Atrio Hotel Management espera ter 150 hotéis geridos até 2027
Propriedades da administradora devem devem gerar neste ano uma receita bruta de R$ 830 milhões
A Atrio Hotel Management acaba de completar 35 anos de história e espera ter, até 2027, 150 hotéis sob sua gestão. No primeiro semestre deste ano, a empresa investiu R$ 12,4 milhões (alta de 113% em relação ao mesmo período de 2022) em melhorias na estrutura dos hotéis em operação.
Para o segundo semestre de 2023, estão previstos R$ 70,9 milhões em novos negócios e reformas, incluindo a construção do Ibis Budget Guarulhos, que terá localização próxima ao aeroporto de Guarulhos. “Nós já operamos seis hotéis em aeroportos e esse é um segmento do qual gostamos muito. O Ibis Budget Guarulhos terá 270 quartos, dois restaurantes, um mall e deverá ficar pronto até a metade do ano que vem. Os hóspedes poderão ir caminhando do hotel para os terminais de trem, facilitando o acesso a São Paulo”, conta o CEO da Atrio, Beto Caputo.
“Nossa meta é abrir de 81 a 85 hotéis até o final deste ano e ter 150 hotéis geridos até 2027, o que representa R$ 1,8 bilhões em volume de negócios. Mas somos seletivos e focamos em mercados que sejam mais robustos. A Atrio nasceu no Sul do Brasil e olhávamos muito para essa região. Hoje, além do Sul e do Sudeste, também somos fortes em outros mercados, como o do Norte, por exemplo. Somos o maior operador de hotéis da região, com quase 1 mil apartamentos só em Belém. Estamos abrindo hoje (1) o Ibis Styles Manaus, com mais de 200 quartos. No total, são quase 1.360 quartos na região Norte”, conta Caputo.
O Nordeste, segundo ele, também é um mercado em potencial. “Destinos que combinam o Turismo de lazer e o de negócios são os ideais, pois temos ocupação em todas as épocas do ano. Por isso, é um mercado muito importante para nós”, destaca o executivo.
Os hotéis da Atrio devem gerar neste ano uma receita bruta de R$ 830 milhões (alta de 39% em relação ao ano passado), com margem operacional de 36%, aumento de 15% no comparado com 2022. No primeiro semestre deste ano, a receita bruta foi de R$ 354 milhões, 41% superior à registrada no mesmo período do ano passado.
Gastronomia em foco
O VP de Operações da Atrio, Paulo Mélega, conta que a gastronomia representa 25% da receita dos hotéis da Atrio. “A gastronomia é um ponto muito importante na experiência do hóspede, principalmente quando ela sai do convencional e se torna temática nos hotéis. Temos no Ibis Jundiaí, por exemplo, uma pizzaria no lobby, e no Novotel Curitiba o restaurante QCeviche!, de culinária peruana. São experiências diferenciadas que atraem não apenas hóspedes, como também visitantes”, conta Mélega.
“Para se ter uma ideia, 60% do público passante só descobre que o QCeviche! Faz parte do hotel quando chega lá, porque o restaurante, por si só, já é muito forte”, conta o VP de Marketing e Vendas da Atrio, Cesar Nunes.
Os executivos também reforçaram o investimento de R$ 6,7 milhões em tecnologia e inovação, e os benefícios do programa BeAtrio, que cuida da saúde física e mental de seus colaboradores. “Somos uma empresa atrativa e oferecemos às pessoas um ambiente de respeito, engajamento e reconhecimento. Nosso turnover caiu quase 10% no primeiro semestre deste ano e registramos alta de 17% na geração de empregos em relação ao mesmo período de 2022. Hoje contamos com 2,7 mil funcionários e nosso investimento em desenvolvimento e retenção de talentos será de R$ 2,2 milhões neste ano", conclui Paulo Mélega.
Hoje a Atrio é a terceira maior administradora de hotéis do Brasil e a primeira 100% nacional.