Filip Calixto   |   05/06/2020 12:07

Os cuidados indispensáveis na volta da hotelaria no Brasil

Detalhes de como ter uma hotelaria segura no retorno da pandemia foram explanados em webinar nesta sexta

Webinar foi transmitido pelo canal da R1 no Youtube e teve a moderação de Simone Scorsato, da BLTA
Webinar foi transmitido pelo canal da R1 no Youtube e teve a moderação de Simone Scorsato, da BLTA
Ensaiando a retomada das operações, os hotéis preparam uma nova rotina para garantir segurança e confiança no retorno de seus hóspedes. O desenho desse novo atendimento foi debatido hoje (5) no Webinar Hospitalidade Segura, no canal da R1, no Youtube.

No bate-papo, o diretor de Operações da Accor no Brasil, Carlos Bernardo, contou como a empresa trabalha a retomada e os cuidados que vem implementando. De acordo com o executivo, a primeira ação acontece no layout das recepções de unidades Accor, procurando ampliar os espaços para gerar distanciamento e até instalando itens como tapetes bactericidas e barreiras físicas - de vidro ou material acrílico - entre recepcionista e hóspedes.

Outros protocolos essenciais na visão de Bernardo são a medição de temperatura para e instruções para que a equipe saiba como agir em hóspedes que apresentam sintomas, até o entendimento de quando é necessário encaminhar esse cliente a uma unidade de saúde. "Também devemos dar atenção especial à comunicação, para que o hóspede entenda o que estamos fazendo e como", reforça.

Um dos símbolos da hotelaria carioca, o Belmond Copacabana Palace prepara a reabertura (marcada para agosto) com alguns cuidados redobrados. "Estamos incentivando o hóspede a fazer processos como check-in e check-out totalmente on-line. O incentivo também vale para o vallet, com os hóspedes estacionando seu carro", aponta a gerente de Hospedagem do meio de hospedagem carioca, Renata Portes.

O Belmond também investiu num totem de medição de temperatura instalado na recepção e terá um profissional de saúde pronto para atendimento ao longo do dia.

A média dessas ações também será aplicada no Refúgio Ecológico Caiman, no Pantanal mato-grossense. Segundo a gerente do empreendimento, os processos de limpeza devem ser intensificados mas não haverá mudanças drásticas. "Vamos manter a limpeza diária e intensificar os procedimentos", afirma.

Já no Costão do Santinho, em Santa Catarina, a chave da mudança está nos treinamentos, que já ocorrem a cerca de um mês e meio para a volta. De acordo com a coordenadora de Governança, Aurelice Santos, o resort terá uma lógica já definida e treinada. Segundo a coordenadora, a equipe de limpeza de quartos será dividida em duas. Uma recolhe os enxovais e itens do quarto enquanto a segunda volta no dia seguinte, com o apartamento arejado, para fazer a limpeza.

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