Beatrice Teizen   |   14/06/2021 15:48

6 em 10 turistas LGBTQIA+ já cancelaram viagens por insegurança

Pesquisa do Expedia Group explorou hábitos de viagem e analisou a importância da representatividade

Uma nova pesquisa do Expedia Group revela que seis em cada dez norte-americanos da comunidade LGBTQIA+ cancelaram ou alteraram os planos de uma viagem ao se sentirem inseguros por conta de sua identidade de gênero ou orientação sexual.

Unsplash/Mercedes Mehling
6 em 10 turistas LGBTQIA+ já cancelaram viagens por insegurança, segundo pesquisa do Expedia Group
6 em 10 turistas LGBTQIA+ já cancelaram viagens por insegurança, segundo pesquisa do Expedia Group
Patrocinado pela Orbitz, uma marca o grupo, e produzido pela OnePoll, o estudo “Representatividade Importa” explorou hábitos de viagem e analisou a importância da representatividade LGBTQIA+ na mídia. Para o levantamento foram entrevistadas 2 mil pessoas dessa comunidade que moram nos Estados Unidos.

Ao serem questionados sobre o processo de planejamento de uma viagem, 20% disseram que “sempre” pesquisam um destino para saber se o local é amigável à comunidade LGBTQIA+. Para 58%, os viajantes LGBTQIA+ investem mais tempo em pesquisas sobre destinos e acomodação do que turistas heterossexuais. O levantamento também demonstrou que, para muitos da comunidade, viajar, participar de uma entrevista de emprego e conhecer alguém novo são os principais momentos em que sentem a necessidade de esconder sua identidade.

Os entrevistados, no entanto, não irão desistir de seus planos de viajar. Aproximadamente metade (48%) planeja participar de alguma Parada do Orgulho LGBTQIA+ este ano e, dentre estes, 66% afirmam que a primeira grande viagem pós-covid será uma oportunidade para celebrar.

“A semana que comemora o orgulho LGBTQIA+ é tipicamente um dos maiores eventos turísticos do verão no Hemisfério Norte. Com eventos presenciais ainda em aberto diante do relaxamento das medidas de contenção da pandemia, nós percebemos que muita gente irá celebrar seu orgulho localmente, em um primeiro momento, e deixar para viajar a um lugar novo ao longo do ano, quando esperamos que os grandes encontros sejam retomados”, afirmou a diretora de Marketing da Orbitz, Carey Malloy.

REPRESENTATIVIDADE IMPORTA
A pesquisa também fez perguntas sobre a representatividade LGBTQIA+ na mídia, definida como “muito insuficiente” para dois terços dos entrevistados. Mesmo quando havia alguma representação, apenas um terço (31%) afirmou ter se deparado com uma caracterização “positiva” quando viram alguém parecido com eles. Para muitos, os aspectos negativos são suficientes para afastá-los: 39% pararam de consumir mídias específicas porque exploravam estereótipos negativos da comunidade LGBTQIA+.

Para 47% dos participantes, se ver representado na mídia ajudou no processo de aceitação de sua própria identidade. Algo que, para 63%, também auxiliou a se tornarem mais confiantes com suas identidades. Já 57% disseram que assistir a personagens LGBTQIA+ na mídia foi importante não apenas para si mesmos, mas também para que amigos e familiares próximos entendessem melhor sua experiência. De forma geral, 61% acreditam que a representação LGBTQIA+ é importante e 54% dizem o mesmo sobre representações interseccionais.

HOTÉIS AMIGOS DA COMUNIDADE LGBTQIA+
Mais de 35 mil hotéis independentes, boutiques e de grandes redes assinaram um compromisso de inclusão que combate a discriminação por gênero e orientação sexual. Com isso, a Orbitz lança hoje (14) uma nova função de pesquisa que aperfeiçoa o acesso dos viajantes a esses parceiros conscientes, fazendo desta uma ferramenta de pesquisa para os viajantes LGBTQIA+.

“A maioria de nós planeja uma viagem com a expectativa básica de que iremos encontrar um lugar para ficar em que podemos ser nós mesmos, mas esta não é a realidade para todos os viajantes atualmente. Mais de 25% dos entrevistados afirmaram que sentem a necessidade de esconder sua identidade LGBTQIA+ ao viajar. Hoje, estamos ajudando-os a começar suas pesquisas de viagem com uma acomodação onde se sentirão bem-vindos”, diz Carey.

Os viajantes podem explorar as propriedades amigas da comunidade em uma ferramenta de busca exclusiva no Orbitz.com/Pride ou então habilitar o filtro de hotéis LGBTQIA+ Friendly durante as pesquisas no site. Os hotéis signatários se comprometem a colocar em prática uma política de tolerância zero para comportamentos discriminatórios. Alguns deles também adotaram medidas suplementares, como treinamento de equipes sobre identidades de gênero e uso de linguagem neutra.

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