LGPD e o setor hoteleiro: como se adequar
Lei Geral de Proteção de Dados traz mudanças importantes para setor
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada recentemente, com a intenção de proteger os dados dos clientes e usuários, além de também padronizar e organizar os dados gerados, para que a segurança cibernética se torne ainda mais forte. A Lei traz mais direitos, obrigações e procedimentos que devem ser tomados por empresas e usuários, para garantir a redução de mau uso de dados e golpes na internet. O tópico tem causado bastante discussões sobre como as empresas devem se adaptar para atender a ela, sobretudo as empresas do setor hoteleiro.
A LGPD no setor hoteleiro
As mudanças que ocorreram com a LGPD afetaram diretamente os setores de hotelaria e turismo, visto que os dados dos clientes são essenciais para reservas, cadastros para fidelidade e também para identificar os perfis dos hóspedes. Ou seja, a hotelaria e o turismo lidam com dados o tempo todo, e por isso, a LGPD tem sido um assunto tão recorrente entre os hoteleiros. É importante ressaltar, também, que a LGPD não garante a proteção dos dados somente dos hóspedes: os funcionários (registrados ou terceirizados) também têm seus direitos e deveres garantidos pela lei.Uma das principais mudanças que afetaram os hoteleiros é o consentimento do titular dos dados, que deve ser obtido de maneira voluntária, em que o titular demonstre total ciência de que está tendo seus dados coletados pela empresa. Além disso, também há a execução de contrato, em que o hotel pode coletar alguns dados, independentemente do consentimento, para prestar o serviço, como para a contratação de um novo colaborador ou para firmar acordos com clientes e parceiros, incluindo consultar CNPJ.
Situação do marketing digital hoteleiro
Apesar de parecer assustar, o marketing digital hoteleiro se mantém firme, forte e seguro com a LGPD. Afinal, a LGPD não veio para desestimular o marketing digital: ela veio para torná-lo mais eficiente, ao mesmo tempo em que as pessoas têm suas informações protegidas. O grande benefício de tudo isso é que somente pessoas realmente interessadas em continuar clientes ou se tornar clientes do seu hotel receberão informações e contatos com a empresa.Definindo a sua Política de Privacidade da empresa, deixando-a disponível para todos em seu site, e tendo todos os pontos de coletas de dados identificados, além de higienizar a sua base de dados atuais para atualizar quem são os clientes que realmente querem receber propagandas e mais informações sobre o hotel, deixará a sua empresa livre de qualquer problema com a LGPD e poderá auxiliar muito nas campanhas de marketing digital.