Resorts Brasil lança cartilha ESG e HUB de inovação
As duas ações são desdobramentos de projetos iniciados no ano passado

"Essas duas ações são desdobramentos de projetos que iniciamos no ano passado. Naquela ocasião, comemoramos 20 anos da associação, divulgamos uma publicação comemorativa e lá iniciou o processo de discussão da sustentabilidade. Então, com a chegada da nova diretoria, a gente entendeu que era importante aprofundar esse tema, juntamente com a inovação", conta a presidente executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli.
"É importante observar que ninguém vai virar ESG da noite para o dia. O cliente não tem essa expectativa, porque ele também não passará por essa transformação de forma rápida. Então, entendemos que temos que caminhar juntos nessa questão", destaca Ana.
Para a diretora da Arbache Innovations e coautora da Cartilha ESG da Resorts Brasil, Ana Paula Arbache, o ESG não pode ficar só no discurso. "As empresas devem implementar isso em seu dia a dia, mas em um país como o Brasil, que está repleto de diferenças regionais, isso é um desafio. Afinal, são essas diferenças que dão o tom para as práticas ESG a serem adotadas e não há como fazer um ESG padrão. Dessa forma, definimos aspectos da agenda que são prioritários", comenta Ana Paula.
No caso do Turistech HUB, o objetivo é promover a inovação aberta. "Percebemos que nossos associados se questionavam o porquê de haver tantos desafios e gargalos em suas operações e não resolverem isso juntos. E aí surgiu a proposta do Turistech HUB, cujo objetivo é fazer inovação aberta de forma conjunta e contínua. Não adianta discutirmos o tema uma vez ao ano e achar que vamos resolver os problemas em três horas, afinal, eles são complexos. Então, uniremos quem demanda inovação a quem a oferta para resolver esses problemas de forma rápida e eficaz", conclui a presidente executiva da Resorts Brasil, associação que hoje conta com 60 associados. Um dos mais recentes é o Hot Beach Parque & Resorts, que se filiou no mês passado.
Qualificação da mão de obra
O presidente da Resorts Brasil, Marcelo Picka Van Roey, comentou sobre a falta de mão de obra que atinge diversos setores do Turismo no Brasil e no mundo, incluindo a hotelaria. "O mercado tem que atuar junto nessa questão da mão de obra. Sabemos que não é uma questão que se resolverá de forma rápida, mas sim passo a passo", destaca o executivo, lembrando que os cursos oferecidos pela Resorts Brasil em parceria com o Senac são uma alternativa para lidar com esse problema.
"O Senac é um grande parceiro da Resorts Brasil e junto a ele desenvolvemos cursos voltados para profissionais que querem trabalhar na área", conclui Van Roey.