Dia da hospitalidade remete à importância do acolhimento
Data remete à importância da hospitalidade nas relações cotidianas, incluindo o ambiente empresarial
Hoje (29), comemora-se o Dia da Hospitalidade, data que faz alusão à importância do acolhimento e do bem-receber. Este dia também faz um convite à discussão para o universo empresarial. Companhias que buscam estabelecer um clima organizacional harmonioso e com consciência de que atitudes derivadas da hospitalidade, no contexto da prestação de serviços, ampliam o foco da venda e a construção de pontes com os consumidores e demais stakeholders, possibilita a atração e fidelização de clientes.
“Não se trata apenas de lucros e de relações comerciais momentâneas, mas de uma nova forma de relacionamento entre clientes e empresas, uma relação contínua, ética e marcada por respeito e confiança mútua, proporcionando, assim, a consolidação de uma imagem positiva da empresa e efetividade no relacionamento com o consumidor”, afirma a coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac São Paulo, Márcia Harumi Miyazaki.
Segundo Márcia, ter profissionais que conseguem lidar com situações complexas e que buscam as melhores soluções para resolução de conflitos, levando em consideração as necessidades da empresa, do cliente e dos seus colaboradores, acaba sendo um diferencial para as equipes.
Hospitalidade x fidelização de clientes
A coordenadora salienta que a interação entre as pessoas está mais robotizada e mecânica e, muitas vezes, o cliente tem dificuldade de ser ouvido e acaba por se sentir insatisfeito, portanto, o fato de escutá-lo, entender sua demanda e auxiliá-lo na resolução, faz a diferença.
“Aspectos como a escuta e olhares atentos ao cliente, empatia, atenção aos detalhes, criatividade, cordialidade, atitude flexível e proativa são essenciais para identificar e atender necessidades e superar expectativas. Os profissionais que aplicam a hospitalidade em seu dia a dia sentem genuína satisfação em proporcionar experiências memoráveis aos clientes e isso contribui para a fidelização”, acrescenta Harumi Miyazaki.
Possibilidades de atuação
O campo de atuação do gestor de hospitalidade é amplo, passando por áreas de atendimento, relacionamento com o cliente, customer experience e sucesso do cliente. Na prestação de serviços, é possível atuar em hospitais, clínicas, empresas de tecnologia, de serviços financeiros, de gestão e manutenção de condomínios, de logística, supermercados, shoppings, consultorias e assessorias, serviços educacionais, entre outras.
Em empresas de Turismo e hotelaria, o gestor pode trabalhar em hotéis, resorts, pousadas, agências de Turismo, companhias aéreas, cruzeiros marítimos, bares e restaurantes. No segmento de lazer e entretenimento, as opções passam pelas casas de espetáculos, empresas de eventos e pelos parques temáticos.
O Centro Universitário Senac lançou um curso de Bacharelado em Gestão de Hospitalidade no vestibular do primeiro semestre de 2022. Para participar do processo seletivo, os interessados poderão optar pela realização de uma redação on-line ou utilizar os resultados obtidos no Enem entre 2009 e 2020. As inscrições serão realizadas no site do Senac.
“Não se trata apenas de lucros e de relações comerciais momentâneas, mas de uma nova forma de relacionamento entre clientes e empresas, uma relação contínua, ética e marcada por respeito e confiança mútua, proporcionando, assim, a consolidação de uma imagem positiva da empresa e efetividade no relacionamento com o consumidor”, afirma a coordenadora das áreas de hotelaria e eventos do Senac São Paulo, Márcia Harumi Miyazaki.
Segundo Márcia, ter profissionais que conseguem lidar com situações complexas e que buscam as melhores soluções para resolução de conflitos, levando em consideração as necessidades da empresa, do cliente e dos seus colaboradores, acaba sendo um diferencial para as equipes.
Hospitalidade x fidelização de clientes
A coordenadora salienta que a interação entre as pessoas está mais robotizada e mecânica e, muitas vezes, o cliente tem dificuldade de ser ouvido e acaba por se sentir insatisfeito, portanto, o fato de escutá-lo, entender sua demanda e auxiliá-lo na resolução, faz a diferença.
“Aspectos como a escuta e olhares atentos ao cliente, empatia, atenção aos detalhes, criatividade, cordialidade, atitude flexível e proativa são essenciais para identificar e atender necessidades e superar expectativas. Os profissionais que aplicam a hospitalidade em seu dia a dia sentem genuína satisfação em proporcionar experiências memoráveis aos clientes e isso contribui para a fidelização”, acrescenta Harumi Miyazaki.
Possibilidades de atuação
O campo de atuação do gestor de hospitalidade é amplo, passando por áreas de atendimento, relacionamento com o cliente, customer experience e sucesso do cliente. Na prestação de serviços, é possível atuar em hospitais, clínicas, empresas de tecnologia, de serviços financeiros, de gestão e manutenção de condomínios, de logística, supermercados, shoppings, consultorias e assessorias, serviços educacionais, entre outras.
Em empresas de Turismo e hotelaria, o gestor pode trabalhar em hotéis, resorts, pousadas, agências de Turismo, companhias aéreas, cruzeiros marítimos, bares e restaurantes. No segmento de lazer e entretenimento, as opções passam pelas casas de espetáculos, empresas de eventos e pelos parques temáticos.
O Centro Universitário Senac lançou um curso de Bacharelado em Gestão de Hospitalidade no vestibular do primeiro semestre de 2022. Para participar do processo seletivo, os interessados poderão optar pela realização de uma redação on-line ou utilizar os resultados obtidos no Enem entre 2009 e 2020. As inscrições serão realizadas no site do Senac.