Dono de agência fala do orgulho de estar em um evento de viagens LGBT+
Encontro ocorreu no começo de junho, em Los Angeles, para onde retorna em 2025
Vinicius Basso, travel designer e sócio da Malabass, foi um dos participantes da Proud Experiences 2024, que ocorreu no começo do mês, em Los Angeles, Califórnia.
Para ele, além de todos os proveitos que o evento proporcionou, vem também o orgulho de poder estar representado e fazer parte de um evento especializado como esse.
“A frase que vem na minha cabeça quando penso neste evento é: “que orgulho fazer parte disso!” Para mim estar na Proud é uma satisfação pessoal. É um evento que faço questão de ir desde a primeira edição, pois é o momento em que, antes de pensar nos negócios, eu penso no orgulho de poder ser quem sou não só no campo pessoal, mas também profissional, como pessoa da comunidade. Poder estar ali conversando um pouco sobre essa importância da comunidade no turismo, o peso que ela tem”, avalia.
“A gente esquece muitas vezes de falar sobre o quão difícil foi chegarmos aonde estamos, então ali é o momento do ano que paro pra refletir um pouco e sentir orgulho de nós, ou seja, orgulho de ser quem eu sou e onde cheguei como um homem gay. Então, antes de mais nada, a feira tem uma importância política para mim. Os negócios que fazemos ali são consequência dessa importância. Eles vêm naturalmente e são sempre excelentes...”
Vinicius Basso
Produtos na Proud
Segundo Vinicius Basso, da Malabass, descobertas este ano incluíram uma ilha chamada Guana, no Caribe, “um tesouro escondido”. Ele ainda destaca o novo hotel de Formetera – o Teranka – do mesmo grupo do icônico Marbella Club, em Marbella, na Espanha. “Outro ponto que fiquei bastante satisfeito foram as reuniões com hotéis já conhecidos, mas que trouxeram novidades e estratégias, como as suítes novas do Hotel D L’Europe, em Amsterdã, e a nova “cara” do hotel One Hundred Shoreditch em Londres.”
“Acho que a maior tendência que eu trouxe da Proud foi o crescimento de uma hotelaria mais cuidadosa, que além de pensar no bem estar dos hóspedes da comunidade LGBTQIA+, se preocupa também com o meio ambiente, com as questões políticas dos destinos que estão inseridos e consequentemente no bem estar de todos.”
Posicionamento
E como o Turismo para viajantes LGBTQIA+ se encaixa na estratégia e perfil de sua empresa? Segundo Vinicius, o fato de ele e o sócio, Marcelo Alabarce, fazerem parte da comunidade LGBT, facilita as afinidades com os clientes da agência. “Dessa maneira sabemos o que este púbico consome, quais são os anseios, desejos, gostos e o que buscam em uma viagem. Normalmente gostamos das mesmas músicas, frequentamos os mesmos lugares e consequentemente gostamos dos mesmos perfis de hotéis e destinos, então naturalmente este viajante acaba buscando a Malabass”, explica ele.
“Na maioria das vezes são amigos da comunidade que indicam outros amigos, pois sabem que eu e o Marcelo nos preocupamos de maneira especial na elaboração do roteiro para o viajante LGBTQIA+”, finaliza.
Saiba mais sobre a Malabass em https://www.instagram.com/ma.labass/.
Leia mais sobre a Proud Experiences na Revista PANROTAS Especial LGBTRAVEL, já disponível aqui no Portal PANROTAS. A edição 2025 do evento está marcada para 2 a 4 de junho, mais uma vez no Fairmont Century Plaza, em Los Angeles.
Confira abaixo a edição.
A PANROTAS viajou a convite da Proud Experiences, com proteção GTA e voando Latam (São Paulo-Los Angeles, direto)