Accor apresenta Phil, seu robô concierge no Brasil
Phil Welcome já aprendeu mais de 300 interações e responde a perguntas dos hóspedes por comando de voz no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo
A Accor Hotels apresentou hoje o Phil Welcome, seu robô concierge que está em desenvolvimento e já foi testado durante três semanas no Pullman São Paulo Vila Olímpia, da capital paulista. O objetivo é liberar os funcionários humanos para demandas mais complexas e reduzir o tempo de processos básicos. A partir de 2020, novos hotéis ganharão o seu robô próprio.
Por comando de voz, Phil já aprendeu mais de 300 interações e responde a perguntas sobre horários de funcionamento de espaços como restaurante e academia, serviços do hotel, atrações nos arredores e até mesmo consegue dançar para os hóspedes. Agora, são realizados testes pontuais no Pullman Vila Olímpia e, daqui a seis meses, Phil será membro fixo da equipe de atendimento.
“É uma experiência inédita no Brasil e a inovação está na estratégia de todos os negócios, sendo atrelada à inteligência artificial. A hotelaria será um dos mercados mais impactados e na Accor estamos nos posicionando como pioneiros. O robô quando chega é uma caixa vazia e temos que desenvolver o perfil dele”, explica o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Accor Hotels na América do Sul, Erwan Le Goff.
O projeto é desenvolvido em parceria com a chinesa Ubtech, que constrói a parte física, a Pluginbot, startup que faz desenvolvimento e gestão de bots, adequando ao idioma português (em breve o robô será multilíngue), e a IBM é responsável pelas ferramentas de inteligência que servem de elo entre todas as partes. Já a Accor é a empresa que oferece espaço para a adequação do robô ao setor de hotelaria.
“Começamos a avaliar a robotização no início do ano, mas na época os modelos disponíveis do mercado não atendiam às nossas necessidades operacionais. Com isso, testamos algumas funcionalidades separadamente, como o reconhecimento facial e lançamos o quarto 360. Em breve, o Phil conseguirá reconhecer as pessoas pelo rosto, será garçom, com capacidade de registrar os pedidos dos clientes, e realizará check-in e check-out. As funcionalidades para essa tecnologia não têm limites”, finaliza.
Veja mais fotos no álbum abaixo:
Por comando de voz, Phil já aprendeu mais de 300 interações e responde a perguntas sobre horários de funcionamento de espaços como restaurante e academia, serviços do hotel, atrações nos arredores e até mesmo consegue dançar para os hóspedes. Agora, são realizados testes pontuais no Pullman Vila Olímpia e, daqui a seis meses, Phil será membro fixo da equipe de atendimento.
“É uma experiência inédita no Brasil e a inovação está na estratégia de todos os negócios, sendo atrelada à inteligência artificial. A hotelaria será um dos mercados mais impactados e na Accor estamos nos posicionando como pioneiros. O robô quando chega é uma caixa vazia e temos que desenvolver o perfil dele”, explica o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Accor Hotels na América do Sul, Erwan Le Goff.
O projeto é desenvolvido em parceria com a chinesa Ubtech, que constrói a parte física, a Pluginbot, startup que faz desenvolvimento e gestão de bots, adequando ao idioma português (em breve o robô será multilíngue), e a IBM é responsável pelas ferramentas de inteligência que servem de elo entre todas as partes. Já a Accor é a empresa que oferece espaço para a adequação do robô ao setor de hotelaria.
“Começamos a avaliar a robotização no início do ano, mas na época os modelos disponíveis do mercado não atendiam às nossas necessidades operacionais. Com isso, testamos algumas funcionalidades separadamente, como o reconhecimento facial e lançamos o quarto 360. Em breve, o Phil conseguirá reconhecer as pessoas pelo rosto, será garçom, com capacidade de registrar os pedidos dos clientes, e realizará check-in e check-out. As funcionalidades para essa tecnologia não têm limites”, finaliza.
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