"Adaptar-se é um desafio, mas atrai novos negócios", afirma CEO da IGLTA
O presidente da IGLTA falou sobre o comportamento dos viajantes LGBTQIA e como tratar este segmento
O presidente e CEO da IGLTA, John Tanzella, analisou o comportamento dos viajantes LGBTQIA+ nesta nova etapa das viagens e nos convidou a conhecer mais sobre este segmento que lidera a retomada e como se preparar para atendê-lo.
A IGLTA tem realizado pesquisas que mostram que o segmento LGBTQIA+ lidera a retomada das viagens. Qual a razão para isso?
John Tanzella: Se analisarmos as situações que restringiram as viagens - e a pandemia é uma delas - os viajantes LGBTQIA+ tendem a ser os primeiros a viajar. Realizamos um levantamento no ano passado e outro recentemente, e ambos demonstraram a propensão deste público em voltar a viajar.
Creio que uma das razões se refere às raízes da comunidade. Para muitas pessoas que cresceram em cidades pequenas ou trabalham em empresas que não pregam a diversidade, as viagens são vistas como uma válvula de escape em que estas pessoas podem ser elas mesmas e se relacionar com seus semelhantes.
Além disso, estes viajantes não costumam ter filhos - algo que está mudando, mas ainda é recente - o que proporciona mais flexibilidade para viajar.
No levantamento foi registrado que 73% dos entrevistados planejam fazer longas viagens até o final do ano e 25% já estavam com viagens reservadas. Estes são dados muito significativos, com números muito altos.
E a retomada já começou nos Estados Unidos?
John Tanzella: Sim, a maioria da população está vacinada e o tráfego aéreo está intenso, então muitas pessoas estão viajando. Levando em consideração que ainda não é totalmente permitido viajar para a Europa ou América do Sul, as viagens são mais domésticas.
Quais são as cidades da América Latina mais preparadas para receber o Turismo LGBTQIA+?
John Tanzella: Cidade do México e Puerto Vallarta são muito populares. Na América Central, Costa Rica, e em breve, Panamá. Bogotá, Lima, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo, sem dúvidas. Todos recebem de maneira excelente a nossa comunidade, por isso temos muitos negócios e eventos conectados com a IGLTA nesta região.
Quais são as características chaves que hotéis, destinos e operadoras devem levar em conta para atender corretamente o segmento?
John Tanzella: Sempre comunicamos aos hotéis, destinos e operadoras que promovam capacitação interna comandada por uma organização ou profissional LGBTQIA+ para se sensibilizar sobre todo tipo de diversidade.
É necessário assegurar que direitos igualitários são aplicados dentro do próprio negócio. Uma vez realizado o treinamento dos colaboradores, podemos debater sobre a Comunicação, as imagens que o empreendimento utiliza, sempre com pessoas diversas. É um verdadeiro desafio, mas é muito apreciado pelos viajantes e atrai mais negócios.
Existe algum selo de qualidade que garante esta atenção ao viajante LGBTQIA+?
John Tanzella: Estamos trabalhando nisso. Em nossa Convenção Anual iremos divulgar nosso primeiro programa de certificação IGLTA, sendo destinado, primeiramente, a todos os tipos de hospedagens. Depois, desenvolveremos algo similar para agências de viagens e operadoras de Turismo.
O que mais pode nos contar sobre a Convenção?
John Tanzella: Acontecerá de 8 a 11 de setembro, em Atlanta (EUA). Iremos reunir compradores, vendedores, muita capacitação, falaremos de datas e tendências, e sobre a importância da diversidade, da equidade e da inclusão no desenvolvimento de negócios.
Conteúdo original do Ladevi, da Argentina
A IGLTA tem realizado pesquisas que mostram que o segmento LGBTQIA+ lidera a retomada das viagens. Qual a razão para isso?
John Tanzella: Se analisarmos as situações que restringiram as viagens - e a pandemia é uma delas - os viajantes LGBTQIA+ tendem a ser os primeiros a viajar. Realizamos um levantamento no ano passado e outro recentemente, e ambos demonstraram a propensão deste público em voltar a viajar.
Creio que uma das razões se refere às raízes da comunidade. Para muitas pessoas que cresceram em cidades pequenas ou trabalham em empresas que não pregam a diversidade, as viagens são vistas como uma válvula de escape em que estas pessoas podem ser elas mesmas e se relacionar com seus semelhantes.
Além disso, estes viajantes não costumam ter filhos - algo que está mudando, mas ainda é recente - o que proporciona mais flexibilidade para viajar.
No levantamento foi registrado que 73% dos entrevistados planejam fazer longas viagens até o final do ano e 25% já estavam com viagens reservadas. Estes são dados muito significativos, com números muito altos.
E a retomada já começou nos Estados Unidos?
John Tanzella: Sim, a maioria da população está vacinada e o tráfego aéreo está intenso, então muitas pessoas estão viajando. Levando em consideração que ainda não é totalmente permitido viajar para a Europa ou América do Sul, as viagens são mais domésticas.
Quais são as cidades da América Latina mais preparadas para receber o Turismo LGBTQIA+?
John Tanzella: Cidade do México e Puerto Vallarta são muito populares. Na América Central, Costa Rica, e em breve, Panamá. Bogotá, Lima, Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo, sem dúvidas. Todos recebem de maneira excelente a nossa comunidade, por isso temos muitos negócios e eventos conectados com a IGLTA nesta região.
Quais são as características chaves que hotéis, destinos e operadoras devem levar em conta para atender corretamente o segmento?
John Tanzella: Sempre comunicamos aos hotéis, destinos e operadoras que promovam capacitação interna comandada por uma organização ou profissional LGBTQIA+ para se sensibilizar sobre todo tipo de diversidade.
É necessário assegurar que direitos igualitários são aplicados dentro do próprio negócio. Uma vez realizado o treinamento dos colaboradores, podemos debater sobre a Comunicação, as imagens que o empreendimento utiliza, sempre com pessoas diversas. É um verdadeiro desafio, mas é muito apreciado pelos viajantes e atrai mais negócios.
Existe algum selo de qualidade que garante esta atenção ao viajante LGBTQIA+?
John Tanzella: Estamos trabalhando nisso. Em nossa Convenção Anual iremos divulgar nosso primeiro programa de certificação IGLTA, sendo destinado, primeiramente, a todos os tipos de hospedagens. Depois, desenvolveremos algo similar para agências de viagens e operadoras de Turismo.
O que mais pode nos contar sobre a Convenção?
John Tanzella: Acontecerá de 8 a 11 de setembro, em Atlanta (EUA). Iremos reunir compradores, vendedores, muita capacitação, falaremos de datas e tendências, e sobre a importância da diversidade, da equidade e da inclusão no desenvolvimento de negócios.
Conteúdo original do Ladevi, da Argentina