Agências: 76% esperam alta nas vendas em até 6 meses
Médio prazo tem boas expectativas de agentes; curto prazo, por outro lado, teve um aumento das expectativas negativas por empresas de agenciamento turístico
A expectativas do mercado são boas, tanto no médio quanto no curto prazos. A afirmação é do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitações em Turismo (Ipeturis), que divulgou nesta quarta (8) seu relatório de Indicadores Econômicos encomendado pela Sindetur-SP.
De acordo com o estudo, que questionou 916 empresas de agenciamento turístico dos 26 Estados e do Distrito Federal, 76% das agências acreditam em um aumento nas vendas no médio prazo - nos critérios da pesquisa, entre 3 e 6 meses. 20% preveem uma estabilidade, e 4% uma redução na quantidade de vendas.
No curto prazo (em até três meses) a perspectiva também é boa, embora em menor grau: 49% esperam uma alta nas vendas, enquanto 29% acreditam que elas se manterão estáveis, e 21% acreditam que terão reduções nas vendas no curto prazo - números do último trimestre de 2017.
Vale destacar uma forte queda na expectativa dos executivos nos últimos três meses do ano passado. No terceiro trimestre, 58% acreditavam em uma melhora das vendas no curto prazo, porcentagem que caiu para os 49% vistos acima; no mesmo período, 11% previam uma queda nas vendas também em curto prazo, indicador que subiu dez pontos percentuais no trimestre outubro-dezembro.
EXPECTATIVA PARA 2018 É DE 20%
Por fim, o presidente executivo da Sindetur-SP, Marciano Freire, revelou um dado que embora não apareça na pesquisa, foi algo apontado pela maioria das empresas: "Majoritariamente, a expectativa das agências é de crescimento para 2018. A pergunta não esteve no questionário da Ipeturis, mas a média esperada pela maioria delas é de um crescimento de 20% no ano", afirmou Freire, que acumula o cargo de presidente da Ipeturis.
De acordo com o estudo, que questionou 916 empresas de agenciamento turístico dos 26 Estados e do Distrito Federal, 76% das agências acreditam em um aumento nas vendas no médio prazo - nos critérios da pesquisa, entre 3 e 6 meses. 20% preveem uma estabilidade, e 4% uma redução na quantidade de vendas.
No curto prazo (em até três meses) a perspectiva também é boa, embora em menor grau: 49% esperam uma alta nas vendas, enquanto 29% acreditam que elas se manterão estáveis, e 21% acreditam que terão reduções nas vendas no curto prazo - números do último trimestre de 2017.
Vale destacar uma forte queda na expectativa dos executivos nos últimos três meses do ano passado. No terceiro trimestre, 58% acreditavam em uma melhora das vendas no curto prazo, porcentagem que caiu para os 49% vistos acima; no mesmo período, 11% previam uma queda nas vendas também em curto prazo, indicador que subiu dez pontos percentuais no trimestre outubro-dezembro.
EXPECTATIVA PARA 2018 É DE 20%
Por fim, o presidente executivo da Sindetur-SP, Marciano Freire, revelou um dado que embora não apareça na pesquisa, foi algo apontado pela maioria das empresas: "Majoritariamente, a expectativa das agências é de crescimento para 2018. A pergunta não esteve no questionário da Ipeturis, mas a média esperada pela maioria delas é de um crescimento de 20% no ano", afirmou Freire, que acumula o cargo de presidente da Ipeturis.