ABIH-SP se mobiliza para defender Perse
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis participará de atos em Brasília
A ABIH-SP, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da regional de São Paulo, se mobiliza para defender o Perse, após revogação recente dos benefícios fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Para tanto, diretores da regional estarão presentes no ato de mobilização nacional em defesa do Perse, que será realizado no plenário 2 (CMO) da Câmara dos Deputados no dia 7 de fevereiro em Brasília.
Depois, em março, outro apelo busca despertar a consciência e angariar apoio do Congresso Nacional, para evitar que a MP seja aprovada da forma como está. "Acima de tudo, é necessário preservar os meios para o fortalecimento da hotelaria nacional, que gera investimentos, renda e milhares de empregos", diz a ABIH-SP.
Segundo a Associação, há um consenso de que a extinção do programa demonstra desapreço pela segurança jurídica no País. A manutenção do Perse já fora negociada junto ao governo, em prol da recuperação do setor que gerou um a cada dez empregos no Brasil no ano passado. "Diante disso, a decisão do Ministro da Fazenda terá de ser revista pelo Congresso Nacional. Medidas provisórias são instrumentos normativos com força de lei e caráter imediato. No entanto, devem ser analisadas pela Câmara e pelo Senado", completa.
Ainda de acordo com a ABIH-SP, a decisão ministerial induz a um falso entendimento de que o Turismo já tenha superado as sequelas da pandemia. A indústria de hotéis, ao longo de 2023, conseguiu fazer com que as taxas de ocupação alcançassem os níveis de 2019.
Neste sentido, a ABIH-SP ratifica: nos dias 5 e 6 de março, às 9h, concentração no pátio do Hotel Vision, para reunião operacional e embarque nos ônibus para visita aos deputados, no Congresso Nacional, e aos Senadores, no Senado Federal.