com crescimento de 39% em 2017 ante 2016. Ele prioriza assumidamente a parte financeira da associação, sem abrir mão da Expo Abav e dos primeiros passos já dados pelo presidente eleito para o biênio, Carlos Palmeira, como um novo estatuto que agilize e desburocratize a associação. Rocha era o vice-presidente financeiro da chapa de Palmeira, mas este ofereceu seu cargo a uma nova composição após complicações com o prazo para indicação de seus conselheiros.
VEJA COMO FICA A NOVA COMPOSIÇÃO DA ABAV NACIONAL
Além da expertise de economista, Rocha diz que a Abav ganha um presidente com tempo para se dedicar. Esse tempo, aliás, pode até ser o suficiente para descontinuar com o cargo de diretor executivo da associação, posto assumido por Gervásio Tanabe e três meses depois interrompido. Com dinheiro no caixa, fica mais fácil capacitar os agentes de viagens e defender seus interesses das mais diversas formas.
"A saúde financeira da Abav é estável, mas dá para melhorar. Ademais, não podemos colocar todos os ovos em uma só cesta, que é nosso caso hoje em relação à Abav Expo. Já estamos estudando com nossos colaboradores e associados outras maneiras de arrecadar custos, algo perfeitamente possível. Com dinheiro, teremos maior quantidade e qualidade na capacitação da categoria", afirma Rocha, revelando que uma das propostas é retomar o projeto do programa de fidelidade, que oferece desconto em estabelecimentos comerciais, entre outros benefícios.
BEM-VINDO
De chapa única, Geraldo Rocha garante que foi unanimidade na votação de ontem e que recebeu boas-vindas calorosas de associados e presidentes das regionais. O presidente diz ser amigo de longa data de Edmar Bull, e que aceita a ajuda oferecida pelo ex-presidente na condução da Abav Expo, já que o próprio Bull é considerado responsável pelo resgate do principal evento de Turismo do segundo semestre.
Ele nega que esteja assumindo a Abav Nacional em ambiente conturbado. "Coloquei uma pá de cal nesses problemas do início do ano", afirma, dizendo que Teresina Stange, presidente da Abav-ES, é "uma grande amiga". "O que aconteceu é passado, temos que correr, pois a feira se aproxima. Sou uma pessoa direta, de respostas e resoluções rápidas. Conto com a força de todas as estaduais e de todos os envolvidos neste ano."
TCHAU, ANHEMBI
Por falar em Expo Abav, este deve ser o último ano da feira no Anhembi. "Temos contrato com o espaço e vamos cumpri-lo, mas tudo indica que em 2019 usaremos o Expo Center Norte", conclui Geraldo Rocha.
O novo presidente fica até o final de 2019 à frente do cargo. A Abav Nacional tem hoje 2.473 agências de viagens associadas, número apurado no censo promovido em 2017.