Iberostar celebra Dia Mundial dos Oceanos com programa Wave of Change
Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, hoje, 8 de junho, o Grupo Iberostar lançou uma série de debates
Para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos, hoje, 8 de junho, o Grupo Iberostar lançou uma série de debates on-line chamados “Riding the Wave”, ou em tradução literal “Surfando na Onda”, em que diversas organizações não governamentais (ONGs) e representantes do setor de Turismo discutem sobre a importância do consumo responsável de produtos de pesca para o bem-estar do planeta e o apoio a fornecedores locais, durante e pós pandemia.
Os encontros coincidem com o anúncio do plano de ação da rede hoteleira para fazer com que o consumo de peixes e mariscos de todas as suas operações seja fornecido por fontes 100% responsáveis, até 2025. O plano é um dos mais ambiciosos do setor hoteleiro: além de se comprometer com a certificação dos produtos de alta demanda, ela vai além e abre caminho para maior transparência na cadeia de abastecimento, eleva a excelência, apoia a pesca local e envolve milhões de clientes nesse processo.
Nessa linha, a empresa compartilhará nos perfis de redes sociais do Wave of Change os encontros virtuais “Riding the Wave”, dos quais participarão representantes da The Nature Conservancy, World Wildlife Fund (WWF), FishWise, Fishin’ Co, Global Sustainable Initiative (GSSI), Marine Stewardship Council (MSC), Fair Trade USA e Conservation International.
Durante esses debates on-line, os participantes exploram e apresentam os desafios que devem definir o que é um produto sustentável, contam histórias de esperança que têm ajudado comunidades e viabilizam o compromisso dessas organizações — inclusive do Iberostar — nessa questão.
A empresa estabeleceu os padrões para oferecer somente produtos marinhos provenientes de fontes responsáveis, reforçando assim a excelência e a inovação gastronômica que caracterizam a experiência Iberostar. Com o objetivo de cumprir seu compromisso estabelecido para 2025, o Grupo definiu produtos de pesca segundo os critérios das certificações, avançando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e enfatizando o apoio à pesca local nos lugares onde atua.
“É muito importante que trabalhemos ao lado de nossos fornecedores para conseguir que todo o setor se ajuste aos desafios surgidos com a Covid-19”, apontou Adriana Sánchez, diretora da estratégia de pesca responsável. “Queremos ser uma fonte de informação e um catalisador de mudanças que ajude a lidar com este novo cenário, alcançando uma oferta de peixes e mariscos mais consciente e responsável. Por isso, esse é um dos focos reforçados pela empresa no retorno às atividades.”
TRÊS PILARES
O movimento Wave of Change possui três linhas de ação: eliminação de materiais plásticos de uso único rumo a uma economia circular, fomento do consumo responsável de peixes e mariscos, e cuidado da saúde costeira.
“No Iberostar, além de apoiar o trabalho de certificações como MSC ou Best Aquaculture Practices (BAP), e as classificações de grupos Monterey Bay Aquarium Seafood Watch®, abrimos uma nova porta para demonstrar como o turismo pode se comprometer para melhorar a saúde de nossos oceanos por meio do consumo responsável de frutos do mar”, explica a médica Megan Morikawa, diretora global de sustentabilidade do Grupo. “Isso significa definir prazos e objetivos mensuráveis para o abastecimento e encontrar maneiras de apoiar as alternativas sustentáveis de pesca local, ainda que não estejam certificadas ou classificadas”, esclarece.
Como parte de sua estratégia, a Iberostar se uniu recentemente à Global Sustainable Seafood Initiative (GSSI), tornando-se a primeira empresa do setor de turismo a integrar a associação. Essa nova parceria permitirá que a rede hoteleira utilize a ferramenta de avaliação comparativa para ampliar sua aquisição de produtos de pesca de origem responsável e apoiar novas iniciativas relacionadas com esse compromisso global. Com mais de 90 colaboradores, a GSSI é uma parceria público-privada voltada à sustentabilidade de produtos de pesca, que impulsiona a colaboração de todo o setor para promover produtos mais sustentáveis para todos.
Para saber mais, acesse waveofchange.com.
Os encontros coincidem com o anúncio do plano de ação da rede hoteleira para fazer com que o consumo de peixes e mariscos de todas as suas operações seja fornecido por fontes 100% responsáveis, até 2025. O plano é um dos mais ambiciosos do setor hoteleiro: além de se comprometer com a certificação dos produtos de alta demanda, ela vai além e abre caminho para maior transparência na cadeia de abastecimento, eleva a excelência, apoia a pesca local e envolve milhões de clientes nesse processo.
Nessa linha, a empresa compartilhará nos perfis de redes sociais do Wave of Change os encontros virtuais “Riding the Wave”, dos quais participarão representantes da The Nature Conservancy, World Wildlife Fund (WWF), FishWise, Fishin’ Co, Global Sustainable Initiative (GSSI), Marine Stewardship Council (
Durante esses debates on-line, os participantes exploram e apresentam os desafios que devem definir o que é um produto sustentável, contam histórias de esperança que têm ajudado comunidades e viabilizam o compromisso dessas organizações — inclusive do Iberostar — nessa questão.
A empresa estabeleceu os padrões para oferecer somente produtos marinhos provenientes de fontes responsáveis, reforçando assim a excelência e a inovação gastronômica que caracterizam a experiência Iberostar. Com o objetivo de cumprir seu compromisso estabelecido para 2025, o Grupo definiu produtos de pesca segundo os critérios das certificações, avançando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e enfatizando o apoio à pesca local nos lugares onde atua.
“É muito importante que trabalhemos ao lado de nossos fornecedores para conseguir que todo o setor se ajuste aos desafios surgidos com a Covid-19”, apontou Adriana Sánchez, diretora da estratégia de pesca responsável. “Queremos ser uma fonte de informação e um catalisador de mudanças que ajude a lidar com este novo cenário, alcançando uma oferta de peixes e mariscos mais consciente e responsável. Por isso, esse é um dos focos reforçados pela empresa no retorno às atividades.”
TRÊS PILARES
O movimento Wave of Change possui três linhas de ação: eliminação de materiais plásticos de uso único rumo a uma economia circular, fomento do consumo responsável de peixes e mariscos, e cuidado da saúde costeira.
“No Iberostar, além de apoiar o trabalho de certificações como MSC ou Best Aquaculture Practices (
Como parte de sua estratégia, a Iberostar se uniu recentemente à Global Sustainable Seafood Initiative (GSSI), tornando-se a primeira empresa do setor de turismo a integrar a associação. Essa nova parceria permitirá que a rede hoteleira utilize a ferramenta de avaliação comparativa para ampliar sua aquisição de produtos de pesca de origem responsável e apoiar novas iniciativas relacionadas com esse compromisso global. Com mais de 90 colaboradores, a GSSI é uma parceria público-privada voltada à sustentabilidade de produtos de pesca, que impulsiona a colaboração de todo o setor para promover produtos mais sustentáveis para todos.
Para saber mais, acesse waveofchange.com.