Hotéis precisam investir em mais canais para distribuir melhor
Debate sobre distribuição hoteleira no Fórum PANROTAS teve apresentação de pesquisa da Omnibees

O levantamento mostra ainda que a lógica também vale no sentido inverso. Cerca de 75% dos hotéis que optaram por reduzir a quantidade de canais de venda perderam performance na comparação entre os mesmos períodos.
Além de indicar que a aposta em mais prateleiras pode surtir efeito, o levantamento apresentado aponta também, segundo Rodolfo Delphorno, diretor de Vendas e Marketing da Omnibees, que o mercado hoteleiro vive um momento de avanço tecnológico na organização de suas estratégias. "Isso na verdade é um movimento de digitalização que atravessa toda a oferta, seja corporativo ou no lazer, e transforma ferramentas off-line em on-line, criando assim novos canais", argumenta.
O executivo foi quem apresentou o estudo durante o fórum e na sequência ainda ofereceu alguns insights tirados do mesmo relatório. Alguns deles são:
- Hotéis de perfil alto padrão e luxo tiveram melhor performance na retomada;
- Recomposição da diária média pode ser a chave para melhores resultados em receita;
- Hotéis que enfatizam a venda direta ainda estão conseguindo bons resultados;
- O lazer ainda é a maior tendência na busca por hotéis;
- OTAs e operadoras seguem relevantes na distribuição hoteleira;
DEBATE
Na sequência da apresentação dos números, o Fórum apresentou um debate sobre o mesmo tema e recebeu Diana Plazas Trowbridge, diretora geral de Vendas e Marketing da Marriott International no Caribe e na América Latina, Luis Ferrinho, CEO da Omnibees, Matt Teixeira, diretor global da Best Western Hotels & Resorts, e Ana Masagão, consultora em hotelaria, que mediou o painel.

Para o CEO da Omnibees, é o viajante quem vai determinar a lógica de distribuição na hotelaria, assim como já fez revolucionando outras atividades, como é o caso dos bancos. "O cliente é quem decide para onde o mercado vai. Isso vai acontecer na hotelaria também", afirma.
Ferrinho também chamou a atenção para a maior valorização do operador turístico, que assumiu um papel ainda mais importante no momento atual. "O omnichannel veio para ficar e ser cada vez mais forte. Quem não se adapta perde. Entendo que é o momento de ser disponível e visível nos mais diversos canais sem perder o contato e os dados do cliente", completa.
Já Matt Teixeira, da Best Western, lembrou do momento mais crítico da pandemia e revelou que desde então a aposta mais forte tem sido na venda de produtos para o turista que busca lazer. Ele também reforçou a importância de boas parcerias para distribuir os hotéis da marca, citando especialmente os bons contatos com ferramentas tecnológicas e operadoras turísticas.
Teixeira também argumentou que desde o início da pandemia não trabalhou muito com ações promocionais que envolviam reduções de preços. "Nossa estratégia foi apostar no B2B", conta, reforçando que dessa maneira foi até possível crescer em termos de tarifas cobrada.
O Fórum PANROTAS 2021 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio da Accor, Air Europa, AM Resorts, Ancoradouro, Argentina, Aviva, Beach Park, Best Western Hotels & Resorts, Cep Transportes, Coris, CVC Corp, Delta Airlines, Elo, Expo Center Norte, Expo Telecom, Gol Air France-KLM, GTA Assist, Iberia British Airways, Iberostar, Localiza, Mondiale Operadora, Omnibees, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Tes Cenografia, Tour House, Vice Versa, Villa Blue Tree, WAM Hotéis, 42Labs e participação da Catalunya e do Fundtur MS.